CARRO: Jaguar F-Pace – O primeiro modelo suv produzido pela icônica fabricante britânica de carros de luxo

 

O Jaguar F-Type dispensa apresentações. Ele é talvez o habitante do imaginário de nove em cada dez pessoas sobre o modelo que representa os atributos da marca. Agora junte-o ao carro conceito C-X17, projetado pela Jaguar com foco no motorista, para extrair o mais alto desempenho. Elemento desses dois ícones inspiraram o desenvolvimento do Jaguar F-Pace, modelo que inicia a Jaguar no mundo SUV, disponível a partir de setembro de 2016 nas concessionárias do Brasil.

O alto desempenho do F-Pace começa a ser percebido já na sua arquitetura, com o alumínio predominando em 80% das partes. As linhas puras garantem a elegância e sugerem alta performance com o carro em movimento. Aliás, movimento é o que não faltará, pois vem equipado com o mesmo motor do F-Type, o 3.0 Supercharged, movido a gasolina (a depender das versões). São 380 cv de potência para impulsionar o SUV a 100 km/h em incríveis 5,5 segundos, ajudados por um câmbio automático sequencial de oito marchas.

Algo que chama realmente a atenção é o sistema Adaptive Dynamics, também emprestado do modelo esportivo F-Type. Ele monitora, com alta velocidade de processamento, o movimento do veículo em até cem vezes por segundo e, o das rodas, em até quinhentas vezes por segundo. Imagine-se, agora, no comando do F-Pace, com toda a dirigibilidade que esse sistema pode oferecer. Uma experiência e tanto.

 

Por dentro, as coisas não são diferentes. O luxo e o acabamento de primeira são perceptíveis em todas as versões do veículo, assim como o espaço interno gera um conforto para todos os ocupantes. O porta-malas tem capacidade para 508 litros, o que o torna também bastante funcional. A tecnologia embarcada é outro destaque, pois é puro entretenimento através dos sistemas InControl Touch e InControl Touch Pro, com tela de 12,3” e resolução similar a de smartphones e tablets e um processador quadricore, proporcionando uma excelente experiência audiovisual e também de navegação.

No Brasil, chegam as versões Prestige, R-Sport e S, que custam respectivamente R$ 309.300, R$ 360.500 e R$ 405.900. A cereja do bolo, contudo, é o First Edition, a série numerada que terá apenas dezenove unidades comercializadas no país. O modelo será oferecido ao mercado apenas no primeiro ano de fabricação e contém todos os elementos top de linha de acabamento, motorização, tecnologia embarcada e pinturas exclusivas. De fato, algo marcante para a experiência do seus felizes proprietários.