Em uma época onde a preocupação com a estética muitas vezes supera a real necessidade de alguma intervenção, a escolha do profissional adequado e os procedimentos corretos fazem toda a diferença. Pensando nisso, fomos conversar com Juliana Vinciarelli, graduada em Odontologia, especialista em harmonização Orofacial. Atua na área de harmonização há mais de 9 anos. Criadora da técnica HOF Sem Dor, onde todo procedimento é realizado com uma metodologia própria de analgesia Vinciarelli. Além de desenvolver a técnica HOF Direto ao Ponto onde simplifica e ensina as técnicas de harmonização sem segredos. Ou seja, vamos falar de beleza e bem-estar com quem entende.

Juliana, como funciona o método de harmonização orofacial? A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos, nos quais utilizamos uma combinação de técnicas e produtos para proporcionar um equilíbrio entre o volume, o formato e o ângulo de toda a região facial, promovendo dessa forma um rejuvenescimento. Cada planejamento é individual e único, de acordo com a necessidade particular de cada paciente. 

Quem geralmente procura e qual o foco principal, estético ou corretivo? Em geral, o público que mais busca os procedimentos são mulheres entre 25 a 45 anos. Que estão insatisfeitas com proporções faciais como: lábios pequenos, olheiras evidentes, ponta de nariz caída, presença de rugas, flacidez facial entre outras queixas. O principal foco é a busca por uma estética melhor, porém é possível fazer correções em pacientes que possuem assimetrias faciais ou até mesmo pacientes que tiveram paralisia facial através dos procedimentos de harmonização.  

Você já chegou a se negar a fazer o que o paciente tem em mente? Como contornar isso sendo coerente e prática? Sim. O meu atendimento é individual e único para cada paciente. Entendo a queixa principal e quais são as expectativas do mesmo. Quando a expectativa está além do que é possível alcançar com procedimentos de harmonização, faço indicações de cirurgias plásticas. Além disso, existem os pacientes com transtorno dismorfóbico (doença que envolve um foco em um defeito que a pessoa considera ter na própria aparência que não existe ou é mínimo). Esse transtorno faz com que o paciente queira fazer os procedimentos em excesso e é claro que existe um limite de produtos até para garantirmos a segurança nos procedimentos. Nesses casos, explico para o paciente a quantidade ideal e o limite de uso de cada produto e não ultrapasso o que temos de orientação, de acordo com as evidências científicas.

O mercado de estética cresce a cada ano no Brasil. Como o paciente pode se precaver quanto à qualificação do profissional e à qualidade dos produtos que procuram? Oriento que os pacientes vão em busca de profissionais capacitamos e habilitados para prática de harmonização Orofacial. Busquem se o mesmo está habilitado pelo seu conselho a fazer os procedimentos e se o profissional é capacitado para tal prática. No meu caso, sou Cirurgiã-Dentista, formada há 11 anos com pós graduação e título de especialista em harmonização facial. Atuo na área de harmonização há mais de 9 anos e hoje, também ministro cursos para profissionais da área de saúde. É importante também que o paciente tenha ciência de qual produto, marca, lote e data de validade será injetado em sua face. Existe uma gama de produtos muito vasta no mercado, porém há produtos com maiores evidências científicas de resultado, eficácia e segurança em relação a outros. Tudo em relação ao produto, deve ficar anexado no prontuário do paciente e o mesmo pode ter acesso quando quiser.

Como é a proporção homem / mulher de procura na clínica e que procedimentos são mais procurados por eles? No meu consultório podemos dizer que 70% da procura pelos procedimentos são por mulheres e 30% homens. É notório o aumento da busca pelos procedimentos pelo público masculino que, também, tem se cuidado cada vez mais. Os procedimentos mais buscados pelos homens são botox, preenchimento de mandíbula e queixo (que os deixam com características mais marcantes e masculinas) Muitos dos meus pacientes do sexo masculino são incentivados por suas esposas que já fazem os procedimentos e também querem ver os parceiros bem e cuidados. 

E como funciona essa técnica HOF Sem Dor? Prezo muito para que o paciente tenha um excelente resultado na sua harmonização. Porém, além disso, sempre me preocupei para que a experiência dele durante os procedimentos seja agradável e sem dor. Depois de estudar muito desenvolvi uma técnica exclusiva de anestesia para os procedimentos de harmonização que o paciente não sente dor alguma, durante os procedimentos realizados por mim. Assim, além de garantir seu rejuvenescimento através da harmonização, posso proporcionar uma experiência sem dor, fazendo com que ele mantenha a manutenção da sua harmonização sempre em dia, sem ter que se preocupar se vai doer. 

Qual o segredo da harmonização facial perfeita? Com toda certeza, o segredo de uma excelente harmonização é um bom planejamento. Nas minhas consultas de avaliação inicial, além de uma ficha de anamnese completa (para avaliar o estado de saúde geral do paciente) são feitas fotografias (12 fotografias) e um escaneamento facial completo para que, a partir daí, eu possa fazer o planejamento de quais produtos e quais regiões vamos tratar, de acordo com a face de cada paciente. O sucesso de uma boa harmonização facial é técnico-dependente.  Portanto, ser preciso na técnica e utilizar materiais de qualidade, serão fatores decisivos para um bom resultado.

O que vem por aí em breve, nesse promissor mercado de estética? A evolução do mercado da estética é muito rápida. É preciso, sempre, manter-se conectado às novas publicações e novos produtos. Eu acredito que, em breve, teremos novos produtos para bioestimulação colágeno, preenchedores com tecnologias ainda mais avançadas e equipamentos de ultrassom de última geração. Além de já utilizarmos a tecnologia de escaneamento facial para planejamento, acredito que também essas tecnologias vão evoluir muito, nos ajudando no planejamento e simulação para o paciente de como ficará sua harmonização. 

Como foi nesse período de pandemia e isolamento social? Conseguiu trabalhar? A procura aumentou? Como sou profissional da área da saúde não parei em nenhum momento. E a procura pelos procedimentos de harmonização facial aumentou muito nesse período. Os pacientes me relatam que com as reuniões on-line devido ao home office, começaram a notar pelos vídeos o quanto a aparência facial estava ruim, e a presença de olheiras, rugas, cara de cansaço, foram as principais queixas dos meus pacientes. Além disso, as pessoas ficaram mais presentes nas redes sociais nesse período, e os famosos filtros do Instagram colaborou para que elas vissem sua face com um lábio maior, nariz mais fino, sem olheiras o que também contribuiu para um aumento na procura.

Como lida com a vaidade (sua e dos pacientes)? Acho fundamental estarmos com a aparência bem cuidada! Estudos mostram que formamos uma primeira impressão nas pessoas nos primeiros 3 segundos de encontro. Portanto, estar com uma aparência bem cuidada, é fundamental tanto para a autoestima como para o sucesso na vida pessoal e na vida profissional. Escrevi um capítulo de um livro chamado “Dress code de sucesso para profissionais de saúde” e lá explico a importância de estar bem apresentado para o meu paciente, mostrar para ele que também me cuido e faço os procedimentos de harmonização. Aliás, por ter um fototipo de pele muito sensível (sou ruiva natural), tenho uma predisposição a formar rugas mais fácil. Faço a aplicação de botox em mim, desde os 23 anos de idade, além de bioestimuladores de colágeno e preenchimento de lábios, maçãs do rosto, nariz e mandíbula. Faço o gerenciamento de meu envelhecimento para que possa envelhecer com qualidade, mantendo as características de quando era mais nova. 

Você é uma bela mulher, além dos tratamentos estéticos básicos como cuida do corpo e saúde? Além de fazer os procedimentos de harmonização facial na minha face, gosto muito de cuidar de minha saúde. Faço prática de musculação pelo menos 4 vezes por semana e procuro manter uma dieta equilibrada durante toda a semana. Além disso, faço uso de protetor solar diário na face e no corpo, evitando o envelhecimento precoce da pele causada pelos raios solares. 

Na hora de relaxar, o que procura? Ficar com minha família, sou casada e tenho um filho de 4 anos. Nos finais de semana, costumamos viajar em família e assim,

com eles, recarrega as minhas energias! 

Qual seu maior pecado (não vale a vaidade! risos) Não resiste a que? Chocolate! Sou louca por doces mas principalmente por chocolates. Quando me proponho a fazer uma dieta um pouco mais restrita confesso que sofro muito em ficar sem chocolate. 

Quais os planos para este ano ainda? O que vem por ai? Este ano estamos a todo vapor nos atendimentos. Além disso, a agenda dos cursos que ministro já estão lotadas. Para o ano que vem, vou participar de um congresso em Boston na Escola de Medicina de Harvard com os profissionais mais renomados na área de harmonização facial. Com certeza, virei de lá com muitas novidades para vocês. 

Para encerrar, quem é Juliana Vincirelli? Como se definiria? A Juliana é uma mulher que corre atrás de seu sonhos e objetivos. Vim de uma família simples da zona leste de São Paulo e quando olho para tudo que conquistei com a minha profissão, tenho muito orgulho de minha trajetória. Harmonizar é uma das minhas grandes paixões, sou grata por ser feliz com que eu faço. Acho que ter ética e amor é fundamental para ter êxito em qualquer profissão! Além disso, construir a minha família e ser mãe foi a realização e outro grande sonho!  Eles são minha dose diária de amor e afeto, para eu seguir firme com meus sonhos e projetos! 

Me defino como uma mulher batalhadora, sonhadora e que vai atrás de seus objetivos e propósitos! Ainda tenho muitos sonhos e projetos para conquistar, mas já sou muita grata por tudo que construí até aqui! 

Foto @moisespazianotto

Beauty @carlinhosalcantara 

Look @gucci 

Press & Mkt @rlassessoria e @ryckleonavicius