No ano em que a Honda completa 40 anos de atuação no mercado brasileiro e em que sua fábrica, localizada em Manaus (AM), comemora 35 anos de atividades, a empresa demonstra seu esforço contínuo em atender as expectativas de todos os tipos de público, buscando presença em todas as categorias. Com o crescimento da economia brasileira, o mercado de duas rodas está cada vez mais exigente e sofisticado. Por isso, é constante sua busca por inovação nos modelos de alta cilindrada, como a VFR 1200F.

O interesse da Honda pelo segmento acompanhou toda a sua trajetória no País, com modelos ícones para cada geração de motociclistas. Na década de 70, a lendária CB 750 foi eleita a “Moto do Século”. Na década de 80, a Honda foi pioneira em produzir no Brasil modelos de média e alta cilindrada, com destaque para a CB 400 e a histórica CBX 750 F (1ª motocicleta produzida no Brasil com motor quatro cilindros, DOHC).

A VFR 1200F é uma motocicleta totalmente inovadora. Reunindo tecnologia, conforto com esportividade e vocação estradeira, foi desenvolvida com base nas necessidades e desejos dos mais exigentes consumidores. O resultado é um modelo que realmente se destaca entre os demais, graças ao seu design revolucionário e à tecnologia de ponta empregada em cada um de seus componentes. Um de seus grandes diferenciais é a transmissão automática de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), inédita em âmbito mundial para motocicletas. O sistema automático (AT) proporciona uma pilotagem tão prazerosa e emocionante quanto ao modo manual (MT). Ao toque do comando esquerdo, o piloto pode realizar trocas de marchas conforme sua necessidade. Toda essa tecnologia está associada ao excelente conforto e sofisticação que o modelo transmite.

O design da VFR 1200F também supera todos os limites. Suas linhas inspiradas na motocicleta conceito V4 e sua carenagem de dupla camada (Dual Layer), contribuem com o desempenho aerodinâmico, transformando-a numa máquina única, impossível de passar despercebida. Inspirado na motocicleta conceito V4, apresentada mundialmente no Intermot Bike Show em 2008, o design da VFR 1200F foi desenvolvido tendo como base as palavras japonesas “Ma” e “Tsuya”. A palavra “Ma” tem muitos significados, não existindo uma tradução exata para o termo. Essencialmente, pode ser descrita como “o espaço entre as coisas”. Focando-se no espaço em torno de um objeto, pode-se adquirir uma nova perspectiva das suas formas gerais. O “Tsuya” não é uma propriedade física: descreve o desejo que se tem por um objeto, seu charme, a forma como atrai e prende a atenção. O foco no “tsuya” dá uma nova importância a cada linha, curva e ângulo.

O motor compacto e a otimização do espaçamento entre os cilindros permitiram baixar a altura do assento (815 mm), tornando mais fácil para que o motociclista apóie os dois pés no chão. Suas formas envolventes proporcionam ao piloto a sensação de “ser”, “fazer parte” da motocicleta, em vez de simplesmente “estar” sobre ela – aspecto fundamental para ampliar as sensações de prazer e controle. O formato do tanque de combustível vai além da função estética. Sua forma dá mais apoio ao motociclista, permite o perfeito encaixe de suas pernas e uma posição de pilotagem ergonômica, ampliando o controle. A carenagem frontal está em harmonia com o tanque, oferecendo proteção eficiente, tanto para o piloto quanto para o garupa. Os comandos e interruptores foram posicionados para oferecer perfeita ergonomia, praticidade e fácil pilotagem.

A carenagem em duas camadas (Double Layer), patenteada pela Honda, cria um fluxo de ar interno que proporciona melhor aerodinâmica e estabilidade em altas velocidades. Além disso, suas fixações não são visíveis, deixando-a com uma superfície “limpa” e sem pontos de resistência ao ar. O fluxo de ar passa entre as camadas, pelas duas aberturas da carenagem dianteira, e é canalizado. Assim, ajuda no arrefecimento do motor, fazendo com que a saída do ar quente fique distante do piloto e da garupa, para garantir uma viagem mais prazerosa e confortável. O assento duplo, moldado a vácuo, possui uma área plana e ampla para o passageiro, e as pedaleiras são posicionadas para contribuir com sua segurança e conforto.  O modelo possui pontos de fixação que permitem fácil instalação e remoção de bauletos laterais opcionais, em harmonia com o estilo da motocicleta.

MOTOR NA MÁXIMA POTÊNCIA

A VFR 1200F conta com motor de quatro cilindros em V a 76º, quatro tempos, arrefecido a líquido, com 1237 cm3, que desenvolve potência máxima de 172,7 cv a 10.000 rpm e torque de 13,2 kgf.m a 8.250 rpm. O propulsor foi concebido para atingir altas velocidades, com entrega de potência progressiva e confortável. O motor dispõe de torque já em baixas rotações, com 90% disponível a partir de 4000 rpm, tornando a VFR 1200F uma motocicleta divertida e emocionante de pilotar.

O modelo é equipado com a primeira transmissão de dupla embreagem totalmente automática do mundo para motocicletas de grande cilindrada. O novo sistema possui desenho leve e compacto. Mecanicamente, é semelhante às transmissões de dupla embreagem instaladas nos automóveis, que possuem mais espaço para sistemas de maiores dimensões. Para superar estes desafios, a transmissão de dupla embreagem da VFR 1200F utiliza dois eixos primários e embreagens hidráulicas em linha. As passagens hidráulicas do sistema estão localizadas atrás da tampa do lado direito do motor, originando um eixo de transmissão mais curto.

No modo automático, todas as mudanças são controladas por um módulo com função inteligente, que avalia constantemente a pilotagem e reconhece os momentos em que se devem engrenar as mudanças de marchas. Com o polegar direito, o condutor escolhe o modo “D” (maior economia) ou o modo “S” (maior esportividade). Já no modo Manual, o piloto tem total controle sobre as mudanças de marchas, engrenando-as através dos comandos “+” e “–”, acionados pelos dedos indicadores e polegar esquerdo.

O resistente chassi tipo “Diamond” em alumínio é leve e rígido. A balança traseira monoamortecida do tipo Pro-Link contribui para o equilíbrio e a segurança em manobras, além de oferecer grande estabilidade em altas velocidades. Na dianteira, a resistente suspensão telescópica de 43 mm, com regulagem de pré-carga, oferece controle suave e ainda mais segurança. A suspensão traseira tipo monobraço em alumínio, associada à transmissão por eixo cardã, proporciona leveza e alta tecnologia. Em conjunto, garantem uma pilotagem confortável, podendo também ser conduzida de maneira mais esportiva, mesmo com garupa e bagagem, aumentando a sensação de controle total.

A VFR1200F está equipada com a mais recente tecnologia de freios para utilização esportiva. Na dianteira, conta com potentes pinças de seis pistões e disco de 320 mm. Na traseira, apresenta pistão duplo e disco de 276 mm. Conta ainda com sistema Combined ABS (C-ABS), que garante equilíbrio de frenagem entre a dianteira e a traseira, que contribui tanto com o potencial esportivo do modelo quanto com sua vocação estradeira. O modelo estará disponível na versão “Top” (DCT) na rede de concessionárias Honda desde abril desse ano, nas cores vermelha metálica e preta metálica.

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