CARRO: Veloster, o conversível da Hyundai chega ao Brasil inovando no design e tecnologia.

Desde que a Hyundai lançou na mídia nacional o seu mais novo objeto de consumo para aqueles que curtem um carro de “boy”, não se fala em outra coisa quando o assunto é quatro rodas: o Veloster 2012. A fabricante não poupou tecnologia para este carro, que já chega inovando no mercado por ter três portas (uma porta única para acesso ao banco traseiro). Além disso, vem com sistema de telemática (lue Hyundai link), Pandora Internet Rádio com tela de sete polegadas touch-screen, e um novo motor 1,6 litros de injeção direta com quatro cilindros acoplados.

 

É inevitável não se impressionar com o seu design, aliás, em relação a isto, tira-se o chapéu para esses Koreanos, não é a toa que eles mudaram completamente os olhos dos consumidores brasileiros, haja vista o enorme sucesso do i-30 no mercado.
Na verdade o Vesloster parece até um cupê compacto, entretanto, seu design foi inspirado numa moto esportiva. Na frente é notável uma forma agressiva de grelha detalhando o capô, já quanto ao teto, não precisa nem comentar que já é uma atração a parte. Na traseira, no local da mala, tem-se uma escotilha de vidro distinto do teto, duas saídas de escape cromadas no centro e o símbolo da Hyundai em destaque. O modelo vem de fábrica com rodas de 17 polegadas e oferece também dois tipos de rodas de 18 polegadas.
O motor também merece destaque, trata-se do novo Gamma 1.6 litros GDI, possui quatro cilindros e é o menor motor já fabricado pela montadora, usando injeção direta de gasolina, que ajuda a economizar combustível de até 40 mpg na estrada, combinando com a menor emissão de gases tóxicos, mostrando também uma preocupação com o verde. Através do uso do sistema GDI, o motor gera uma potência de pico estimado de 138 cavalos a 6.300 rpm e torque máximo de 123 kgfm em 4850 rpm.  A máquina também traz um controle eletrônico de aceleração, uma cadeia de cronometragem, sistema de indução variável e o inovador revestimento de anti-fricção.

No cambio, a Hyundai optou por seis velocidades e nova transmissão de dupla embreagem, sendo manual, é garantida a idéia de baixo consumo de combustível e esportiva, combinando com os benefícios da transmissão automática, tais como grau de conforto e troca suave, com nenhuma das perdas de eficiência normalmente associados com conversores de torque. Muito se comentou sobre a terceira porta do Veloster, principalmente quando foi lançada no North American International Auto Show 2011. Talvez numa estratégia de marketing ou uma forma de se diferenciar no mercado. Afinal, pagar um alto custo por um carro que não seja quatro portas, só vale a pena quando se tratar de um super modelo esportivo, concordam? Ou seria esta uma evolução? Acredito que uma única porta na traseira, possa trazer um pouco de desconforto para os passageiros. Bem, isso só o tempo dirá.

Já a condução, parece ser bem confortável, pois o Veloster é equipado com uma suspensão dianteira McPherson, molas helicoidais, amortecedores a gás e um estabilizador de 24 mm de diâmetro. A suspensão foi desenvolvida focada em estabilizar o controle do peso do corpo, usando amortecedores monotubo. Quanto à direção, vem ajustável eletricamente. E como tecnologia nunca é demais, o modelo já vem de fábrica com um display multifunções de sete polegadas touch-screen, o motor em start-up e um sistema de som de última geração, além disso, há três layouts de interface que o condutor poderá escolher. A tela tem um ícone, o Pandora Internet Radio, para transmitir internet a partir de um iPhone, Android ou Blackberry, também é possível gerenciar e acessar suas musicas pelo reconhecimento de voz. O sistema conta ainda uma câmera retrovisora e ainda um programa que lhe da um feed back da qualidade do combustível e sua economia.

Enfim, parabéns a Hyundai por finalmente trazer ao Brasil um carro com design esportivo, desempenho de consumo excelente, além de muita tecnologia. Foi um grande avanço da Hyundai conceber esse motor extraordinário, que é mais econômico que um carro híbrido. A condição para reserva do veículo é o pagamento de um sinal de 10% do valor total nas concessionárias, com as primeiras entregas agendadas para o início de setembro. Esta máquina esta custando a bagatela de R$ 68.000,00 a R$ 75.000,00.

Fonte:

Site oficial: www.hyundai.com

Siga a MENSCH no Twitter: @RevMensch