Não há como negar que Madonna foi a primeira Pop Star da história a romper barreiras culturais e sociais. E hoje é dia de celebrar! Madonna completa 65 anos nesta quarta-feira (16). Desde a primeira apresentação da cantora já se percebia que aquele furacão loiro tinha algo além apenas da música. Madonna sempre teve acima de tudo muita personalidade e determinação. E ao longo de sua trajetória, foi ocupando diversos postos que lhe cabiam, além de cantora, Madonna também trabalhou como atriz, produtora musical, dançarina e empresária. Ao longo de quatro décadas na estrada, a artista impactou a indústria da música com letras, clipes e comportamentos vanguardistas, e foi além ao impressionar também o ramo da moda.
Nascida e criada em Michigan, Madonna é uma das figuras de maior impacto na cultura pop, e sempre aproveitou sua visibilidade para além da expressão artística, incorporando temas sociais, feministas, sexuais, políticos e até religiosos em suas composições e discursos. Desde a década de 1980, ganhou a fama de Rainha do Pop, quando emplacou diversos hits que se tornaram verdadeiros hinos – como “Like a Virgin”, “Material Girl” e “Like a Prayer”. Seu segundo álbum de estúdio, Like a Virgin, que chocou muitos conservadores e vendeu mais de 10 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. E a cada novo disco Madonna se reinventava, mudava de visual, de conceito e lá se via uma nova Madonna renascendo a cada novo trabalho. E sempre isso influenciou o mundo fosse na moda, na música ou no comportamento em geral.
Paralelo a música Madonna se dedicou ao cinema e como de costume, sempre dava o que falar, como no clássico Procura-se Susan desesperadamente (1985) e Evita (1996), título que rendeu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical, no ano de 1997. Além do polêmico Na Cama com Madonna (1991). Hoje, a artista acumula cerca de 190 prêmios, dentre Grammys, VMAs e até mesmo já entrou em livros de recordes, como a cantora com mais discos vendidos.
É nítido perceber que Madonna não faz o mesmo barulho igual que fazia nas décadas de 80, 90 ou 2000. Ou que algum hit recente dela alcançou o topo das paradas musicais. Mas a cantora ainda é uma referência no mundo da música pop. E para quem é rainha, nunca perde a coroa. Atualmente Madonna ainda integra a lista das artistas mais ricas do mundo. De acordo com a revista Forbes, Madonna já teria arrecadado cerca de US$ 1,2 bilhão ao longo de sua carreira, o que equivaleria a R$ 5,9 bilhões aproximadamente. E indo novamente de encontro as normas sociais e o culto a juventude que Madonna mostra que de idosa ela não tem nada, e prepara para estrear sua nova turnê “Celebration” (Guy Oseary, empresário da rainha do pop, anunciou que a cantora estava se recuperando de uma infecção bacteriana duas semanas antes do início da Celebration Tour. Ele confirmou a internação em uma unidade de terapia intensiva, em 24 de junho, para tratar a doença). God save the Queen!
Que tal rever 8 videoclipes mais polêmicos de MADONNA?
Madonna (1983) – Like A Virgin
Madonna (1986) – Open Your Heart:
Madonna (1989) – Like A Prayer:
Madonna (1990) – Justify My Love:
Madonna (1992) – Erotica:
Madonna (2003) – American Life:
Madonna (2012) – Girl Gone Wild:
Madonna (2019) – God Control: