A zona norte de Recife, mais especificamente Casa Forte, acaba de ganhar um novo suhsi, o Ma-Zushi. Numa proposta mais intimista e para poucos felizardos, o local possui apenas 20 lugares, em um ambiente clean e ao mesmo tempo sofisticado sem exageros. Discreto, o Ma-Zushi fica no mezanino do restaurante (e parceiro) Ostramar, também inaugurado recentemente. A proposta do restaurante nasceu de um profundo respeito e admiração pela tradicional culinária japonesa. Praticando diariamente o espírito do omotenashi: receber o cliente da melhor maneira possível para que desfrute de uma experiência sensorial única e memorável.
Fiéis aos ingredientes e às receitas originais do Japão. Toda semana chegam ao restaurante peixes e frutos do mar frescos vindos de várias partes do mundo. Do camarão rosa (de pesca) ao atum (tipo exportação), peixes da região e outras variedades de pescados de água fria, além de iguarias como foie gras e ovas variadas, como as de uni (ouriço).
Na nossa experiência com o Ma-Zushi, iniciamos com a dupla de tempura de camarão (rosa), super macio envolto de uma fina camada de massa saborosa e crocante na medida. Na sequência provamos um dos guioza mais incríveis que já provamos. Partimos para o Ikura Jo, salmão com ovas de salmão e gema de ovo de codorna, a dica é derramar um pouco de shoyu. A gema funciona quase que como um creme que juntamente com os outros ingredientes proporciona uma explosão de sabores e texturas. Até que chegamos aos sushis e sashimis variados, que vai de cortes especiais de atum, salmão até vieiras. E para quem aguenta chegar na sobremesa, nossa dica é o tempura de sorvete com brigadeiro.
Prezando por um rigoroso processo de aquisição dos ingredientes, selecionados desde a fonte pelo chef Shigueru Hirano – o segundo sushiman mais antigo do Brasil – e praticando a técnica adequada aplicada ao preparo do shari (arroz do sushi). Além de incentivar os visitantes a acrescentarem delicadamente à peça o wasabi e mergulharem o peixe no shoyu japonês de fermentação natural. Todo esse cuidado tem a função de resgatar as raízes da verdadeira gastronomia japonesa, especialmente dos sushis e dos sashimis, além de serem difusores desta cultura localmente através da gastronomia apurada.
SERVIÇO:
Ma-Zushi – Av. 17 de Agosto, 1008 – Instagram: @mazushirecife