GIRO GASTRONÔMICO: DEGUSTACÃO À TRÊS PALADARES

Esta edição traz para você leitor, boas indicações de um trio de jornalistas. Além de mim, o casal Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado, colabora ao dar seu parecer sobre restaurantes muito saborosos na cidade de São Paulo. Confira e aproveite as dicas.

ALTO DA HARMONIA – MENU PET (acima)
Situado no topo da Vila Madalena, o restaurante mescla boa culinária com música, gente bonita e entretenimento. A casa tem cinco ambientes e rooftop com vista panorâmica para toda a cidade. Comece sua diversão gastronômica e peça de entrada, Bruschettas Crocantes, em porções extremamente bem servidas, perfeitas para compartilhar. No principal, o carro chefe da casa Medalhão de Filé Mignon é servido ao molho de gorgonzola com batatas gratinadas. Harmonize com um dos bons rótulos de vinhos da adega enxuta, cervejas artesanais ou drinks refrescantes. Para sobremesa, o diferente Bolo de Azeite e Limão Siciliano é servido com calda de cacau e sorvete de nata. O local é pet friendly e o Menu Dog traz diversos tipos de rações. Caso a preferência seja por comida natural, seu amigo de quatro patas ainda pode escolher o Franguinho com Arroz e Cenourinha.

Rua Harmonia 271 – Tel: +55 (11) 2528-1241 – www.altodaharmonia.com.br


FRÊ
– LOUNGE E SKYLINE
A novidade que promete para o ano de 2019 é esse restaurante no bairro de Higienópolis. O lugar mescla elegância e sofisticação na medida certa. O projeto fica por conta do empresário Fredy Campos, que usa e abusa do bom gosto tanto na decoração dos três ambientes, quanto no menu com pratos suculentos, drinks deliciosos e uma adega de vinhos com excelentes rótulos a preços muito sedutores. A cozinha está sob a responsabilidade do chef Gabriel Shiomi. Seja quais forem os ingredientes utilizados, suas criações inusitadas sempre surpreendem e agradam. Destaque para as Pizzas Individuais, com massa artesanal fina e absurdamente crocante. Confira os sabores napolitana, quatro queijos, zucchini ou escolha outras de sua preferência. Para quem tem filhotes de pêlo, a boa notícia é a área externa pet friendly num amplo lounge open air, com direito a cardápio exclusivo para seu amigo de quatro patas. Para as crianças Menu Kids. Possui acesso a cadeirantes e banheiro adaptado.
Rua Tupi 232 – Tel: +55 (11) 3666-0432 – www.freforneria.com.br


DROSOPHYLA BAR
– O RECANTO DE MADAME LILI
Um casarão construído em 1920 e tombado pelo Patrimônio Histórico abriga o restaurante da empresária Lilian Varella. O interior glamoroso e a atmosfera do século passado retratam a forma como vivia a burguesia da época e o tipo de vida de Madame Lili (Lili Wong) – personagem fictícia que inspirou a proprietária na escolha do conceito e história do bar, com uma viagem no tempo e o encontro do antigo com o contemporâneo. Em meio a peças de colecionador e itens dignos de museu, o visitante desfruta de um menu bastante exótico. Confira o Bolinho de Arroz a la Wong, com curry thai vermelho e queijo parmesão ralado, ou então, um clássico da casa chamado Bolota: suculentos bolinhos de carne crocante, tipo Frikadelle alemão. Para os veganos o levíssimo Viet Vegano traz rolinhos vietnamitas feitos com massa de arroz, enrolados com cenoura, pepino, alface e cebola, cogumelo, hortelã e molho de Nam Plá. Tudo pode – e deve – ser regado com os inusitados Drinks Apotecários, elaborados com técnica utilizada na mixologia/coquetelaria, de forma artesanal com ervas, flores e especiarias.

Rua Nestor Pestana, 163 – Tel: +55 (11) 3120-5535 – www.drosophyla.com.br

HILDA BOTEQUIM – HARMONIZAÇÃO DE CACHAÇAS COM PETISCOS
Até onde vai sua busca pelo botequim verdadeiro? A procura pode terminar na tranquila Praça Sá Pinto, na Vila Ipojuca. O Hilda Botequim, da chefe Ale Ramos, aposta numa cozinha brasileira afetiva. O cardápio traz surpresas como o Pão de Queijo com Pernil ou um mix de Picanha com Linguiça na Chapa. Prove a imperdível harmonização de cachaças com cubinho de queijo canastra e costelinha. Mas nem só de petiscos vive o “Hilda”. Com veia autêntica na cozinha brasileira, experimente a Moqueca Baiana e outros pratos que celebram o bom paladar. Quanto aos drinques, são uma virada de mesa para falar depois, ou então quebre a surpresa indo lá.
Praça Sá Pinto, 67 – Tel: +55 (11) 3675-7336www.hildabotequim.com

FIO DE AZEITE – GASTRONOMIA PARAENSE E CACHAÇA DE JAMBÚ
O pequeno restaurante de 40 lugares situado numa rua discreta no bairro do Cambuci, tem grande potencial gastronômico oferecido pela chef Marcia Monteiro. Ao longo de seus dois anos de existência, o lugar agrada pela comida servida nos almoços executivos da semana, com aromas que perfumam o ambiente e sabores que encantam a clientela. O diferencial fica por conta do menu a la carte, com cozinha paraense de primeira e pratos de dar água na boca, como a entrada de Bolinhos de Bacalhau, seguida pelo Risoto de Tucupi com Magret de Pato, harmonizados com cachaça de jambu. Na sobremesa, o Bolo Negão traz chocolate meio amargo com calda belga e farofa de castanha do Pará. Menu Kids com opções de carne e frango para as crianças.
Rua Clímaco Barbosa 441 –  Tel: +55 (11) 3207-9844 – www.facebook.com/fiodeazeitebistrocafe

RYO – SÃO PAULO / SP
A filosofia do chef Edson Yamashita, está na busca do umami”, com releitura da culinária milenar budista, para explorar ao máximo, sabores, aromas e proporcionar ao visitante, experiências únicas e inesquecíveis da gastronomia Kaiseki-Ryori. O menu é trocado regularmente e servido na forma de Degustação, com 7 ou 9 etapas. O resultado é uma experiência bem interessante, num equilíbrio afinado entre gosto, textura, aparência e cores dos alimentos. Tudo é acompanhado por excelentes saquês e vinhos que a adega da casa abriga. No andar superior, salas privativas com decoração no estilo zashiki, tatame oriental e skyview.

Rua Pedroso Alvarenga 665 – Itaim Bibi – Tel: +55 (11) 3881-8110 – www.ryogastronomia.com.br

AGRADECIMENTOS
Heitor e Silvia Reali – Jornalistas – VIRAMUNDO E MUNDOVIRADO – www.vmmv.com.br