Você ama tirar fotos, mas nem sempre o clique fica harmônico em seu feed? Alguns truques relacionados a flash, luz ambiente e foco podem te ajudar a conseguir melhores resultados. Para te guiar nessa tarefa, convidamos Dêssa Pires, fotógrafa de algumas de nossas capas Juliano Cazarré, Pedro Novaes e Thiago Fragoso ensina truques que vai deixar sua foto incrível.

“Para quem está se familiarizando com esse universo da fotografia, clicar uma foto com boa qualidade pode parecer um bicho de sete cabeças, mas algumas dicas podem tornar esse momento muito mais fácil e prazeroso” explica Dêssa Pires. Confira as dicas da fotógrafa para arrasar no clique, seja na foto com a galera, selfie ou de paisagem:

  1. Cuidado com o uso do flash

Usar o flash requer prática, ele pode ser bom e ruim em sua fotografia. O flash normalmente deixa o primeiro plano da imagem muito puxado no branco, escurecendo o cenário e objetos que ficam atrás do alvo central da foto.  Por outro lado, ele pode desde atenuar sombras até modificar toda a atmosfera do ambiente fotografado. Sendo assim, é preciso total controle para obter bons resultados. Por isso, lembre-se de usá-lo somente quando necessário.

2. Aproveite a luz ambiente

Utilize a iluminação do próprio ambiente, abrindo janelas, utilizando a luz do sol ou até mesmo luzes artificiais presentes nos ambientes.

3. Atente-se ao enquadramento da foto

É muito comum na hora de fazer o clique, que as pessoas centralizarem o objeto na foto, mas a melhor opção é usar a regra dos terços, em que o fotógrafo divide a tela em 9 quadrados imaginários, traçando duas linhas horizontais e duas verticais. No celular, você tem a opção de ativar a “grade” nas configurações da câmera do celular.  Para o clique, observe o cruzamento entre as linhas e mire nelas os objetos principais, dando campo adicional para o cenário que ficará atrás. As linhas ajudam a definir quais são os pontos de interesse da fotografia e onde os elementos de destaque devem estar posicionados. 

4. Dê atenção à composição da foto

Planejar a composição da imagem também é importante. Uma fotografia cheia de elementos pode confundir o olhar do público e não causar o impacto necessário. Aposte em três ou quatro elementos, incluindo o principal.

5. Tire mais de uma foto Tire mais de uma foto, isso minimiza erros e aumenta as chances de conseguir uma foto com qualidade. Em uma foto com muitas pessoas, por exemplo, sempre alguém sai com olho fechado ou em  movimento.