Originário da região italiana da Toscana esses biscoitos são tradicionais do Natal, mas desde que descobri sua existência viraram um vício, e comida gostosa para mim não tem época. Então, sinceramente, se eu pudesse, comeria todos os dias. Além de deliciosos, eles também são excelentes presentes, basta colocar numa embalagem legal e por experiência própria, são garantia de sucesso.

INGREDIENTES

– 100 g farinha de amêndoas

– 100 g de açúcar de confeiteiro (mais um pouco para polvilhar)

– 1 Clara de ovo

– 1/2 colher de chá de suco de limão 

– 1 colher de sopa de extrato/essência de baunilha

– 1 colher de chá de extrato/essência de baunilha

– Raspas de 1/2 laranja

– Papel manteiga para forrar a fôrma

Se você realmente gosta de cozinhar como eu, recomendo adquirir um silpat/tapete de silicone que facilita a vida de quem se lida com suas obras gastronômicas, para evitar grudar na fôrma. 

Essa receita requer uma certa antecedência, mas garanto que vale cada segundo de espera. O ideal é preparar na noite anterior, mas se você não aguentar esperar tanto tempo, recomendo pelo menos 4 horas de descanso na geladeira.

Agora vamos ao que interessa num recipiente junte o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas e reserve. 

Bata as claras em neve com o suco de limão, até levantar picos firmes. Em seguida, incorpore delicadamente a mistura da farinha com o açúcar com as claras em neves. Nessa etapa, é importante adicionar a mistura às claras e não o contrário e tentar mexer o mínimo possível, queremos preservar ao máximo as bolhas de ar das claras em neve. Uma vez bem incorporado, acione as essências/extratos e as raspas de laranja.

Cubra o pote com papel filme e leve à geladeira para descansar (lembre-se, pelo menos 4 horas).

Depois de descansada, enquanto o forno pré-aquece a 160 graus. Use o restante do açúcar para polvilhar uma bancada seca onde você espalha e enrola a massa num formato cilíndrico com espessura aproximada 4 ou 5 centímetros de diâmetro. Corte a massa em fatias de aproximadamente 2 centímetros e com cada disco faça bolinhas e espalhe pela fôrma forrada com o papel manteiga, mantendo certa distância entre elas (uns 3 centímetros são suficientes) pois elas irão crescer um pouco. Polvilhe um pouco de açúcar por cima dos biscoitos e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até ficarem levemente dourados.

Retire do forno e espere esfriar por pelo menos 15 minutos – não se preocupe se ao retirar do forno eles pareçam ainda meio moles. Eles ganham crocância à medida que esfriam.