O maior e mais tradicional festival de cinema brasileiro realizado no exterior chega à 22a edição em setembro e a seleção de filmes acaba de ser anunciada pela produtora Inffinito. Na mostra competitiva do Festival de Cinema Brasileiro de Miami (Brazilian Film Festival of Miami), oito longas-metragens de ficção retratam a diversidade da cinematografia nacional, com produções que representam a diversidade. Este ano, a curadoria é de Anna Marie de la Fuente, editora-chefe para América Latina da revista Variety, Flavia Guerra, jornalista e documentarista, e Carlos Gutierrez, diretor do Cinema Tropical, distribuidora baseada em NY.

Todos os filmes que concorrem ao troféu Lente de Cristal são inéditos na Flórida, e dois deles serão exibidos antes de serem lançados no Brasil: a comédia Correndo Atrás, de Jeferson De, que tem elenco e equipe técnica quase 100% black, e o drama Benzinho, de Gustavo Pizzi. Dois dos oito longas em competição são dirigidos por mulheres: os dramas Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor, e As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra. Completam a seleção os elogiados Berenice Procura, de Allan Fiterman, com uma importante representação LGBT no elenco; e O Paciente – O Caso Tancredo Neves, thriller médico de Sérgio Rezende que revela detalhes da misteriosa morte do presidente que nunca tomou posse (estreia no Brasil na semana do festival); e as comédias Uma Quase Dupla, de Marcus Baldini, e Antes Que Eu Me Esqueça, de Tiago Arakilian.

Em sessões hors concours, o festival apresenta dois aguardados documentários também inéditos no Brasil:  Quero Botar Meu Bloco na Rua, de Adriana L. Dutra, sobre o carnaval de rua carioca, e Fevereiros, de Marcio Debellian, que registra a vitória da Mangueira quando homenageou Maria Bethânia e acompanha a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

Cacá Diegues, o grande homenageado desta edição, ganhará uma mostra especial com exibição de três filmes emblemáticos: Orfeu (1999), Deus é Brasileiro (2003) e O Maior Amor do Mundo (2006). Em uma mostra paralela voltada para a formação de novas plateias, três filmes serão exibidos na Florida International University: o documentário Euller Miller Entre Dois Mundos, de Fernando Severo, protagonizado por um jovem indígena da etnia kaiwá; Como é Cruel Viver Assim de Julia Rezende, e Canastra Suja, de Caio Soh.

Maior vitrine do audiovisual nacional nos Estados Unidos, o Festival de Cinema Brasileiro de Miami apresenta um panorama diversificado da mais recente produção audiovisual brasileira, com mostras e painéis que ocupam diversos espaços da cidade: o Regal South Beach 18 (tradicional cinema que sedia a mostra competitiva), New World Symphony SoundScape Park, Savor Cinema, Downtown Media Center e Florida Internacional University.

FILMES EM COMPETIÇÃO

– Correndo Atrás, de Jefferson De

– Benzinho, de Gustavo Pizzi

– O Paciente – O Caso Tancredo Neves, de Sergio Rezende

– Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor

– Berenice Procura, de Allan Fiterman

– As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra

– Uma Quase Dupla, de Marcus Baldini

– Antes Que Eu Me Esqueça, de Tiago Arakilian

PROGRAMAÇÃO

14 A 16 DE SETEMBRO – MOSTRA PARALELA @SAVOR CINEMA – 14 A 16 DE SETEMBRO

Tributo a Cacá Diegues com exibição de Orfeu, O Maior Amor do Mundo e Deus é Brasileiro.

Documentários hors concours: Quero Botar Meu Bloco na Rua, de Adriana L. Dutra, e Fevereiros, de Marcio Debelian.

Sessões às 18h e às 20h.

17 a 18 DE SETEMBRO – FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY

Mostra Universitária com filmes exibidos na universidade FIU com foco no público jovem para formação de novas plateias. Filmes: Euller Miller Entre Dois Mundo, de Fernando Severo, Como é Cruel Viver Assim, de Julia Rezende, e Canastra Suja, de Caio Soh.

Sessão às 16h.

19 A 22 DE SETEMBRO – MOSTRA COMPETITIVA @REGAL SOUTH BEACH

Mostra Competitiva com exibição de oito filmes inéditos produzidos em 2017 e 2018, concorrendo ao prêmio Lente de Cristal de melhor filme escolhido pelo público.

Sessões às 19h e 21h.

22 DE SETEMBRO – DOWNTOWN MEDIA CENTER

Marketplace – Apresentação de painéis sobre as leis de incentivo para coproduções com o Brasil.

23 DE SETEMBRO – NEW WORLD SYMPHONY SOUNDSCAPE PARK

Noite de encerramento com entrega das Lentes de Cristal para o melhor filme escolhido pelo público e em homenagem ao diretor Cacá Diegues. O evento terá o DJ Lupa, seguido da exibição gratuita do filme “Bye Bye Brasil”, de Cacá Diegues.

O 22° Festival de Cinema Brasileiro de Miami é um evento realizado pela Inffinito, das sócias Adriana L. Dutra, Claudia Dutra e Viviane Spinelli.