CAPA: RAFAEL GUALANDI DANDO O QUE FALAR EM “TERRA E PAIXÃO”

Mesmo formado em Engenharia, Rafael Gualandi não conseguiu deixar o trabalho de ator de lado. Muito pelo contrário, se depender da empolgação e dedicação dele, o Rafael engenheiro passa longe. Mesmo não sendo estreante na TV, o Enzo de Terra e Paixão parece ser seu primeiro trabalho diante da repercussão que o personagem tem ganho dentro e fora da trama. A MENSCH bateu um papo com Rafael sobre esse momento especial de sua carreira, reconhecimento do público, cuidados com o corpo e planos futuros.

Você é engenheiro por formação, o que te levou a atuar? Eu estudo e trabalho como ator bem antes da engenharia, que entrou no caminho apenas pensando em ter ofício menos instável, mas de fato não consigo me enxergar em outra profissão que não seja ator. O que me fez e continua me fazendo seguir essa profissão é o fato de poder viver vidas e experiências diferentes do Rafael Gualandi, da crença no imaginário, e com isso poder transformar muitas outras vidas, diretamente e indiretamente.  

Como surgiu o convite para Terra e Paixão? Surgiu através do produtor de elenco Fábio Zambroni, que já tínhamos trabalhado juntos na novela Além da Ilusão em 2022, me ligou, convidou e confiou no meu trabalho para esse personagem que estou sendo muito feliz em poder interpretá-lo. O Fábio é gênio, faz um trabalho incrível, sempre montando um elenco impecável.

Você já falou em algumas entrevistas que não sabia nada de TI, o que você e o Enzo têm em comum? Eu sou metade humanas e metade exatas, então uma das metades é parecida com o Enzo. Acredito que a determinação e predisposição a ajudar são características compatíveis. Mas apesar disso, temos personalidades distintas, e isso me instiga mais ainda porque de fato há um abismo entre nós dois.

Como tem sido a experiência de estar na faixa mais nobre da TV ao lado de tantos medalhões da dramaturgia? Um enorme privilégio em todos os aspectos. Eu digo e repito que estar numa novela de Walcyr das 21h na TV Globo, ao lado de atores incríveis, é sem dúvida um sonho extraordinário. Mas também não posso deixar de valorizar o trabalho de toda produção e direção, que agregam muito valor. Chegar para trabalhar e tudo conspirar a favor. Não tem preço.

O reconhecimento do público nas ruas já é uma realidade? Já sim e é algo novo pra mim, nunca tinha vivido isso. Demorou um pouco para que as pessoas começassem a relacionar o Enzo com o Rafael. De fato, ainda acontece, porque temos personalidades, vestimentas e energias diferentes, mas o reconhecimento é uma realidade sim e tenho gostado de lidar, consigo sentir um pouco do carinho do público com o personagem e com meu trabalho. 

Você sempre esteve muito ligado ao corpo? Como é sua rotina de cuidados com a saúde? Na verdade, eu nunca fui ligado à estética corporal, mas sempre fui apaixonado por atividade física e esportes. E o meu corpo é resultado de uma vida inteira praticando. Não tem a ver com beleza, e sim com um corpo funcional. O meu corpo faz parte do meu trabalho, preciso cuidar dele tão bem como cuido da voz, da pele, dos estudos, etc. A partir disso, eu busco manter uma rotina saudável com atividades, alimentação balanceada, boas noites de sono e muita água. E paralelamente a isso, hoje eu entendo que meu corpo também é algo que pode me impulsionar comercialmente.

Como é o Rafael no dia a dia? Eu sou uma pessoa que me considero alto astral, pensando sempre positivo; gosto de estar perto da família e dos amigos, sou canceriano, muito apegado. Pratico diariamente minhas atividades físicas. Sou uma pessoa agitada, sempre quero estar fazendo algo, odeio por exemplo dormir à tarde, porque eu gosto de estar vivendo (risos). 

O que a pessoa precisa ter/fazer para te conquistar? Acredito não ter uma fórmula pra isso, mas tem alguns pontos específicos pra me conquistar. Primeiramente eu preciso admirar, como pessoa e profissionalmente; precisa ser bem-humorada porque é isso que busco pra mim; como um completo canceriano que sou, tem que dar carinho, é um ponto especial, (risos). Gosto de praticar atividades, porque é o estilo de vida que eu levo. E por último e não menos importante, tem que ter ambição de mudança, seja no âmbito ambiental e/ou social, ambição de transformação, que é o propósito da vida, na minha opinião.

Tem projetos quando a novela acabar? Tenho ainda um longo tempo até lá, muita coisa pra acontecer, por enquanto estou focado 100% no Enzo. Não estou querendo dividir o foco. Mas tenho planos sim: Voltar ao teatro e produzir meus projetos pessoais, são os concretos até agora.   

Fotos Marcio Farias

Styling Samantha Szczerb

Agradecimentos Portinho RJ e Index