Como estamos numa época especial do ano, resolvemos fazer uma homenagem à data, e ao mesmo tempo fazer uma viagem no tempo ao longo das publicidades natalinas da marca Coca-Cola. Sabemos que o verdadeiro símbolo do Natal é Jesus Cristo, isso é inegável. Mas essa época também tem outro símbolo muito forte criado pela propaganda: O Papai Noel ou Santa Claus.
Através dos séculos, o Papai Noel foi descrito de diversas formas, desde um homem magro à altura de um elfo. Usado um manto de um bispo até de um caçador de animais. O moderno Papai Noel é uma combinação de uma série de histórias a partir de uma variedade de países. Na Guerra Civil o cartunista Thomas Nast desenhou Papai Noel para a Harper’s Weekly, em 1862; Santa foi mostrado como um duende, pequena figura que apoiaram a União Europeia. Nast continuou a chamá-lo de Santa (Claus) por 30 anos e ao longo do caminho mudaram a cor do casaco do castanho para o vermelho tradicional. Embora algumas pessoas acreditem que o Papai Noel da Coca-Cola veste de vermelho porque essa é a cor de Coca-Cola, a roupa vermelha vem da interpretação Nast de St. Nick. A Coca-Cola começou a sua propaganda de Natal em 1920 com os anúncios relacionados em revistas como The Saturday Evening Post.
Neste momento, muitas pessoas pensavam na Coca-Cola como uma bebida apenas para o tempo quente. A Coca-Cola Company iniciou uma campanha para lembrar as pessoas que a Coca-Cola foi uma grande escolha em qualquer mês. Isso começou com o slogan 1922 “A sede não conhece a temporada”, e continuou com uma campanha de ligação com um verdadeiro ícone do inverno – Papai Noel – com a bebida. Em 1930, o artista Fred Mizen pintou numa loja de departamentos a imagem de Papai Noel com uma multidão bebendo uma garrafa de Coca-Cola. O anúncio ganhou destaque maior do mundo na Soda Fountain, que era localizado na famosa loja de departamento de Barr Co., em St. Louis, Missouri, Mizen de pintura e foi utilizada em anúncios impressos que época do Natal, aparecendo em The Saturday Evening Post, em dezembro de 1930.
A Archie Lee, D’Arcy Publicidade, Agência Executiva que trabalhava com a Coca-Cola, queria que a próxima campanha para mostrar um Papai Noel saudável, realista e simbólico. Em 1931, a Coca-Cola encomendou ao ilustrador Haddon Sundblom (ver boxe) para desenvolvesse imagens publicitárias com Papai Noel – Santa mostrando-se, não um homem vestido de Papai Noel, como Mizen o retratou. Para se inspirar, Sundblom se virou para o poema Clement Clark Moore 1822 “A Visit From St. Nicholas” (comumente chamado de “‘Twas the Night Before Christmas”). A descrição de Moore de S. Nick levou a uma imagem do Papai Noel que foi calorosa, simpática, agradavelmente roliça e humana. Para os próximos 33 anos, Sundblom pintou retratos de Santa, que ajudou a criar a imagem moderna de Papai Noel – uma interpretação que vive até hoje nas mentes de pessoas de todas as idades, em todo o mundo.
De 1931 a 1964, a publicidade da Coca-Cola mostrou Papai Noel entregando (e brincando!) brinquedos, parando para ler uma carta e desfrutando uma Coca-Cola, brincando com as crianças que ficaram para cumprimentá-lo e atacando uma geladeira em um número de casas. As pinturas originais de Sundblom eram em óleo, e foram adaptados para a Coca-Cola em anúncios de revista, displays de loja, outdoors, cartazes, calendários e até bonecos de pelúcia. Muitos dos que hoje são itens para colecionadores. O Papai Noel da Coca-Cola Santa fez sua estréia em 1931 no The Saturday Evening Post e aparecia regularmente na revista que, assim como Ladies Home Journal, National Geographic, The New Yorker e outros. A campanha publicitária popular apareceu instantaneamente em cada época, refletindo os tempos. Sundblom continuou a criar novas versões do Papai Noel até 1964. Por décadas depois, da Coca-Cola ter caracterizado a imagem de Papai Noel na base original das pinturas de Sundblom.Estas pinturas originais de Haddon Sundblom são algumas das peças mais apreciadas na colecção de arte dos Arquivos da Coca-Cola, e que tenham sido expostos ao redor do mundo, inclusive no Louvre, em Paris, o Royal Ontario Museum, em Toronto, no Museu da Ciência e Indústria de Chicago, a loja de departamento Isetan, em Tóquio e a loja de departamentos NK, em Estocolmo. O Papai Noel da Coca-Cola teve uma fase duradoura, e a poderosa qualidade poderosa continua a ressoar até hoje. Muitas das pinturas originais podem ser vistas em exposição no Mundo da Coca-Cola em Atlanta ou em turnê durante o período de Natal. No início, o artista Haddon Sundblom pintou a imagem de Papai Noel usando um modelo vivo – seu amigo, Lou Prentiss, um vendedor aposentado. Quando Prentiss faleceu, Sundblom utilizou a sí próprio como um modelo, se olhando em um espelho. Após a década de 1930, ele usou as fotografias para criar a imagem de São Nicolau.
A imagem do Papai Noel apareceu nas caixas de garrafas de Coca-Cola desde 1931, quando o artista Haddon Sundblom criou pela primeira vez a sua versão do St. Nick. A embalagem em si foi criada – e patenteada – pela Coca-Cola. E introduzida em 1923, permitindo que as pessoas tomassem mais garrafas de Coca-Cola em casa. “Sprite Boy” personagem, que apareceu com o Papai Noel e foi utilizado em publicidade da Coca-Cola na década de 1940 e 50, também foi criado pelo artista Haddon Sundblom. Embora a Coca-Cola tenha uma bebida chamada Sprite, o personagem não foi nomeado para a bebida. O nome Sprite Boy veio porque ele é um sprite – um elfo. Sprite Boy apareceu pela primeira vez em anúncios, em 1942, enquanto o Sprite bebida não foi introduzido até a década de 1960. Em 2001, as obras originais de Sundblom de 1962 foram utilizadas como base para um comercial de TV de animação estrelando pelo Papai Noel da Coca-Cola. O anúncio foi criado pelo vencedor do Oscar de animação de Alexandre Petrov.









