ESTILO: SÃO PAULO FASHION WEEK #54 – 3 TENDÊNCIAS MASCULINAS PARA FICAR DE OLHO

Por Ivan Reis

Não é regra, mas as passarelas são fontes de inspiração para os armários e as mentes dos mais ligados às novidades e que não abrem mão do próprio estilo. Em cinco dias dedicados à moda, a edição 54 da São Paulo Fashion Week, realizada de 16 a 20 de novembro no Espaço Komplexo Tempo e locações na capital paulista, trouxe mais de 50 desfiles e bateu recorde após período crítico de pandemia. Com a dificuldade de escolher os destaques da edição, elegemos algumas marcas que estiveram na semana de moda. Observando marcas veteranas e estreantes, elegemos 3 tendências-chave para o guarda-roupa masculino na próxima estação.

NOVA ALFAIATARIA

Não é de hoje que a alfaiataria vem sendo reconstruída. As proporções de calças e paletós aparecem maiores, mais relaxadas e confortáveis. Ousado por natureza, João Pimenta traz comprimentos diferentes para falar sobre individualidade dos corpos, assim como Lucas Leão apostou em paletós amplos, com toque de tecnologia e acessórios irreverentes. A Handred de André Namitala se ateve aos detalhes da camisaria que deixam o básico mais sofisticado. Na À La Garçonne de Alexandre Herchcovitch, os casacos e as calças de streetwear, em moletons e em jeans, aparecem com recortes em várias produções.

BRASILIDADE

Algumas marcas fortaleceram a cultura local e regional de suas origens. Airon Martin, diretor criativo da Misci, apostou em padronagens terrosas em camisas, jaquetas e calças amplas de linho e algodão acerca do regionalismo brasileiro também presente no couro de calçados, bolsas e acessórios. Neste caminho, Isaac Silva propõe camisaria de renda, bermudas e acessórios que remetem à ancestralidade da cultura afro-brasileira.

UTILITARISMO Bolsos, fechamentos externos e internos, além de pequenos detalhes que evidenciam o funcionalismo das roupas também estavam na passarela. Na Dendezeiro, as blusas afiveladas e a calça cargo, clássico do guarda-roupa masculino, voltam a marcar presença. Além dos bolsos, o bom e velho moletom aparece em versões encapuzadas, aberto ou fechado, estampado ou liso, e usado com alfaiataria. Conforto e elegância podem caminhar juntos.