ESTRELA: JESSICA MARQUES LUTANDO POR JUSTIÇA EM “VALE TUDO”

Last updated:

Quem assistiu Jessica Marques pela primeira vez em Justiça 2 (Globoplay) percebeu que ali se revelava um grande talento. Não por acaso hoje essa atriz soteropolitana de 25 anos, que atualmente mora no Rio de Janeiro, foi prontamente escalada para sua primeira novela. Graduada em Licenciatura em Teatro UFBA, formada na pós-graduação em Publicidade e Propaganda, está mostrando a que veio no horário nobre. Jessica começou no mundo artístico em 2017, com o curso de teatro Sesc, e daí em diante não parou mais. Atualmente na novela Vale Tudo com a personagem Daniela, uma jovem de 17 anos muito inteligente e que vê a justiça como um dos seus ideais é estudante de direito e promete dar o que falar. 

Como é estar no elenco do remake de Vale tudo, essa grande aposta da casa? É a realização de um sonho! Acho que a maioria dos atores já se imaginou fazendo uma novela desse porte e agora fazendo parte me sinto todo dia feliz e grata por tá integrando o elenco de Vale Tudo. Um projeto tão importante como esse mas ao mesmo tempo fico com medo  justamente pela magnitude do projeto, se conseguirei dar conta, mas no final do dia depois de passar horas gravando o medo vai embora e o que fica é a felicidade em tá realizando esse sonho, não só por mim, mas pelos meus! Que me seguem e se inspiram na minha trajetória.

Quais as diferenças entre fazer TV fechada, no caso Justiça, e agora a TV aberta? A novela é uma obra aberta, apesar de ser um remake, sempre pode aparecer alguma modificação e essa ansiedade eu não tive na série, já estava fechado, quantos capítulos seriam, qual seria o final etc. Além disso o ritmo das gravações de cena no dia foram bem diferentes, mas consegui me acostumar rápido. Confesso que estou amando fazer novela.

Como é interpretar Daniela? Daniela é muito inteligente, estudiosa, ama a família e eu acho que temos isso em comum. Adoro como ela consegue ter sonhos grandes como querer ser advogada e ao mesmo tempo se mostra tão disposta a trabalhar com a Raquel vendendo sanduíche, pra ela todo trabalho é digno e honesto, acho isso muito bonito!

E qual o maior desafio relacionado a dar vida a Daniela e a estar em um elenco tão estelar? Daniela é bem mais jovem que eu, a personagem tem 17 anos e eu tenho 25! Apesar de sempre aparentar mais nova do que realmente sou, as vezes é difícil resgatar esse lado menina e doce que a Daniela tem. O elenco é simplesmente a equipe dos sonhos, eu sou muito observadora então tento sempre aprender com essa galera, observo a atuação da Tais, Belize, Matheus, Firmino etc e vejo como uma aula diária, adoro!

Falando em elenco, como está a sua relação com a equipe? Ainda que você tenha uma formação muito robusta nas artes, sente que a novela tá sendo também um aprendizado? A equipe toda é um sonho, mas falando especificamente do núcleo em que faço parte, é muito leve e gostoso trabalhar com eles. Todo dia aprendo uma coisa nova, me coloco sempre disposta a escutar. Apesar de ter uma formação superior que me possibilitou chegar aqui hoje me considero sempre uma eterna aprendiz, tenho sempre o que aprender e me coloco disponível pra isso.

Novela das 21h tem muita visibilidade, como esta sendo o retorno do público, já tem esse reconhecimento nas ruas? Sim, já me reconheceram na praia primeiro lembraram da crocância (risos), de Justiça 2 e depois associaram na novela também. Alguns olhares na rua tipo “será que falo com ela ou não?” Eu sou bem acessível, inclusive adoro quando falam comigo na rua sobre meu trabalho.

Como foi pra você optar pela carreira de atriz e deixar os estudos de lado? Desde que entrei na universidade em 2017 sempre tive o desejo de fazer mestrado e doutorado, consegui concluir a licenciatura em Artes Cênicas e fiz uma pós-graduação em Publicidade e Propaganda. Mas sei que ainda vou realizar o sonho de ser mestranda, só não sei quando (risos). Foi difícil abandonar o curso, apesar de gostar muito da vida acadêmica, eu sou mais apaixonada por atuar. Resolvi dar prioridade nesse momento, a minha carreira como atriz, mas pretendo retornar ao mestrado assim que possível. 

Como você vê esse movimento de inclusão no audiovisual, principalmente com o numero de protagonistas pretos nas novelas? Já tava na hora! Somos um país miscigenado, com um grande número de pessoas pretas e pardas, que fazem o Brasil funcionar e os mesmos não eram representados no audiovisual. É importante e necessário esse protagonismo negro, espero que não seja uma onda passageira e se perpetue por gerações.

O que o público pode esperar da Daniela? Podem esperar uma Daniela batalhadora, que topa tudo e vai ser uma boa ajudante pra Raquel! Além disso, a Daniela vai estar atenta a movimentação de alguns personagens e pode ajudar a desvendar algumas situações, não posso dizer mais detalhes porque sem spoiler por aqui

E da Jessica, o que nós podemos esperar para os próximos anos? O futuro a Deus pertence, não tenho ideia do que será da Jessica nos próximos anos, mas desejo continuar fazendo o que mais amo que é atuar! Em projetos que me desafiem enquanto artista e que alcancem o público.

Daniela é uma personagem bem jovem e tem a justiça como seus ideais, você acha que ela é uma menina ingênua? A Daniela é jovem, doce, mas não a considero ingênua. Ela consegue perceber tudo que acontece ao seu redor, acho até ela muito esperta pra idade que tem. Acredito que a Daniela escolhe todos os dias ser honesta, e essa escolha está presente em suas ações cotidianas, então ela sabe quando alguém está fazendo algo errado e luta pra ajudar quem for preciso.

Para a Daniela, vale tudo para subir na vida? Não, não vale tudo para subir na vida de Daniela. Ela cresceu em um lar de muitos princípios e absorveu muitos os ensinamentos dos seus pais. Ela acredita fielmente que com esforço, estudos e sem pisar em cima de ninguém, vai conseguir realizar seus sonhos.

Fotos @maga.maju

Assessoria @firstpress_comunicacao