CARREIRA: ALBA REGINA TAVARES BRILHA EM ‘TERRA E PAIXÃO’, NAS TELONAS E NA SAPUCAÍ

A atriz Alba Regina Tavares, que integra o elenco fixo de “Terra e Paixão”, trama do horário nobre da Globo e se prepara para atuar no longa- metragem policial “Tiro Certo” dirigido por Roger Davill ainda no primeiro semestre. Além de atuar, Alba é pole dancer e faz sucesso com a personagem “Polerina”, do bar de “Cândida” na novela global. Alba desfila há 20 anos como composição na tradicional escola Salgueiro e também pratica pole dance com frequência. A artista está sempre em busca de novos desafios e quando sobra tempo, gosta de praticar outras modalidades como a natação e o stand up paddle, que é sua atual paixão. Além de ter formação em artes cênicas, Alba também é graduada em administração de empresas. Para saber mais sobre a atriz, confira nossa entrevista abaixo: 

Como você começou na carreira artística? Comecei tarde, quando já tinha 28 anos … sonhei ser atriz desde que assisti a primeira peça de teatro, quando ainda era criança. Apesar de sonhar ser atriz desde muito cedo, só pude investir nesse sonho, após já estar graduada em administração e poder trabalhar e ganhar meu próprio dinheiro. 

Você já era cadastrada no banco de talentos da rede Globo há mais de 15 anos e já fez participações em novelas. Como foi estrear no elenco fixo e quais foram os desafios? Sim, meu cadastro é antigo e apesar de já ter feito algumas participações em novelas e programa como o “Linha Direta”, poder participar de uma novela do início ao fim, é uma experiência única e incrível. Os maiores desafios, sem dúvida é fazer com que  a ansiedade trabalhe em pró da profissão para ser uma profissional melhor a cada dia. Estar num set com ícones como Suzana Vieira, Glória Pires e Tony Ramos, entre outros é um privilégio e tanto, pois além de ícones, são inspiração e exemplo de disciplina, dedicação e humildade. 

Você também é formada em Administração. Também é uma paixão como atuar? Sim, gosto muito de trabalhar na área administrativa executiva financeira, que exerço há muitos anos e que me concedeu muitas conquistas, inclusive estudar e concretizar a formação profissional como atriz. 

No longa-metragem “Tiro Certo” você também viverá uma dançarina. Quais as diferenças entre as personagens Shirley e Polerina? Polerina faz parte de um núcleo cômico e leve, com tiradas engraçadas. Já Shirley estará envolvida em uma trama, pesada, aonde o protagonista vai ao seu encontro em busca de informações que o levem a prender suspeitos perigosos. 

No teatro você fez mais espetáculos de comédia. Fale um pouco sobre a sua atuação nos palcos e o gênero comédia na sua carreira. Não comecei fazendo comédia, meu primeiro espetáculo foi em homenagem a Garcia Lorca e apesar de também ter feito “A sapateira prodigiosa”, que era uma personagem cômica, tive mais destaque interpretando Bernarda Alba, uma matriarca que após ficar viúva pela segunda vez, obriga suas cinco filhas a viverem reclusas e sob o seu comando. Mas sim, gosto muito e me sinto à vontade fazendo comédia. 

Tem alguma personagem dos sonhos que gostaria de interpretar? Uma vilã ou uma louca.

Você além de praticar pole dance, gosta de outros esportes e modalidades. Como é a sua relação com esporte e dança na vida? Amo praticar o pole dance, mas foco mais na parte esportiva e das acrobacias. Gosto muito de dançar, mas não profissionalmente e mais para me divertir com os amigos. 

Você é Salgueirense e desfila há mais de 20 anos como Composição da escola. Como aconteceu essa sua relação com o Carnaval? Já pensou em desfilar em outra ala diferente da Composição? Aconteceu meio que por acaso, na época era mais micareteira e nem gostava de sambas de escolas… Uma amiga que foi convidada a desfilar colocou como imposição que só desfilaria se tivesse companhia e me levou junto, mesmo sem que eu quisesse. Mas bastou o primeiro desfile para que me apaixonasse pela avenida e logo após o primeiro desfile, fui conhecendo como era a preparação até o desfile, fiz muitos amigos, o que me levou a desfilar em quase todas as escolas, mas como os ensaios e presença em todas, começaram a se obrigatórios, tive que optar por uma e o coração salgueirense gritou mais alto e assim, estou lá até hoje. Cheguei desfilar no chão em uma ocasião, mas gosto mesmo de vir como composição em cima do carro alegórico.

Você é uma mulher vaidosa? Do que não abre mão? Sim, muito vaidosa. Não abro mão do perfume que uso há mais de 30 anos, do salto alto, que devido usar há muitos anos, me é confortável, parece que estou usando chinelos. Não posso usar tênis, sapatilhas ou sapatos baixos por muitas horas, pois sinto dor nos pés,  que irradia para as pernas. 

Na hora de relaxar, o que procura? Ficar na praia ou piscina pegando sol e batendo papo. 

Para conquistar a Alba Regina Tavares basta… Ser inteligente. 

Quais os planos para o futuro? Participar do filme que estou escalada e continuar em busca de novas oportunidades, na TV, cinema e teatro.

Fotos Rodrigo Lopes @rodrigolopes
Make e cabelo Marinalva Lemes @marilemes_makeup
Produção Marlon Portugal @marlonportugal
Ateliê carnaval Belisario Cunha @cunhabelisario
Assessoria Elaine Cruz @cruzcomunicacao