Fotos Wilton Marcelino

A cervejaria artesanal pernambucana Ekäut recebe mais uma vez o reconhecimento nacional/internacional de especialistas por sua qualidade. Desta vez, a cerveja Extra Stout levou a medalha de bronze na categoria “Export Style Stout”, no Festival Brasileiro de Cerveja, realizado em Santa Catarina e considerado um dos três principais concursos cervejeiros do mundo. Com ela, somam seis os prêmios nacionais e internacionais acumulados nos dois anos da cervejaria pernambucana, que inicia uma nova fase com a conclusão de sua expansão a partir de maio.

As outras cervejas premiadas são a “APA 1817”, lançada para comemorar a Revolução Pernambucana de 1817, que foi medalha de prata na categoria “Australian Pale Ale” no Festival Brasileiro de Cerveja do ano passado. Já no festival World Beer Award, realizado em Londres na Inglaterra, foram premiadas três cervejas: a “Coffee Stout Yaguara” como country winner Brazil (estilo Flavoured Stout), mais uma vez a “APA 1817”, também como country winner Brazil (estilo Pale Ale), e a cerveja IPA recebeu a medalha de bronze. No South Beer 2017, na Argentina, a Ekäut levou a medalha de bronze também com a cerveja IPA, novamente premiada.

A “Ekäut Extra Stout” foi criada no ano passado e é a primeira cerveja escura da cervejaria pernambucana. Após muito estudo e vários testes nas receitas criou-se uma bebida encorpada, de coloração escura e elaborada a partir de oito tipos de maltes especiais importados, e de diferentes torras. A cerveja foi produzida em parceria com a Agraria Malte, maltearia brasileira, e desenvolvida internamente pelo time da Ekäut. Unindo corpo aveludado com aromas que remetem ao café e ao chocolate.

EXPANSÃO

A Ekäut completou dois anos em janeiro e inaugura em maio sua expansão, ampliando sua produção de 30 mil litros/mês para 90 mil litros /mês, com o desejo de conquistar novos mercados no Nordeste. “Nossa ideia é fortalecer regionalmente, conquistando mercados que não tem o produto”, comenta Diogo Chiaradia, um dos sócios da Ekäut. O mercado de cerveja craft no Brasil ainda é ínfimo, cerca de 1% do consumo nacional, estando mais concentrado ainda no Sul e Sudeste.

Com um potencial de mercado pela frente, Diogo Chiaradia, conta que o objetivo é produzir cerveja de alta qualidade para desenvolver o mercado nacional, fortalecendo a artesanal e, com isso, possibilitar a ampliação do share. Atualmente são mais de 600 cervejarias artesanais espalhadas pelo Brasil e Pernambuco ocupa o oitavo lugar com 20 cervejarias. A Ekäut tem 80% da sua produção atual destinada ao mercado pernambucano, 18% nos demais estados do Nordeste e cerca de 2% estão no Rio de Janeiro e São Paulo.

HARMONIZAÇÃO

Durante a programação, as cervejas degustadas foram quatros premiadas nos estilos APA, IPA, Extra Stout e Coffee Stout, além de mais dois outros rótulos consagrados da marca pernambucana como a cerveja de trigo de origem Belga “Witbier” e a cerveja de puro malte “Munich Helles”.

 

WITBIER – Cerveja de trigo de origem Belga, refrescante com aroma cítrico e baixo amargor, com adição de casca de laranja, flor de camomila e semente de coentro.

Combina com saladas leves, frutos do mar e comida japonesa.

ABV: 4,0%

AMARGOR: Baixo (8 IBU)

Temperatura ideal: de 2 C° a 5 C°

Cor: Clara

 

APA 1817 – A APA 1817 foi criada em homenagem a Revolução Pernambucana 1817, um dos mais importantes movimentos de emancipação do período colonial brasileiro. É uma American Pale Ale clássica.

– Combina com carpaccios, empanadas, choriço e frango assado.

ABV: 5,6%

AMARGOR: Médio (40 IBU)

Temperatura ideal: de 5 C° a 9 C°

Cor: Clara

 

AMERICAN IPA – cerveja de puro malte e de alta fermentação. Recebeu uma generosa dose de lúpulos garantindo um aroma cítrico e frutado. Oferece corpo, aroma e teor alcoólico grande.

– Combina bem pratos condimentados/apimentados, hambúrgueres, linguiças e carnes assadas.

ABV: 6,5%

AMARGOR: Médio – alto (50 IBU)

Temperatura ideal: de 5C° a 9C°

Cor: Escura Forte

 

EXTRA STOUT – Elaborada a partir de 8 tipos de maltes de diferentes torras, é resultando de uma explosão de aromas que vai do cacau ao café.

Combina com carnes e frutas e vermelha, queijo parmesão e sobremesa.

ABV: 6,7%

AMARGOR: Alto (65 IBU)

Temperatura ideal: de 5 C° a 9 C°

Cor: Preta

 

COFFEE STOUT – Tendo Extra Stout como base, a Coffee Stout recebeu uma infusão de café Arábica cultivado no Agreste pernambucano pela Yaguara Ecológico.

– Combina com frutas vermelhas e sobremesa à base de chocolate.

ABV: 6,2%

AMARGOR: Alto (60 IBU)

Temperatura ideal: de 5 C° a 9 C°

Cor: Preta