
Uma ótima notícia movimentou positivamente o mercado de drinks e bares, que foi a eleição do bar Tan Tan, que fica em Pinheiros (SP), que ficou entre os melhores bares do mundo conquistando a 24ª posição. A seleção com os 50 melhores bares do mundo em 2025 foi revelada nesta quarta-feira (8) pelo The World’s 50 Best Bars. O resultado foi divulgado por meio de uma cerimônia em Hong Kong. Detalhe, no ano passado, o Tan Tan havia conquistado a 31ª posição do ranking.
Aberto em 2015, comandado por Thiago Bañares e o head bartender Caio Carvalhaes, o Tan Tan é conhecido por unir referências da coquetelaria japonesa a ingredientes e técnicas brasileiras, e já recebeu diversos prêmios como melhor bar de São Paulo. O espaço paulistano se destaca por combinar sofisticação e atmosfera descontraída, equilibrando o conceito de bar e restaurante. De um lado, o público pode acompanhar o trabalho dos chefs na cozinha aberta, que prepara pratos como o katsu sando e as asinhas de frango aka teba com molho de pimenta doce caseiro. Do outro, os bartenders criam coquetéis autorais em um balcão de madeira que se tornou uma das marcas do lugar.

NOVA CARTA DE COQUETÉIS
Batizada “Pour-Hibition”, a carta é composta por nove coquetéis inéditos, divididos em três momentos históricos fundamentais para o desenvolvimento da coquetelaria: Pré-proibição, período em que o consumo de álcool era social, tradicional e parte da cultura popular; Proibição, fase de repressão nos Estados Unidos que impulsionou a criatividade em bares clandestinos, além de incentivar viagens e a troca de conhecimentos entre profissionais da área; e Pós-proibição, quando, com a legalização do álcool, receitas clássicas foram resgatadas e surgiram as primeiras regras de consumo responsável, além de discussões sobre saúde pública, limites legais e o papel do álcool na vida moderna.


“Mais do que uma lista de coquetéis, nos preocupamos em oferecer uma carta com conceitos claros, composta por drinks que contam histórias, tragam conhecimento e estimulem conexão. É uma forma de ir além do entretenimento para realmente criar uma experiência de impacto”, disse o chef Thiago Bañares na ocasião do lançamento da carta.
OS 5 MELHORES DO MUNDO
O Bar Leone, de Hong Kong, com drinks inspirados na coquetelaria clássica italiana, foi eleito o melhor do mundo neste ano. É o primeiro estabelecimento da Ásia a liderar o ranking. O mexicano Handsha Speakeasy ficou na segunda posição. Em terceiro lugar ficou o Sips, de Barcelona. Em quarto lugar ficou o bar Paradiso, de Barcelona, na Espanha. O londrino Tayer + Elementary fecha o top 5.


