Para esta seleção, escolhemos quatro exemplares de vinhos doces que podem ser servidos como aperitivo ou usados para aprimorar sua sobremesa. Anote nossas dicas e deguste em bons momentos.

PREMIUM CREAM SHERRY
Espanhol da região de Jerez, feito pelo curioso sistema de Soleira y Criadeira, no qual os vinhos envelhecem em barricas de madeira empilhadas. Todos os anos com a safra nova, 1/3 do vinho da barrica da soleira (inferior) é engarrafado e vendido. O espaço livre existente é então completado até o topo, por 1/3 de vinho novo da barrica criadeira (superior). Esse trabalhoso processo denominado Saca y Rocio, faz com que a bebida desenvolva aromas e sabores muito peculiares, como esse exemplar, de cor roxo escuro, com aromas intensos de frutas secas, cítricas, mel e toques de balsâmico. Na boca é doce, com boa acidez, encorpado com final persistente e retrogosto de mel.
Wine Soul Store: +55 (11) 2359-8871 – www.winesoulstore.com.br

MOSCATEL DE SETÚBAL 2004
Varietal português vinificado nas colinas da Serra da Arrábida, em Azeitão, com uvas de 100% Moscatel. O produto do envelhecimento por oito anos em barris de carvalho francês, pode ser notado em seus aromas e sabores intensos de flor de laranjeira, doce de laranja, passas, figos, damascos secos e nozes. Na boca, é pleno e demonstra um balanço excelente entre acidez e riqueza de açúcar em meio a sua cor topázio dourada. Foram produzidas apenas 35.000 garrafas. Aproveite.
Portus: +55 (11) 3675-5199 – www.portusimportadora.com.br

CASA DE SANTA EUFEMIA PORTO LBV 2002
Este português da região do Douro, proveniente de vinhas com mais de 25 anos de idade, é elaborado em um blend, com as castas Bastardo, Donzelinho Tinto, Mourisco Tinto, Tinta Amarela e Tinta Barroca. O bom resultado é facilmente percebido ao se abrir a garrafa, com a bela coloração rubi escuro, aromas intensos e sabores marcantes de frutas maduras, como groselha e ameixa. Bastante complexo com final longo e excelente potencial de guarda.
Wine Soul Store: +55 (11) 2359-8871 – www.winesoulstore.com.br

HUXELREBE AUSLESE 2012
Alemão, feito na região de Rheinhessen. A colheita tardia das uvas brancas do tipo Huxelrebe, resulta num vinho bem untuoso, doce, com notas de frutas amarelas e toques cítricos. Revela um bom equilíbrio entre doçura e acidez, com final longo e persistente.
Weinkeller: +55 (11) 4114-6789 – www.weinkeller.com.br