
Quando se fala em concurso de beleza nossa bela garota da capa, Gabriela Borges, nascida em Brasília, tira de letra. Não é à toa que ela estará indo representar o Brasil no Vietnã. Mas como Gabi chegou até aqui é o que vamos contar nessa entrevista que conta com um belo ensaio exclusivo para a MENSCH. “Miss Cosmo elege mulheres reais, que possuem interesses, que querem crescer e fazer a diferença, serem líderes geracionais”, comentou nossa querida Miss ao longo da entrevista.
Gabriela, como foi que te descobriram e deu início a essa jornada como modelo e miss? Um amigo de faculdade que acompanhava o mundo miss achava que eu levava jeito para ser miss e me inscreveu no primeiro concurso. Como eu nunca havia pensado na possibilidade, eu tive que aprender tudo, a falar em público, estar por dentro de todos os assuntos, pude apresentar o meu projeto social para mais pessoas, aprendi a desfilar, posar, me maquiar…


Em breve você representará o país no Miss Brasil Cosmo 2025 no Vietnã. Como anda a ansiedade e os preparativos? Já sou a Miss Brasil Cosmo, vou representar no Miss Cosmo Internacional que acontecerá no Vietnã. Zero ansiedade por aqui, muita coisa ainda para fazer então acabo focando nisso. Tenho aulas de oratória, atualidades, inglês e espanhol. Ainda tenho que definir traje típico e roupas para competição.
O que é mais duro de enfrentar ao longo desse processo para o concurso? Lidar com a internet. Pessoas que não acompanham, não sabem como é que funciona e querem ter relevância em suas críticas.
Olhando friamente com olhos atuais, como você enxerga o futuro dos concursos de beleza? Já teve um momento em que achei que os concursos acabariam, mas vejo que estão se reinventando, o Miss Cosmo é a prova de que estão antenados. Miss Cosmo elege mulheres reais, que possuem interesses, que querem crescer e fazer a diferença, serem líderes geracionais.
Onde está a verdadeira beleza? No coração bom e no cérebro que trabalha para promover o bem.
O que faz sua cabeça na hora de relaxar? Gosto muito de assistir séries e academia, inclusive estou em falta com a academia por conta das últimas viagens.


É muito vaidosa no dia-a-dia? E você, gosta do que vê? Como lida com o espelho? Me considero vaidosa, mas tudo é equilíbrio… tenho meu tempo de qualidade, sempre cuido do meu cabelo, unhas sempre feitas, skincare duas vezes ao dia, academia…
Quais os seus sonhos profissionais? Algum futuro projeto que faça parte desse sonho? Eu sou formada em moda, estava começando a desenvolver minha marca quando recebi o convite para representar o Brasil na competição internacional. Dei uma pausa, mas assim que encerrar meu trabalho como Miss Brasil e entregar a coroa para a próxima rainha, irei retornar os planos. Minha marca será pensada para mulheres independentes, facilitando mulheres com deficiência a se vestirem, mulheres gordas a encontrarem modelagens sexys, grávidas a conseguirem se vestir com menos dificuldade, idosas…
Quando voltar para o Brasil, com ou sem o título, quais os planos? Fazer com que o concurso cresça no Brasil como o Miss Universo já foi um dia. Continuar meu trabalho com a Smile Train e dar continuidade a minha marca. Ah, talvez casar (risos), já namoro há oito anos.


Fotos Márcio Farias
Assistente de fotografia @ruanfoto
Direção @fabricio_granito
Gabi veste @helciocouture (maiô prata)


