Como negar sua existência? Já estão em todos os lados, jornais, revistas e aos poucos vão chegando nos pontos de venda. Estamos falando das cervejas artesanais brasileiras, que nos últimos anos estão se multiplicando em todo país e modificando o paladar brasileiro. Esqueça aquela imagem da loira gelada, a cerveja é muito mais do que isso, uma infinidade de aromas e paladares diferenciados  que só as cervejarias artesanais podem proporcionar. Acostume com estilos e colorações diferentes como stout, barley wine, Porter, kriek, Brown ale, dubbel, tripel, entre outras. No Brasil, o número de microcervejarias está aumentando.

A distribuição e liberação dessas cervejas ainda é um fator de limitação para muitos estados brasileiros, exatamente por isso a dificuldade de encontrar vários destes rótulos em bares. A solução é procurar festivais de cerveja pelo país, existem ótimos que acontecem todo ano como o Beer Day e WikiBier (Curitiba), Festival Brasileiro da Cerveja (Blumenau) e o Beer Experience (São Paulo). Veja alguns rótulos interessantes que podem ser encontrados em lojas especializadas:

*Raphael Rodrigues é sommelier de cerveja, jornalista, administrador no Brasil do site norte-americano Rate Beer e está no comando do www.allbeers.com.br