Provavelmente enquanto você está lendo essa matéria e eu já estarei planejando a próxima trip. Tive 10 dias de muita emoção ao lado da minha esposa que surpreendeu até um viajante experiente como eu. Tive o privilégio de viajar para Istambul na Turquia, Jodhpur e Mumbai na Índia, com o apoio da Turkish Airlines em todo trajeto aéreo entre os três continentes. Quanto à hospedagem, do hotel Umaid Bhawan Palace Taj Hotel Jodhpur, hotel Taj Mahal Palace Mumbai, na Índia. Na Turquia, do Hotel Raffles Istanbul, tudo com a operadora de turismo Be Happy Haney Moon que criou todos passeios, translados e city tour na Índia com os melhores e mais pontuados guias da Ásia.

Vou começar falando da Turkish Airlines, aliás, descrever como foi a minha experiência e impressões sobre essa companhia aérea. Já voei seis vezes com a Turkish Airlines, essa foi minha sétima e mais incrível experiência. De São Paulo para Istambul são 14 horas de vôo, depois de Istambul para Mumbai são mais 6 horas de voo e o retorno foi a mesma rota. A bordo da super classe executiva da @turkishairlines empresa que voa para mais países do que qualquer outra, é reconhecida como uma das melhores companhias aéreas em três categorias no Travellers Choice Awards do TripAdvisor de 2018.

Cuidadosamente, os comissários preparam a nossa cama. Pelo site, antes do voo é possível agendar o horário que você quer jantar e ainda escolher o cardápio. Jornais e Revistas internacionais à escolha. Há também serviço para despertar e para não ser incomodado, além de serviço de chinelos e toalhas quentes. E um delicioso snack bar disponível durante todo o voo com os melhores chocolates e guloseimas internacionais. Mas o que fecha com chave de ouro os jantares, são os chefs servindo a sobremesa em um carrinho de dois andares cheio de doces turcos e internacionais. A sala vip da Turkish Airlines no aeroporto de Istambul mais parece um oásis, são mais de 5 mil metros e é considerada a maior e a melhor equipada sala vip do mundo. O lounge oferece uma série de serviços, desde um espaço tranquilo para relaxar, ou uma suíte para dormir, sentir-se melhor após um banho, tomar lanches, jantar, assistir os pratos serem preparados, uma brinquedoteca para crianças ou mesmo um lugar repleto de jogos eletrônicos. Tudo isso integrado a um ambiente que reflete as raízes arquitetônicas otomanas e seljucas. Com jogos de vídeo, mesas de bilhar, simulador de golfe, uma pista scalextric cars que cobre as áreas mais bonitas de Istambul e um cinema com balde de pipoca.

ENTRE PALÁCIOS E MARAJÁS

Na chegada a Jodhpur no hotel Umaid Bhawan Palace Taj, fomos recebidos por indianos a caráter em uma festa igual a que fazem para a entrada do Marajá, nos colocaram em uma suíte gigante e muito luxuosa. Esse hotel é um palácio que fica no topo de uma montanha e a casa do marajá é dentro do hotel, tem piscinas suntuosas, jardins que pareciam da Babilônia e uma arquitetura de fazer inveja a qualquer hotel. Por muita sorte, tive a honra de almoçar e conhecer o Marajá Gaj Singh, de Jodhpur India nesse dia, uma vez que ele estava na Holy Festival (festa das tintas que comemora o começo da primavera e realizada somente uma vez por ano). Durante os passeios, fomos visitar Mehrangarh Fort, um dos melhores fortes do Rajastão e também conhecer várias tribos, assistimos os artesãos trabalhando, o oleiro fazendo vasos, um outro costurando um tapete e até o preparo do ópio. Isso, em três noites.

Então, fomos para Mumbai, onde ficamos no hotel Taj Mahal Palace, Mumbai que é considerado o melhor hotel do mundo, de 1903. O projeto do hotel nasceu de um desejo de Jamsetji N. Tata, homem visionário que acreditava que Mumbai (então Bombay), a capital comercial da Índia e que necessitava de um grande hotel que honrasse a cidade como uma das mais importantes do mundo. Famoso monumento de Mumbai erguido pelos ingleses – o Taj Mahal Palace Hotel, seria a mais nobre “casa” na Índia para personalidades, chefes de estado, artistas e figuras importantes que marcaram a História. Um dos primeiros hóspedes foi o Marajá de Bikaner e em 1911, recebeu pela primeira vez os monarcas rei George V e a Rainha Mary. Dos Beatles ao músico Ravi Shankar ao astronauta Neil Armstrong e ao presidente Barack Obama, o Taj Mahal Palace Hotel tornou-se a referência máxima na hotelaria de luxo mundial. Com projeto iniciado por arquitetos indianos e finalizado pelo arquiteto inglês W.A. Chambers, sua arquitetura mistura estilos renascentista, oriental, rajput com domos de inspiração mourisca. Seus 1500 funcionários buscam assegurar o tão prestigiado padrão de serviço TAJ, enraigado nos alicerces da elegância e sutileza que é peculiar ao grupo, banhado pelo Oceano Índico.

 

Saímos de Mumbai após 2 noites e fomos para Istambul, na Turquia, em uma maratona de passeios incríveis pela cidade. Sentado na varanda da suíte do hotel Raffles Istanbul, olhando para a cidade de cima e para o Rio Bósforo (melhor vista da vida), único hotel da cidade a disponibilizar mordomos para atendimento em todas as suítes, serviço de Wedding Buttler e um Spa de 3.000 M², o hotel ainda oferece roteiros e passeios exclusivos para os hóspedes pela cidade. Fiz o famoso Banho Turco, que é um banho com massagem, que aliás foi o melhor da vida. O hotel está no coração do vanguardista Zorlu Center, um shopping moderno onde a moda, a boa comida e as artes convergem na costa europeia em Beşiktaş. Aliás, ficar em um hotel sobre um shopping de luxo é mais que excepcional. O Raffles é uma fusão de arquitetura virtuosa, interiores deslumbrantes, comida inspirada e extremo luxo.

O hotel tem vista para o Bósforo, as Ilhas Príncipe e a histórica península – um ponto de vista privilegiado sobre a cidade. O hotel possui uma belíssima coleção de obras de arte, especialmente encomendadas. Muitas delas são de artistas turcos, outras de artistas inspirados por esta magnífica cidade com esculturas tácteis, objets trouvés (objetos encontrados) e interpretações contemporâneas de padrões clássicos, peças inspiradas nas fabulosas joias bizantinas – todas unindo o antigo e o moderno. O Raffles, Istanbul, oferece aos seus hóspedes 136 quartos e 49 suítes, consideradas as maiores acomodações de Istambul, com janelas do chão ao teto.

Acredite, conheço muitos e muitos hotéis sofisticados no mundo, de quantas estrelas você possa imaginar, mas esses três incríveis hotéis superaram todas minhas expectativas, cada um com seu diferencial fazem jus à referência dos nomes. Em todo meu trajeto, desde a saída do Brasil ao retorno, todos, sem exceção, sempre estiveram prontos a dar um sorriso e sua gentileza.