Para os americanos aficionados por carro, 2010 vai ficar marcado na história, como o ano em que o Chevrolet Camaro ultrapassou o Ford Mustang, depois de 25 anos de hegemonia do esportivo da Ford. Não é novidade para ninguém, que a Chevrolet passou por uns anos conturbados no seu setor financeiro, e por isto, avistou como uma maneira para suportar o mercado vender mais carro (traduzindo: ganha-se mais dinheiro com carros populares). Assim, após se reerguer financeiramente e levantar a sua moral com o mercado americano, pode ter certeza que a Chevrolet irá apostar todas as suas fichas na bola da vez, que chama-se CAMARO!
Em 2010 a GM Brasil começou a importar o Camaro na versão SS para o mercado brasileiro, a procura foi tamanha que a lista de espera hoje dura algo em torno de três meses. A maioria dos clientes que procuram pelo esportivo no Brasil, o considera um ótimo custo X benefício, principalmente para o segmento de carros esportivos. Outro modelo com motor V8, na linha dos 400cv e rodas aro 20, comercializado em terras tupiniquins, ultrapassa fácil a casa dos R$ 200.000,00 (enquanto o Camaro custa R$ 185.000,00).
O carro possui 4,83m de comprimento, com entre-eixos digno de um sedã de luxo, medindo 2,85m, que servem principalmente para acomodar o motor, posicionado à frente. A sua carroceria é baixa, com 1,38 m de altura. A traseira é apoiada por quatro largos pneus, que recebem a carga do motor V8, com 406 cavalos e o feroz torque de 56,7 kgfm.
O modelo mistura um pouco de modernidade com um aspecto meio retro. Os bancos são de couro e possuem aquecimento e 8 opções de regulagem. Outro detalhe que chama atenção é a iluminação azul do painel, a mesma encontrada no Malibu e no Agile, que influenciam no bem-estar ao dirigir.

Dentro do Camaro, cabe com conforto motorista e passageiro, o banco traseiro existe, mas quase só serve de porta-malas. Quanto à tecnologia, foco no computador de bordo com sete funções apresentadas em uma tela de cristal líquido e o Head-Up Display (HDU), um sistema que projeta informações (como de velocidade, rotação do motor e estação de rádio) no pára-brisa do veículo. Há segurança para o olhar não ser desviado da pista, esse sistema foi desenvolvido pela GM em projetos militares. Além disso, o possante vem com rádio com disqueteira para seis discos, MP3 player, entrada USB, Bluetooth e nove alto-falantes.

Na lista dos opcionais, a GM oferece cobertura para o motor, dois tipos de faixa decorativa (uma delas é a que estampa a carroceria do Bumblebee do filme “Transformers”), tampa do tanque em aço escovado, grade frontal diferenciada, apliques estéticos para o interior e capa protetora. Internamente, o carro pode ganhar revestimentos colorido de resina especial, nas cores, amarela, branca ou prata.

Depois de tanto sucesso em 2010, o ritmo não pode parar, em 2011 já podemos ver uma versão do modelo conversível, que eu considero espetacular, a venda nos EUA por U$ 7.000 a mais que a versão normal. Este carrão vem nas opções V6 (312cv) e V8 (426cv), a capota em lona dá todo um charme ao estilo “malvado” do possante.

Para Janeiro de 2012 é prometido uma versão mega nervosa com motor 6.2 V8 com algo em torno de 500cv, internamente a versão é chamada de “HP Model” (High Performance Model) mas deve ser batizada de Chevrolet Camaro Z28, esperamos que todas estas versões venham para o Brasil o mais breve possível!!
Texto: Diego Nunes
Fotos: Divulgação

Fonte:

Auto Esporte

G1

Agradecimento e informações: Autobelo 81-3622 0060