Em 2019 o Brasil deve tomar a dianteira de maior consumidor de produtos de estética para o público masculino, tomando o lugar dos Estados Unidos que até então ocupava a primeira posição do ranking. Os gastos com produtos de estética devem chegar a US$ 6,7 bilhões, o que demonstra o grande potencial de crescimento e oportunidades de novos negócios e empreendimentos direcionados aos cuidados estéticos para o público masculino. A seguir, conheça a movimentação desse mercado e também quais os cuidados estéticos mais realizados pelos homens.

SEGMENTO DE ESTÉTICA CRESCE ENTRE OS HOMENS

O segmento de estética para o público masculino mais que dobrou nos últimos anos e, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas), os homens representam 30% dos clientes das clínicas de estética. A mesma pesquisa indicou que eles são 35% do mercado para a compra de produtos para cuidar da aparência. De fato, houve um crescimento significativo na compra de produtos estéticos masculinos.

De acordo com o Euromonitor houve um crescimento de 99,4% na comparação entre 2009 e 2014 no que se refere a venda de produtos para barba, sabonetes e shampoos na categoria men’s care. Ao todo, em 2014, esse mercado movimentou US$ 4,7 bilhões no país. O crescimento, por produto, foi de:

Uma pesquisa da SPC Brasil revelou que para 61,9% dos homens brasileiros os cuidados com beleza são fundamentais e não se trata apenas de questões estéticas, pois esses cuidados estão relacionados com a saúde também. Portanto, o crescimento do mercado estético masculino é um reflexo da maior preocupação em geral dos homens com esse aspecto considerando tanto a realização de tratamentos como também a compra de produtos.

QUAIS CUIDADOS ESTÉTICOS OS HOMENS MAIS VALORIZAM?

A estética masculina e feminina se aproxima em determinados campos, mas se distingue em algumas prioridades, de forma que alguns tratamentos são fortes nos dois públicos, enquanto outros são específicos dos homens. A seguir conheça os tratamentos e cuidados estéticos de maior atenção desse público.

LINHAS DE EXPRESSÃO

Os tratamentos para amenizar as linhas de expressão estão entre os mais procurados pelos homens, pois assim como as mulheres eles também tem um objetivo de minimizar os sinais precoces do envelhecimento. Nesse campo destacam-se tratamentos como limpeza de pele, aplicação de Botox, radiofrequência e preenchimento facial.

  • Depilação

Principalmente entre homens de 18 a 35 anos, a depilação tornou-se um tratamento estético recorrente. Os serviços mais buscados incluem peito, pernas, virilhas, rosto e axilas. Um diferencial importante nesse serviço é que, diferentemente das mulheres, os homens querem discrição e privacidade ao buscar por esses tratamentos, de forma que ao disponibilizá-los seja relevante ter um espaço exclusivo para atender o público masculino.

  • Cabelo e barba

Atualmente, o conjunto cabelo e barba tornou-se uma preocupação mais comuns dos homens, o que explica o crescimento de barbearias especializadas nesse público, garantindo mais personalização no atendimento. Os homens buscam por um serviço estético diferenciado nesse sentido, mas também por experiências valiosas nos salões, o que se reflete também no alto consumo de produtos desse tipo.

QUAIS AS INOVAÇÕES ADERIDAS PELOS HOMENS?

Quando abordados os tratamentos mais realizados pelos homens, verifica-se que eles estão preocupados com a estética facial, principalmente as linhas de expressão, buscando mais soluções capilares e também tratamentos definitivos para pelos. Saiba mais a seguir!

  • MD Codes

O MD Codes é um procedimento que codifica os pontos de sustentação da face, o que permite potencializar os resultados obtidos com preenchimento, melhorando o aspecto de perda de volume da face e também o contorno facial.

Com esse tratamento, viabiliza-se um procedimento pouco invasivo e que impacta diretamente nas linhas de expressão da face, reduzindo sulcos e rugas existentes.

  • Cuidados capilares

Os tratamentos capilares e gastos com produtos dessa área referem-se tanto aos homens que querem garantir uma estética mais agradável aos cabelos, como também aqueles que desejam realizar tratamentos para superar problemas masculinos, como a calvície.

Atualmente, as técnicas de implante capilares valorizam a riqueza de detalhes, o que garante um resultado final mais satisfatório para esse público.

  • Laser

Os tratamentos definitivos para combate aos pelos indesejados chegaram ao público masculino, de forma que os homens também optam por tratamentos a laser que garantem a redução e até mesmo o desaparecimento completo dos pelos. Os tratamentos mais buscados por eles incluem grandes áreas como as costas, peito e barriga, mas também áreas consideradas menos tradicionais para o público masculino, como rosto e virilha.

Os tratamentos estéticos para os homens consolidaram-se nos últimos anos e a expectativa é que continuem a crescer no Brasil, proporcionando mais inovação e personalização dos atendimentos nessa área.

Os interesses dos homens com os tratamentos estéticos são variados, indo desde a minimização das linhas de expressão até implantes capilares e tratamentos de laser definitivo, o que demonstra a amplitude de potenciais no segmento.