MULHER EM FOCO: A VERSATILIDADE DE SAMANTHA SZCZERB

A frustração de estar no lugar errado trabalhando com algo que não a completava foi o que moveu Samantha Szczerb a dar uma guinada em sua vida. Hoje, 20 anos depois, formada em Administração e Jornalismo, Samantha tem conquistado cada vez mais espaço na área de comunicação, moda e artes. Afinal seu trabalho como stylist e assessora de imprensa a faz circular por esse universo sempre disposta a um novo desafio. Aqui na MENSCH ela já assinou diversas capas com os mais diversos artistas. E pela empolgação dela vem muito mais pela frente.

Como começou sua carreira de stylist? Sou formada em administração pela PUC-RJ e jornalismo pela UniverCidade. Assim que me formei em administração, fui trabalhar em uma consultoria francesa chamada Bureau Veritas, e fiquei alocada na Transpetro, em um projeto. Foi aí que minha ficha caiu, e vi que não estava fazendo o que eu gostava, eu não tinha motivação, foi bem frustrante essa fase. Até que o projeto acabou e fui buscar o que eu gostava, que era a moda. Fiz alguns cursos, até que uma revista me chamou para ser stylist e produtora fixa, de lá pra cá já se passaram 20 anos, e continuo fazendo o que amo.

Além de stylist você é assessora de imprensa, o que liga uma profissão a outra? Desde o início trabalhei com revistas de celebridades, meu networking sempre foi esse meio. Com a mudança nos meios de comunicação, e principalmente, redução de pessoas na imprensa em geral, vi que eu estava produzindo os ensaios, e fazendo essa “ponte” com a imprensa para divulgá-los. Até que resolvi fazer essa “ponte”, de maneira mais profissional, e abri a minha assessoria de imprensa. A First Press já tem quinze anos, o que mudou ao longo dos anos, foi à ampliação para outros segmentos. Antes era só marcas de moda, e clientes ligados ao setor de beleza, agora cuido de celebridades também. Foi tudo muito orgânico, sem ter sido planejado.

Como é seu dia a dia, tem alguma rotina no trabalho? Tenho zero rotina, e isso é o que mais me motiva. Adoro o novo, o desconhecido, sou movida a desafios, detestaria ter que fazer todos os dias a mesma coisa. O que me gera muita ansiedade são as milhares de mensagens que recebo no WhatsApp. A primeira coisa que faço ao acordar, depois de arrumar meus filhos para a escola, é ir ver se já tem muita coisa pra responder. Eu detesto deixar as pessoas sem resposta, respondo TODAS as mensagens, e procuro ser rápida. Acho o cúmulo da falta de respeito, e educação deixar qualquer pessoa sem resposta. Eu não tenho problemas em dizer NÃO, falo para qualquer pessoa,  famosa ou não famosa, “não posso”, “não da”, “não quero”, “não vou”…

Como é vestir tanta gente famosa, quem já te deu frio na barriga? Com o passar do tempo, nosso olhar é tão treinado que vai no automático, sou muito prática.  Hoje vendo a pessoa, pessoalmente ou por foto, consigo identificar o que vai funcionar e o que não vai. Entro em uma loja e olho as araras 360° e sei o que produzir para a pessoa que irei fotografar. Esses dias fiz o styling do Bruno Fagundes, e comentei com ele, que deu um certo frio na barriga antes de fotografar o pai dele, Antônio Fagundes. Confesso que em dois minutos, minha impressão foi outra. O António é super fácil de vestir, topa tudo, gosta de cores e de inovar, foi uma delícia. E já teve gente (poucas) que achei que seria fácil, e foi super difícil, não só com a escolha das roupas, mas no humor. Adoro o que eu faço, e nada como ter um dia leve e feliz com a equipe.

Quais seus próximos desafios? Não sou muito de planejamento, tudo aconteceu de forma orgânica, na minha vida profissional. O jornalismo e a moda que me fisgaram, não foi planejado, tanto que só fiz faculdade de jornalismo, depois de ter trabalhado em uma redação de revista. Fiz o inverso, tive primeiro a prática e depois a teoria. Mas o vento sempre foi muito favorável, então confio nas oportunidades e me doo 100% a tudo que faço. Tive a sorte de “esbarrar” em pessoas muito generosas, que apostaram em mim.

Aproveitando, queria saber qual foi a capa da MENSCH que você mais gostou de fazer? Nossa agora você me pegou, foram tantas que nem sei. Mas a última foi especial por ter sido impressa com a Letícia Spiller, que eu amo. Fiz também Mel Lisboa e Renato Góes, que foram impressas. Mas sempre a próxima dá o gostinho de ser a melhor (risos)! 

Fotos Priscila Nicheli / Beleza Titto Vidal