MULHER EM FOCO: TALITA RODRIGUES

Quando beleza, estética e profissionalismo atingem um nível de excelência excepcional não tem como aquele profissional por trás desse feito não vire uma referência. É o caso dessa mulher incrível, a cirugiã-dentista Talita Rodrigues que atua ao lado de profissionais qualificados e dedicados pelo melhor resultado. A MENSCH bateu um papo com Talita para conhecer um pouco mais da sua trajetória até aqui e como tem se comportado esse mercado que cuida da beleza e saúde de forma equilibrada. “Quando iniciei a carreira, existia apenas a parte funcional dos tratamentos. Hoje, podemos tratar o paciente por completo, atuar em muitas áreas. Esso é o nosso grande diferencial”, conclui Talita ao longo da nossa conversa.

Talita, hoje em dia existe uma verdadeira febre por harmonização facial. Como você enxerga isso? É mais um modismo estético ou algo que veio para ficar de fato? Veio para ficar, não tenho dúvidas. Harmonização não é só estética, é algo com que mudamos vidas. Foi algo que lutamos muito para ser reconhecido e hoje, temos como especialidade de nossa profissão. 

Você já chegou a se negar a fazer o que o paciente tem em mente? Como contornar isso, sendo coerente e prática? Já sim, para muitos pacientes. Às vezes os paciente veem como um tipo de Dismorfia corporal, ou seja, Síndrome da Distorção da Imagem, que é um transtorno psicológico que faz com que o indivíduo se incomode profundamente com “defeitos imaginários” ou triviais de seu corpo. Sendo assim, precisamos negar tratamentos para o bem deles, explicando e mostrando sobre os procedimentos. 

Sente que existe uma banalização dos procedimentos estéticos atuais? Onde existe exagero? Na verdade, acho que a Internet banaliza muito. Nós,  como profissionais da saúde, precisamos ter coerência e explicar sobre exageros, e os riscos de cada procedimento. Tudo em excesso, causa malefícios. 

Como cirurgiã-dentista, que conselho você daria para quem pensa em procurar por esses procedimentos? Procure sempre um ótimo profissional, você está mexendo com seu rosto, não procure preço, procure um profissional cauteloso, que cuida de você como ele cuidasse dele. É dessa forma que cuido de cada paciente, como se realmente fosse da minha família. Jamais faço ou indico algo que não faria em mim. 

Como é a proporção homem / mulher de procura na clínica e que procedimentos são mais procurados por eles? A proporção é 70% mulheres e 30% homens. Mulheres procuram muito por toxina botulínica e preenchimento labial. Os homens eles estão se cuidados muito também, muitos veem em busca de uma mandíbula mais marcada e toxina botulínica.

Você, além de Dentista, é professora. Como um ofício ajuda no outro? Falo que quem ensina aprende duas vezes, eu amo atender meus pacientes. E faço isso há muitos anos, e neste ano, fui convidada para ser professora do curso de especialização de Harmonização Facial. Então, agora poder ensinar tudo aquilo que passo diariamente, é muito gratificante. 

Formada em Harvard, como foi aplicar o que aprendeu com técnicas de primeiro mundo dentro da nossa realidade? Qual foi a principal barreira? Fiz o curso em 2018, e em 2020 iria fazer outro, mas com a pandemia, foi adiado. Estudar em Harvard, realmente foi um divisor de águas na minha carreira. Graças a Deus consegui adaptar tudo que aprendi lá e trazer todas as técnicas aplicadas lá para o meu consultório. 

O quanto um belo sorriso influencia na nossa apresentação? Acredito que seja uma das primeiras coisas que reparamos em uma pessoa, o sorriso. E isso também está dentro da harmonização, pois é um conjunto de tudo. O sorriso influencia muito na autoestima, em poder de confiança. Quando eu devolvo um sorriso, eu devolvo autoafirmação, confiança e poder ao meu paciente. 

Hoje em dia, o mercado de produtos estéticos que combatem envelhecimento e retardam o efeito do tempo no rosto, é bem amplo. Em geral, surtem efeito? Como selecionar o que usar? Acredito que todo produto direcionado para o skin care, precisa ser individualizado. Tem sido de muito ajuda e complementa o que é feito em consultório, mas precisa ser com indicação própria para cada tipo de tratamento. Se for dessa forma, temos resultados incríveis. E sobre longevidade, tudo que fizemos de tratamento injetáveis, um complementa o outro

Do seu início de carreira até hoje sendo uma referência na área, muita coisa mudou e evoluiu. No seu caso, o que foi mais significativo nesse ponto? Acredito que hoje podemos atuar na parte estética e funcional e isso foi uma grande vitória para a odontologia. Quando iniciei a carreira, existia apenas a parte funcional dos tratamentos. Hoje, podemos tratar o paciente por completo, atuar em muitas áreas. Esso é o nosso grande diferencial. 

Qual a real beleza? Aquela que expressa a naturalidade, sem exageros.  

Que conselhos daria para os leitores em relação aos cuidados pessoais e com relação ao envelhecimento? Se eu pudesse dar um conselho seria – use protetor solar, muito protetor em todas as situação.

E para relaxar, um bom/boa… Uma viagem, um bom vinho acompanhados de quem amamos.