Antecipar o futuro, eis a essência dos salões do automóvel pelo mundo. Os carros das próximas gerações começam a ser pensados agora. Conheça três supermáquinas da edição de 2018 que fazem o futuro parecer cada vez mais próximo.

PININFARINA HK GT

A tradicional casa de design automotivo Pininfarina apresentou no Salão de Genebra de 2018 o modelo HK GT, desenvolvido em parceria com a japonesa Hybrid Kinect. A máquina impressiona tanto pelo seu visual arrojado quanto por suas especificações. Um motor que gera 815 cv de potência para impulsionar o coupé a 347 km/h, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,6 segundos. Toda essa velocidade é gerada por um sistema de propulsão híbrida, composto de uma bateria de 20 kWh (emissão zero de poluentes), microturbinas adaptáveis a diversos tipos de combustíveis e um motor de combustão de alta eficiência, tudo isso gerando potência individual para cada roda. Esta tríade dá uma autonomia de até 1.100 km ao HK GT.

Do lado de fora, o destaque se dá nas portas gullwings, ou asas de gaivota. Sua abertura já sugere o visual futurista, aliado às curvas sinuosas e sensuais forjadas em um chassi totalmente de alumínio. Italianos entendem de design como ninguém, e a Pininfarina soube capitalizar no modelo HK GT também no interior. O console com seus instrumentos de navegação e entretenimento saltam à vista e são evidenciados por um sistema de iluminação ambiente, que ajudam a ressaltar a beleza interna do protótipo. Com certeza, um dos destaques deste ano e dos que vêm pela frente.

RENAULT EZ-GO

O futuro não está apenas nas inovações dos automóveis, mas também no seu uso e nas cidades como queremos. O Renault EZ-GO, considerado o táxi do futuro, é o carro-robô da montadora francesa que promete revolucionar questões de mobilidade urbana. Seu uso não é para velocidade ou lifestyle, mas para gerar comodidade e eficiência em transporte público a partir da inteligência artificial.

O protótipo não tem condutor e funciona a partir de aplicações que o conectam às pessoas e tornam eficiente o transporte no meio urbano. Em vez de portas individuais, o modelo tem uma grande entrada frontal que funciona como rampa de acesso, além de teto panorâmico de vidro capaz de regular a luminosidade e temperatura interna. O EZ-GO é totalmente elétrico e foi projetado para rodar a cerca de 50 km/h. Este transporte do futuro promete chegar às ruas em 2022, vamos aguardar.

LAGONDA VISION CONCEPT

A Lagonda é uma marca centenária de automóveis de luxo, que pertence à Aston Martin já há algumas décadas. Se o passado das marcas combinadas já sugere inovação, desempenho e sofisticação, no protótipo Lagonda Vision Concept a promessa é de revolução a partir de dois conceitos: emissão zero e autonomia na condução. Claro que isso não pode ser feito sem um design que acompanhe as novidades. Por isso, a marca britânica projetou linhas afiadas e um para-brisas que se estende por todo o teto do carro, numa quebra dos desenhos tradicionais associados ao luxo.

Por ser um carro elétrico, de emissão zero, o Lagonda Vision Concept não necessita de grande espaço frontal para abrigar um motor de combustão claro, o que dispensa também a presença de um capô. Por conta disso, há um ganho substancial do espaço interno, que acomoda até quatro pessoas de grande porte. Por dentro, o acabamento luxuoso em seda, cashemire e lã denotam o conhecido estilo britânico.

O sistema de autonomia da condução é tão seguro e inovador que permite o recolhimento integral do volante, com a inteligência artificial assumindo totalmente o comando do veículo. Por essa facilidade, os bancos dianteiros rotacionam até 180 graus, formando um lounge no interior do carro. Essa tecnologia toda deve chegar ao mercado a partir de 2021. Aguardemos o futuro e suas inovações, pois promissor ele já é.