Em época de declaração de Imposto de renda surgem muitas dúvidas a respeito das previdências, e é bom deixar claro que para efeito de dedução de imposto a única Previdência que desfruta desse benefício é o PGBL. Mas o que é? Quem pode utilizar esse benefício? Quais fundos existem no mercado?
O PGBL é plano de previdência que tem como base o incentivo fiscal para os que contribuem com a previdência social e declara o imposto no modelo completo. A finalidade dele é ser um complemento de renda.

 

É um é um excelente plano, mas é preciso averiguar se esse é o plano que vai lhe beneficiar e adequá-lo a sua realidade analisando a declaração de imposto ano a ano (afinal não é o único que existe no mercado). Pois o imposto cobrado na saída do plano (aposentadoria ou resgate) irá incidir sobre o valor total resgatado. Visto que a legislação atual prevê benefícios fiscais para maiores de 65 anos, dois fatores poderão ser decisivos na escolha do seu plano: Quanto você deve contribuir para o benefício da dedução de IR e qual idade irá escolher para aposentadoria.

O PGBL o pode ser dedutível em até 12% da renda bruta anual (ver exemplo de declaração). Poderá se escolhido que tipo de fundo que irá aplicar; existem vários fundos no mercado, desde o mais conservador ao mais arriscado (que na verdade para as Previdências no geral só é permitido fundos moderados com riscos parciais). São eles:

100% em renda fixa.

E percentuais que irão de 10 à 49,9% em renda variável (composição de  fundo de ações).

Os fundos com composições em ações ficam oscilando de acordo com o mercado, e analisando os últimos dez anos tem sido os mais rentáveis, contudo é preciso fazer uma avaliação do seu perfil como investidor.

Abaixo segue uma tabela como exemplo da Utilização do PGBL para declaração de IR:

É sempre bom antes de tomarmos a decisão consultarmos um especialista que irá nos orientar na direção certa, para isso todas as seguradoras têm profissionais especializados nessa área e o mercado nos oferece uma gama delas, busquem sempre a segurança e a confiabilidade e aproveitem para fazer um futuro tranqüilo para você e sua família.
Texto: Mannaly Azevedo
Corretora da Bradesco Vida e Previdência
Fotos: Banco de imagem
Fontes: