CORPO: DICAS PARA O BANHO PERFEITO

Por Wilson Weigl

O calor aumentou e um bom banho faz toda a diferença nessas horas. Não vamos ensinar você a tomar banho. Porque sabemos que você é um cara limpinho e cheiroso. Só vamos mostrar alguns cuidados para melhorar ainda mais sua rotina de banho. Por exemplo, você sabe que banhos longos e muito quentes não são bons para o seu cabelo e pele? E que não deve lavar o rosto com o mesmo sabonete do corpo? Então veja como curtir um banho relaxante e, ao mesmo tempo, manter a pele e o cabelo saudáveis e hidratados.

Não, você não precisa tomar banho frio, mesmo que ele traga benefícios. Mas também não precisa tomar um banho pelando. A água muito quente resseca cabelo e pele por retirar seus óleos naturais protetores, deixando-a ressecada e desprotegida. Água e sabonete retiram o manto lipídico, barreira hidratante de gordura e água que protege a pele de agressões externas e da invasão de bactérias, abrindo caminho para micoses e eczemas.

CAPRICHE NO SABONETE

Sabonetes baratinhos, de supermercado, cumprem sua tarefa, mas que tal investir num sabonete corporal com melhores fórmulas? Marcas como Natura, O Boticário e outras usam ingredientes que hidratam a pele, por exemplo. O sabonete corporal pode ser líquido ou em barra, a seu gosto. Os líquidos fazem bastante espuma e tornam o banho uma experiência mais sensorial, pela sensação provocada pela textura da espuma no corpo.

Escolha um sabonete com fragrância que o agrada. Os cheiros influenciam nossas emoções, porque a região do cérebro que processa as informações do olfato (córtex olfativo) faz parte de um conjunto de estruturas que regulam os processos emocionais, a memória, a aprendizagem e, também, processos instintivos.

Enjoying simple things. Portrait of relaxed naked gentleman taking shower at home

NO ROSTO, SÓ USE SABONETE FACIAL

No rosto, é preciso usar sabonete facial, líquido ou em barra. Sabonetes corporais (principalmente os baratos) quase sempre têm substâncias detergentes agressivas (como as que produzem espuma) e perfumes. Sabão de corpo costuma ter pH incompatível com a pele do rosto — a sigla pH é de potencial hidrogeniônico, o nível de acidez certo para manter as defesas da pele.

ESCOLHA SHAMPOO PARA SEU TIPO DE CABELO

Shampoo para cabelo grosso, seco e cacheado não pode funcionar para cabelo fino, liso e oleoso, concordam? Opte por shampoo e condicionador indicados para seu cabelo: existem produtos específicos para cabelos secos, muito secos, oleosos, finos, rebeldes, sem volume, grisalhos, cacheados…

Se você não saiba qual é seu tipo de cabelo (ou fica confuso entre tantas opções de produtos à venda), pergunte ao cabeleireiro da próxima vez que for ao salão. E ao escolher uma marca, leia o rótulo e cheque a fórmula. O preço também dá uma pista da qualidade e do diferencial do produto.

LIMITE O TEMPO DO BANHO

Banhão demorado é uma delícia, mas não torne uma regra. O ideal é que ele dure de 5 a 15 minutos, tempo suficiente para higienizar o corpo todo. Caso tome mais de um banho por dia, se não estiver suado demais use sabonete só nas axilas e nas partes baixas, para evitar pele ressecada. Existe até uma técnica de “limpeza” espiritual em que, no banho, imagina-se a água lavando e levando embora as preocupações, o estresse e o baixo astral. Não custa experimentar, certo? Feche os olhos e sinta a água escorrer da cabeça até o rosto e o corpo. Deixe o jato de água correr na nuca, no pescoço e no trapézio (músculo superior das costas): isso também ajuda a aliviar a tensão acumulada.