Modelo na vida real e na ficção, a paranaense Rhay Polster nunca imaginou que enfrentaria seu maior desafio fora das passarelas este ano. Isso tudo graças a Chiara, um ousada personagem em “Verdades Secretas 2”, que faz sua estreia na TV. Nas passarelas desde muito nova, aos 14 anos, Rhay, hoje com 24 anos, já desbravava o mundo, para se ter uma ideia, a bela conheceu os cinco continentes antes de completar 20 anos e morou um tempo em Paris. Esse tempo trabalhando como modelo deu a Rhay a necessidade de ter os pés no chão e não se deslumbrar com esse universo da moda e holofotes. Pronta para novos desafios, Rhay já tem novos projetos como atriz pela frente. Mas isso é assunto para outro papo. Enquanto isso vamos curtir ver a Chiara aprontando todas em “VS2” e a Rhay nesse belo ensaio produzido no Hotel Santa Teresa McGallery, no Rio de Janeiro. Essa gata promete!

Rhay, a pergunta que não quer calar, como foi estrear na TV e já com um papel tão forte e marcante em “Verdades Secretas 2”? Fiquei muito feliz quando descobri que iria fazer a Chiara, uma menina de personalidade forte, onde pude emprestar muitas experiências que tive no mundo da moda. Eu comecei a modelar muito nova, minha primeira viagem foi com 14 anos, fui direto para Paris e pude viver a fundo esse universo tão encantador e desafiador. 

Como surgiu o convite e como foi a preparação para interpretar Chiara? Sempre tive interesse pelo ofício de atriz, o que me levou a iniciar a faculdade de Cinema, mas tive que trancar o curso pelas demandas das viagens de modelo. Antes de participar dos testes da série VS2, atuei em uma peça de teatro em São Paulo e, recentemente, o longa-metragem “#” estreia ano que vem. Experiências que me fizeram ter ainda mais vontade de seguir a carreira. Fiz cursos como do estúdio da Fátima Toledo, da escola de atores Indac, e alguns workshops durante minhas viagens como modelo, para ter certeza de que realmente a profissão era algo que eu me sentiria inspirara para dar um foco e redirecionar minha carreira para a atuação. Cheguei a fazer alguns testes para outro projeto da Globo, e logo na sequência fui convidada para o teste da VS2.

O que foi mais difícil, as cenas de nudez e sexo, as cenas drogada ou esse duelo da Chiara com a mãe pelo namorado? Todas as cenas são desafiantes, não existe a mais difícil. Cada uma com seu nível de desafio. 

Falando em nudez, a experiência como modelo te deixou mais despreocupada com a nudez em cena? A nudez para uma modelo não é um tabu, já que nossa profissão já é algo que utiliza a imagem do corpo como uma proposta de estática artística. O que muda na nudez para a série é ela estar ligada ao sexual. Isso para mim foi um desafio novo. Mas o frio na barriga e a possibilidade de estar se colocando totalmente disponível para vida de um personagem é o que tem me feito ficar cada vez mais apaixonada pela carreira de atriz.

Em entrevistas você já declarou que é tímida. Como foi encarar as cenas mais quentes, inclusive de sexo à três? Deu um frio na barriga? A Rhay é tímida, Chiara não. Quando li a cena do voyeurismo, deu aquele frio na barriga!!! Mas a cena foi dirigida de forma muito tranquila e cuidadosa que me deixaram tranquila. 

É verdade que quando você está na pele da personagem fica mais fácil encarar cenas assim? Como percebe isso? Quando entregamos tudo de si o personagem, vai tomando forma, se encaixando. 

Indo para o início de sua carreira como modelo, você começou com 14 anos? Como foi descoberta e como foi esse início tão nova? Eu estava indo no mercado com minha avó comprar batata em Curitiba, quando um booker me abordou, perguntando se eu era modelo, ou se eu queria ser! Desconfiadas, fomos na agência na semana seguinte, e muito rápido já embarquei para Paris, onde tudo começou. Embarquei com apenas 50 euros no bolso e um milhão de sonhos de menina na cabeça. A moda me fez viver experiências lindas: conheci os cinco continentes antes de completar 20 anos, fiz amigos completamente diferentes da minha cultura, tive que tomar decisões importantes muito cedo. O mundo da moda me fez conhecer um mundo gigante. Hoje isso pode me ajudar muito em construir minha personagem que também vem de várias experiências nas passarelas mundo afora. 

Na época de modelo você chegou a morar em Paris e conhecer diversos países desfilando. Que lugares mais incríveis e marcantes você chegou a conhecer? Cada lugar tem seu charme! Paris eu tenho mais intimidade, pois foi onde fiquei mais tempo. Se pudesse indicar para alguém ir, seria Capadócia, pude ter a chance de fazer uma campanha lá! É mágico! 

Até onde o universo da moda te levou? O universo da moda me levou a ter os pés no chão, recebi muitos nãos, me frustrei, chorei, ri, aprendi falar línguas diferentes, culturas, conheci pessoas diversas, eu sou o que sou hoje graças a esse mundo que abriu um mundão. 

Quais as partes mais difíceis da carreira de modelo que você teve que enfrentar? O que faria diferente com a maturidade de hoje? Ficar longe da família é o mais difícil, lidar com muitos nãos muito cedo, administrar uma vida adulta precocemente. Trabalhei a minha adolescência toda. Se eu pudesse dar uma dica para uma modelo que está começando, estude a cultura, aprenda o idioma do lugar, aproveite, se divirta.

Você é uma mulher muito vaidosa? Até onde vai? Como se cuida? Vaidade é meio relativa, queria muito ser essa pessoa regrada com a academia, confesso que não consigo. Passo meus cremes à noite, vou na minha dermatologista.

Onde está a real beleza? Na alma, no caráter. Tendo compaixão com o universo. 

Na novela você irá de certa forma disputar o namorado com sua mãe. Na vida real já chegou a passar por situação de disputa com sua mãe? Não, de forma alguma. 

Com a estreia na TV ficou um gostinho de quero mais? Algum plano em vista já? Tenho, logo, logo conto o que vem por aí! 

Na hora de relaxar, o que faz sua cabeça? Eu amo ver filmes, ler livros, ir ao teatro… essa pandemia está me deixando nostálgica.

O que espera para o novo ano? Que essa pandemia acabe logo! 

Fotos Fernanda Candido

Video William Liborio

Styling Samantha Szczerb

Beleza Elcides Freitas

Locação Hotel Santa Teresa McGallery

Agradecimentos Lybethras, Powerlook, Schutz, Segheto e Erica Rosa e Belle Paiva Joias