CORPO: DEPILAÇÃO MASCULINA: ONDE RASPAR, APARAR OU DEIXAR AO NATURAL

Last updated:

Por Wilson Weigl   

Quer a gente goste ou não, fato é que hoje existe um código de conduta na questão da depilação masculina. Foi-se o tempo em que homem deixava a pelagem intocada e ninguém ligava. Daí a dúvida: pelos corporais, onde aparar e onde deixar? Deixar ou não a pelagem ao natural não é mais apenas questão de gosto, mas de bom senso. Em algumas partes do corpo (como embaixo dos braços e na virilha), matagais podem não ser uma visão agradável para algumas pessoas.

Em lugares como nariz, sobrancelhas e orelhas, deixar pelos em excesso é crime digno de pena. No peito, costas, pernas, aí é você que decide. Pelos retêm calor e contribuem para o aumento da transpiração; por isso aparar ou eliminar a pelagem dá mais conforto para quem transpira muito, especialmente no verão. Sem falar que 80% das mulheres consideram broxante os homens muito peludos, segundo as pesquisas. 

Voltando ao código de conduta, existe um consenso a respeito das áreas do corpo em que a mata corporal deve ser preservada (mas sempre aparada) ou deixada mais ao natural. Então vamos por partes.

O matagal entre as pernas não tem nada de sexy; na verdade, na opinião feminina, pode ser fator broxante. Periodicamente, faça uma poda nos pelos da virilha e dos testículos. Use tesourinha de pontas arredondadas. E cuidado: uma manobra de mau jeito pode ter consequências terríveis. Cortar rente os pelos da base pode inclusive proporcionar um efeito ampliador, fazendo seu instrumento parecer maior. Para um serviço mais rápido e seguro, opte pelo aparador elétrico.

As mulheres tiveram papel importante na mudança de mentalidade sobre a depilação masculina, ao exigir dos parceiros atenção aos pelos indesejáveis (para elas) nas costas ou na região do pênis, por exemplo. Uma vitória feminina, já que nos tempos machistas de nossos pais ou avós era impensável uma mulher influenciar hábitos dos parceiros e impor exigências. Hoje nem é mais necessário esse empurrão em direção ao aparador, lâmina ou laser, já que administrar a pelagem corporal faz parte da rotina de todo homem com bom senso estético.

PEITO

RECOMENDAÇÃO: RASPAR, APARAR OU DEIXAR AO NATURAL

Tanto faz: peitoral liso ou com pelos é questão de preferência. Não existe consenso sobre a quantidade de pelagem peitoral ideal. Entretanto, homens muito peludos podem (e devem) dar uma aparada com tesoura ou máquina para deixar os fios numa altura harmônica.

A depilação diminui o calor corporal, proporciona melhor desempenho em esportes como natação e destaca a musculatura peitoral e do abdômen de quem pega pesado na academia. Segundo pesquisas, a preferência feminina por pelos no peito é praticamente equilibrada: 30% das mulheres preferem peitorais lisos, 39% curtem os peludos e 31% são indiferentes.

O peito é uma área do corpo fácil de depilar e, dependendo da quantidade dos pelos e da altura em que se quer deixá-los, pode-se optar por tesoura ou máquina (para regular a altura do corte escolhendo o pente) ou por lâmina, cera ou creme (para raspar totalmente). Para um resultado mais duradouro, o ideal é fazer depilação a laser ou luz pulsada, em clínicas dermatológicas ou de estética.

COSTAS

RECOMENDAÇÃO: RASPAR

Ao contrário dos pelos peitorais, o consenso é que pelos nas costas devem ser eliminados. Pesquisas apontam que quase 60% das mulheres detestam pelos das costas dos parceiros. E muitos homens se sentem incomodados com o excesso na região, porque os pelos grudam na camisa e retêm o suor. Dependendo da quantidade de pelos, há diversas opções: lâmina, máquina, cera, creme, laser e luz pulsada. Se os pelos são poucos, pode-se raspar com lâmina ou usar cera ou creme (mas geralmente é preciso da ajuda de alguém). Para quem tem uma manta peluda nas costas, o ideal é fazer depilação com laser ou luz pulsada em clínica dermatológica ou de estética.

OMBROS

RECOMENDAÇÃO: RASPAR

Valem as mesmas considerações sobre pelos das costas, acima. Mesmo que os pelos sejam poucos e isolados, não são esteticamente agradáveis de se ver, ainda mais se forem escuros. Para poucos pelos, a solução é simples: passar a lâmina de barbear durante o banho, aproveitando que a pele e os pelos estão amolecidos, sempre usando creme ou gel de barbear ou a espuma do próprio sabonete, para evitar cortes. Em ombros muito peludos, para resultado duradouro o ideal é procurar uma clínica de depilação ou o dermatologista para laser ou luz pulsada.

AXILAS

RECOMENDAÇÃO: SOMENTE APARAR

A mata sob os braços é um atributo ligado à virilidade. Uma pesquisa revelou que 60% das mulheres gostam de axilas masculinas aparadas, mas não raspadas. Um aviso de que chegou a hora do corte é quando os pelos começam a sair para fora da camiseta. Uma aparada periódica para eliminar o excesso, além de beneficiar a estética, ajuda a diminuir o desconforto da transpiração excessiva, porque pelos retêm o suor. Os pelos das axilas podem ser aparados com tesoura ou máquina, na altura de preferência. O aparelho elétrico permite escolher exatamente o comprimento desejado. A tesoura pode ser difícil de manejar com sua mão não-dominante, seja você destro ou canhoto.

VIRILHA

RECOMENDAÇÃO: SOMENTE APARAR

Mata bem cuidada pode fazer toda a diferença na hora do sexo. Além do visual, os pelos contribuem para o aumento da umidade e a proliferação de bactérias que causam odor. Deve-se diminuir a altura dos pelos do púbis, da base do pênis (ajuda a dar a impressão de que ele é maior), em volta do escroto e nas áreas do começo das coxas. Use tesourinha de pontas arredondadas ou aparador elétrico. Com cuidado: uma manobra de mau jeito pode ter consequências terríveis. O escroto merece cuidado em dobro: sua pele, além de sensível, é cheia de dobras e o risco de um acidente é bem maior.

BRAÇOS

RECOMENDAÇÃO: DEIXAR AO NATURAL

Depilar ou aparar os pelos dos braços é uma decisão puramente estética. Quem raspa o peito pode optar por eliminar os pelos dos braços em prol da harmonia do conjunto. Quem acha que tem braços muito peludos pode optar por aparar com máquina, na altura desejada. Mas a questão não é tanto se “você deveria” mas sim se “você gostaria”. Em caso afirmativo, pode-se optar por lâmina, creme, cera ou laser.

PERNAS

RECOMENDAÇÃO: DEIXAR AO NATURAL

O ideal é manter intocados os pelos das pernas ou deixá-los em harmonia com o resto do corpo. Geralmente também não há necessidade de aparar. Para homens que costumam raspar totalmente o peito, fazer o mesmo nas pernas é questão de manter equilíbrio entre os pelos de cima e de baixo, pois nada mais destoante do que um peitoral depilado e pernas e braços peludos. Caso se opte por raspar as pernas, pode-se usar lâmina, cera, creme ou máquina. A solução mais duradoura é a depilação a laser ou luz pulsada.

BUNDA

RECOMENDAÇÃO: RASPAR OU DEIXAR AO NATURAL Bunda peluda é questão de gosto, tanto do portador quanto de outras pessoas. Há quem não ligue e há quem realmente se incomode com o excesso de pelagem no traseiro. Use máquina ou tesoura para aparar ou lâmina, creme ou cera para depilar. Dependendo da quantidade de pelos, pode-se optar pelo serviço profissional de uma clínica de estética, para fazer a depilação a cera. Ou, para resultados mais duradouros, a laser.