Estar com a silhueta na medida certa ultrapassa qualquer conceito de beleza, é uma ligação direta com a saúde. Vários estudos já mostraram que ficar de bem com a balança previne uma série de doenças, se aliar comidas saudáveis a qualquer exercício válido para sair do sedentarismo. Mas manter uma alimentação equilibrada em tempos modernos cada vez mais agitados, tanto na vida profissional como pessoal, é tarefa difícil.

Para quem o relógio corre sempre mais rápido e não abre mão de uma vida saudável, há serviços nutricionais que podem ajudar. A Prodieta, clínica que tem mais de duas décadas e atua em Pernambuco e na Paraíba, é uma das que estão antenadas com a necessidade de oferecer praticidade para o homem moderno também na dieta. Mas comida prática não está necessariamente ligada à falta de requinte. Pelo contrário, o sabor e a alta gastronomia podem sim está de bem com as calorias.
Foi com esse conceito que a nutricionista Sylvia Lobo criou, há 23 anos, o conceito do SPA em Casa, que fez a Prodieta ser a pioneira no Brasil com o conceito, seguindo até hoje como inédita nesse tipo de acompanhamento nutricional. Lobo explica que a ideia do programa surgiu após observar a dificuldade de muitos em elaborar sua alimentação de forma equilibrada e saudável. “O mais importante é unir a praticidade e o sabor, saindo do ritual de toda dieta composta apenas de grelhados e saladas cruas para que a pessoa se sinta bem e motivado a seguir com o processo de emagrecimento e manter o peso”.

 

Assim, a proposta é levar o SPA até a casa de quem precisam de incentivo para iniciar uma dieta e não dispõe de tempo para ficar nos hotéis que desenvolvem o SPA com internamento. As refeições são congelas e com as calorias especificadas para levar para casa, tudo de acordo com a orientação do nutricionista e direcionada para cada pessoa. O engenheiro civil Bruno Aquino é um dos que aderiu ao serviço, pois trabalha o dia todo, sem sobrar muito tempo para preparar a refeição ideal.
Há cerca de 10 anos, Aquino estava acima do peso. Sem medicação, somente com dieta personalizada e com o SPA em Casa, perdeu 88 kg em dois anos. “Estou conseguindo manter o peso até hoje porque a vigilância é eterna. Se me descuido em algum momento, retomo a dieta mais rigorosa para compensar”. Atualmente, com 27 anos, o engenheiro consegue manter seus 95 kg, distribuídos em 1,92m de altura, mesmo sem conseguir praticar exercícios regularmente. “Hoje, estou trabalhando na Transnordestina, mas amanhã pode ser outra obra. Minha vida é bastante corrida, por isso é até mais prático as refeições congeladas, vem na medida, sem risco de repetir o prato, além de compensar na balança”.

 

No SPA em Casa, são mais de 70 pratos diferentes, primando pelo sabor e de baixa caloria. Entre eles, o strogonoff de camarão, com apenas 155 calorias na porção individual, que leva verduras, suco de limão, molho shoyo, creme de leite e ketchup, mas tudo light. O arroz integral à grega é uma ótima opção para acompanhar o prato, com 176 calorias, completando uma refeição rica em nutrientes e de baixo teor calórico. Torta de bacalhau, filé de tilápia ao molho de castanha e almôndegas de peixe ao molho de mostarda são outros pratos de frutos do mar oferecidos e são, geralmente, os mais leves, pois são as carnes menos calóricas.
Há também opções de carnes vermelhas e frangos, como filé gratinado com queijo, filé ao creme de amêndoas com castanhas do Pará, fricassê de frango e filé de frango ao termidor. O salpicão de frango, com 168 calorias, que também está no cardápio, pode ser acompanhado com batata dourada com orégano, com 162 calorias. Já as crianças têm uma dieta ainda mais personalizada com o SPA Kids, que inclui alimentações especiais e lanches.

 

Em outras partes do Brasil, apesar de não ter acompanhamento nutricional, existe também várias empresas que trabalham com comidas congeladas nos moldes de um SPA, ou seja, com as calorias e nutrientes especificadas, com refeições para se adaptar a dietas de 600 ou 800 calorias, geralmente. Entre as pioneiras do setor, está a Komida d’SPA, especializada em dietas balanceadas. O cardápio é elaborado para que haja um equilíbrio dos macronutrientes, como os carboidratos, proteínas, gorduras e fibras alimentares, além de atender às necessidades diárias dos micronutrientes, entre eles, as vitaminas e os minerais. O diferencial no serviço é também na entrega à domicílio. Mas para adquirir esse tipo de produto, é importante que a pessoa tenha um acompanhamento médico e nutricional paralelo. Investindo numa boa alimentação, pode valer levar uma vida saudável para ser mais saborosa. Fica a dica da MENSCH!
SERVIÇO
Prodieta: Recife (PE) e João Pessoa (PB) / (81) 3241.5961 / www.prodieta.com.br
Komida d’SPA: São Paulo (SP) / (13) 3392.2212 /  www.komidadespa.com.br