MUSA: A HORA E A VEZ DE AOXI

Ela mal estreou em sua primeira novela e já está dando o que falar. Estamos falando da bela Aoxi, uma carioca de 22 anos que chega chegando na novela Travessia (Globo) como uma das grandes revelações trazidas pela autora Glória Perez, onde interpreta a personagem Silene. Porém, a desenvoltura diante das câmeras não é de amadora, além de modelo e agora atriz, Aoxi é também cantora e rapper, com várias músicas lançadas. ‘Terra à Vista’, composta somente por ela, é sua música mais recente. Antes que ela fique sem agenda, tratamos logo de conversar com a gata e trazê-la num ensaio inédito e exclusivo para a MENSCH.  

Você tem sido apontada como uma das grandes revelações de Glória Perez para a novela Travessia. Isso dá um friozinho na barriga? Muita responsabilidade para encarar o desafio? Sim, muito (riso). Mas confesso que qualquer trabalho – novo ou não – dá aquele “frizinho” na barriga, sabe? Pode ser na música, nas passarelas e ainda mais quando o trabalho é na televisão que é o meu caso, minha primeira novela. Mas nada que tire o meu foco. E olha! Fico muito feliz de receber esse feedback de um jornalista que estou sendo uma das apostas a revelação e que assim seja. Esse tipo de comentário só me fortalece cada vez mais como pessoa e artista. É um sinal que a responsabilidade só aumenta e espero que todos possam curtir a minha personagem.

Preparada para estrear na TV em horário nobre? Quem peso isso tem para você? Estar em uma novela da Gloria Perez, com direção do Maurinho, e com um grande elenco já um peso dos bons (risos). Já viu a responsabilidade (risos). Mas estou me sentindo muito feliz e orgulhosa com tudo. Minha estreia oficialmente aconteceu na última segunda-feira, 24 de outubro, com todos do núcleo da Vila Isabel, mas na terça, 25 de outubro foi quando a minha personagem – Silene – deu o ar da graça na trama com seus bordões e alegria. E essa é Silene uma menina cheia de sonhos e desejos pra sua vida. Agora sempre pego me perguntando: será que eu fui suficiente? Será que ficou bom? (risos). Mas quando assisto o resultado final… Pronto!!! É muito gratificante. É a certeza que dei o meu melhor. E isso faz com que o peso e o friozinho da barriga vão embora rapidinho.  

E como surgiu o convite e como foi a preparação para interpretar a Silene? O convite chegou de forma muito inesperada pra mim. Fiquei até surpresa pela forma que fui abordada pela produtora de elenco – Daniela. Ela entrou em contato comigo através das minhas redes sociais, explicou todo o projeto e comentou que tinha gostado do meu perfil, com isso, ela me fez um convite para um bate-papo ao vivo – um teste – e fui dando sequência a todos os processos dentro da emissora – TV Globo – até chegar o retorno oficial do diretor pra falar que eu iria dá vida a personagem Silene. Nossa!!! Foi uma mistura de sentimento, sabe? Posso dizer que foi um dos momentos mais felizes da minha vida e agora da minha carreira como artista. E a partir daí iniciamos o processo de preparação que foi realizado pelo Eduardo Milewicz que pra minha alegria já conhecia o seu trabalho, fui uma das suas alunas em seu curso “Quando Acende a Câmera” e isso me deixou ainda mais confortável para desenvolver a minha personagem.

Ana Carolina da Silva Lima, como surgiu a Aoxi? O nome surgiu em conversa com duas amigas, estávamos falando sobre um nome autêntico e que tivesse essa conexão com o universo da música, na verdade, da arte em geral. E outro ponto que gostaria de trazer em meu nome seria a sonoridade da letra X, que quase não é usada na nossa língua. E foi nessa troca com elas surgiu “Aoxi”

Você começou a trabalhar como modelo, na sequência se dedicou a música onde se destacou como rapper. Como e quando a música surgiu na sua vida? A música faz parte do meu dia (risos), mas foi em 2014 quando eu queria ser DJ, até cheguei a fazer uma dupla com um amigo, nos chamávamos AOXI & DARK HORSE e até chegamos a tocar em festas de aniversários de amigos. Na mesma época comecei a compor também, cheguei a ter uma controladora, uma mini mesa de DJ, mas o curso era muito caro e acabei vendendo e desistindo de seguir esse caminho, então, quatro anos depois – 2018 – conheci uma turma que estava iniciando na carreira do rap, adorava acompanhar as batalhas de rima, sempre ia nas de Santa Teresa e até hoje tenho amizade com alguns até hoje. Nessas vivências comecei a frequentar estúdios e mostrar minhas composições, foi a partir daí que conheci o PAN – amigo que acreditou muito no meu som e me ajudou a lançar meu primeiro single “Faísca”. Nessa mesma época estava iniciando também minha carreira como modelo, então, todo dinheiro que ganhava como modelo, investia na minha arte – na música – do jeito que dava e com isso as coisas foram acontecendo, surgiram novos singles e até feats. Tudo isso com muita ajuda, muitas parcerias, foco e persistência. Posso dizer que tenho grandes amigos! E depois que lancei “Terra vista” meu último single, resolvi dar um tempo na música e focar no meu momento, mas em breve pretendo lançar meu primeiro EP.

Antes de estrear em novela você tinha participado do reality Rio Shore. E soubemos que você pegou fama de descolada e pegadora (risos). Como foi essa experiência? O que destaca? Estar em qualquer reality é intenso, não importa qual. Mas essa experiência foi muito válida, resolvi viver cada momento ali dentro, me joguei de cabeça até porque essa era a proposta do programa. Apesar da “fama” destacada na pergunta, sou muito de observar e me envolver com uma pessoa e foi isso que aconteceu lá dentro, me envolvi com uma única pessoa e ficamos até o final da temporada. Hoje somos grandes amigos.

Carioca flamenguista, o que você mais curte para relaxar na cidade? Praia! Estar com pé na areia, tomar um sol e uma água de coco, dar aquele mergulho no mar é muito bom, me sinto com a alma limpa. Ver o pôr do sol, fazer uma trilha é delicioso é algo que curto muito fazer na cidade. Também gosto de curtir a noite carioca com os meus amigos (risos)… Seja pra ir a um restaurante – para apreciar uma boa gastronomia – ou até mesmo ir para os barzinhos da cidade.

Nas redes sociais você chama atenção por suas polaroids. De onde surgiu a ideia? Eu adoro essa pegada mais vintage! Acho que por causa das fotos do álbum de família que tenho, eu gosto daquela vibe. Fotos antigas me trazem a sensação de que as pessoas eram elas mesmas naquela época. Gosto de transparecer isso. 

Como seleciona o que é público para as redes sociais e o que é privado? Senso. Pra mim é muito tranquilo selecionar o que é válido ou não postar. Eu me conheço muito bem, o autoconhecimento é muito importante não só pra isso, mas pra vida em si. 

A novela Travessia fala muito disso, redes sociais, novas mídias e muita tecnologia. O quanto tudo isso faz parte da sua vida? Acho que desde o dia que eu nasci (risos). Minha família sempre amou tirar fotos e vídeos, temos fotos de todos os momentos, amo ver os álbuns de fotos da minha família, me traz uma sensação muito boa, me faz lembrar da minha mais pura essência. Então, acabei criando uma paixão por fotos e vídeos como dá pra ver em minhas redes sociais (risos).

Solteira? O que uma pessoa precisa ter ou ser para chamar sua atenção? Sim! Nunca namorei. Mas carisma, eu amo pessoas engraçadas, espontâneas. Pessoas que são elas mesmas e não tem vergonha disso, me faz bem. 

Que pecado é mais difícil de resistir? Aqueles que te fizeram acreditar que é o mais proibido.

Um final de semana perfeito tem que ter… Um dia lindo e ensolarado!!

E para conquistar Aoxi basta… Ser você mesmo. 

Fotos Pupin + Deleu 

Stylist Rodrigo Grunfeld 

Make Andre Veloso

Assessoria @passcomassessoria | @eltonmeneses