CORPO: PERDA MUSCULAR E O DECLÍNIO COGNITIVO

A RELAÇÃO ENTRE A SARCOPENIA E A COGNIÇÃO

Sarcopenia é a perda de massa muscular, normalmente observada no processo de envelhecimento, que resulta em incapacidade física e fragilidade gradual. O diagnóstico de sarcopenia é feito quando se observa uma baixa massa muscular esquelética, baixa força muscular e baixo desempenho físico. O que leva a uma disfunção muscular.

Além do processo de envelhecimento, algumas doenças degenerativas podem favorecer a perda de massa muscular, assim como cirurgias extensas, onde o paciente precisa ficar acamado por muito tempo e pessoas que apresentam, mesmo em idade jovem, uma massa muscular esquelética abaixo da mínima esperada.

Já cognição é a habilidade que nós temos de processar diferentes informações a partir de variados estímulos, recebidos através dos nossos sentidos, como atenção, memória, raciocínio e aprendizado, por exemplo. Existe relação entre elas? Sim. A perda de massa muscular também está associada a dificuldades cognitivas.

DECLÍNIO COGNITIVO E PERDA MUSCULAR

Estudo de revisão recente, publicado em janeiro desse ano, levanta forte ligação entre o comprometimento cognitivo e a sarcopenia, com foco na secreção de miocinas e na disfunção vascular. As miocinas são citocinas (proteínas) produzidas e secretadas pelo músculo em resposta às contrações musculares. Podem agir tanto localmente, quanto cair na circulação sanguínea e atuar em tecidos mais distantes.

A conversa entre o cérebro e o músculo é definida pela ação à distância dessas miocinas, que vão ajudar a manter a função cognitiva do cérebro e prevenir o processo de surgimento de doenças neurológicas. Pensando dessa forma, fica fácil de entender que pessoas com sarcopenia passam a ter respostas musculares menos efetivas e, consequentemente, terão diminuição dos níveis de miocinas circulantes. Uma massa muscular insuficiente e a pouca produção e liberação de miocinas favorecem a disfunção endotelial, a aterosclerose e a presença de placas ateroscleróticas nas carótidas, podendo, por exemplo, causar perda de memória.

CUIDADOS EM RELAÇÃO À SARCOPENIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Diante dessas informações como podemos ficar atentos à nossa massa muscular?

O primeiro passo é procurar um profissional para realizar uma avaliação adequada da composição corporal, já que é preciso entender quanto temos de músculo e de gordura no nosso corpo, se isso está dentro dos padrões considerados corretos ou não.

Segundo ponto, é tratar de manter ou mesmo aumentar a massa muscular. Aí não tem como correr do treino resistido com alguma atividade que imprima uma força contrária a algum peso. O mais indicado seria praticar musculação, que, aliás, é a atividade física mais completa que existe para a saúde e a que mais pode ajudar no envelhecimento com qualidade. Além do treino, é preciso também ficar de olho na alimentação, na ingestão protéica adequada, na qualidade do sono e também no equilíbrio hormonal. Tudo isso é fundamental. E outra dica, comece agora a cuidar da sua musculatura. Não importa a idade ou gênero.  É bem mais fácil manter aquilo que a gente ainda não começou a perder.