SAÚDE: Coma (e beba) bem antes, durante e depois da folia para não perder o pique

Vai aproveitar a folia do carnaval? Saiba que é muito importante cuidar da sua alimentação, já que escolhas erradas podem comprometer o pique e diminuir a quantidade de dias de festa. Pensando nisso, escolhemos dicas e sugestões do que ingerir antes, durante e depois da folia para que você não se “acabe pela boca” no período de Momo.

ANTES DA FOLIA- Beba bastante líquido (água, sucos). Afinal você precisa estar bem hidratado. – É importante que você faça uma refeição saudável e que nela contenha alimentos fonte de carboidratos, como pães, cereais, macaxeira, massas. Eles fornecerão a energia necessária a ser gasta durante a folia. – Sugestão de um café da manhã: 1 fruta com granola + um sanduiche de pão integral com queijo branco e peito de peru + um suco de fruta.


DURANTE A FOLIA- Cuide de sua hidratação! Beba muita água mineral, água de coco, sucos de fruta ou até mesmo bebidas isotônicas. Assim, você estará repondo as perdas da transpiração. Consuma-os num intervalo de 20 a 30 minutos. Quando ingerir bebidas alcoólicas sempre intercale com copos de água, pois o álcool tem a característica de desidratar o nosso corpo. – E não se esqueça: o álcool é calórico, portanto não abuse!
Alimente-se durante a festa, prefira alimentos leves e de fácil digestão. Evite alimentos gordurosos (frituras, embutidos e queijos amarelos, por exemplo), pois são pobres nutricionalmente e dificultam a digestão. Aposte em aperitivos como as frutas secas, castanhas, pistache e barras de cereais, são ótimas opções. Se optar por fazer um lanche no meio da folia, certifique-se se o local é de boa procedência, tenha uma boa higiene-sanitária, pelo menos aparentemente, pois uma intoxicação alimentação pode encerrar seu Carnaval.
APÓS A FOLIA
Se alimente bem! Coma de 3 em 3 horas e evite alimentos ricos em gorduras e carboidratos refinados. Prefira os integrais.
– Consuma bastantes frutas, verduras e legumes, pois são eles as principais fontes de substâncias antioxidativas e desintoxicantes, fundamentais para a eliminação do excesso de radicais livres e toxinas produzidos nesse período, principalmente os ricos em vitaminas C, A e E. Exemplos: mamão, cenoura, couve, cereais integrais, castanhas, nozes, amêndoas, frutas cítricas, folhas verdes.
Não se esqueça do descanso, durma de 6 a 8 horas para poder recuperar a “energia”.
– Se houve consumo excessivo de álcool, hidrate-se mais do que de costume, já que provavelmente encontra-se desidratado. Só volte a ingerir bebidas alcoólicas após estar bem hidratado e alimentado.
Tenham um ótimo carnaval, sem descuidar da saúde!*Izabel Oliveira é nutricionista, contato: @Izabelnutricao
Fonte: www.maisatividadefisica.com