CINEMA: 5 FILMES IMPERDÍVEIS DE ALAIN DELON

Ícone do cinema francês Alain Delon faleceu domingo (18), aos 91 anos, na cidade de Douchy, na França.  Delon ficou marcado por interpretar anti-herois e vilões, tornando-se um dos galãs do cinema, e considerado um dos homens mais bonitos por décadas. Ao todo, participou de mais de 80 produções cinematográficas e esteve junto de cineastas importantes como Louis Malle, Jean-Luc Godard, Michelangelo Antonioni e Jean-Pierre Melville. Diante de sua vasta carreira, a MENSCH selecionou 5 dos filmes mais marcantes da sua carreira:

O SOL POR TESTEMUNHA (1960)

Tom Ripley (Tom Ripley) é enviado para Europa a mando do Sr. Greenleaf com uma missão: trazer o filho Philippe (Maurice Ronet) de volta para os Estados Unidos. O jovem mimado engana Ripley, fingindo que vai retornar para casa, mas em nenhum momento pretende deixar sua noiva Marge (Marie Laforêt). Acreditando que o rapaz falhou, o Sr. Greenleaf corta o seu pagamento. Assim, Tom entra em desespero e resolve assumir a identidade, e a boa vida, de Philippe.

O ECLIPSE (1962)

Após passar a noite discutindo, Vittoria (Monica Vitti) rompe com Riccardo (Francisco Rabal), seu namorado. Ao ir se encontrar com a mãe (Lilla Brignone) na Bolsa de Valores, Vittoria conhece Piero (Alain Delon), um jovem e elegante corretor da bolsa. Ele é um sedutor e ela resiste no início, mas gradativamente vai se apaixonando.

O LEOPARDO (1963)

1860, Sicília. Durante o período do “Risorgimento”, o conturbado processo de unificação italiana, o príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster) testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia. Num cenário caótico de fortes contradições políticas, ele luta para manter seus valores.

O SAMURAI (1962)

Jeff Costello (Alain Delon) é um assassino profissional metódico e perfeccionista. Seus atos são cuidadosamente planejados nos mínimos detalhes e ele nunca foi surpreendido em ação. Uma noite, porém, ele é flagrado por uma testemunha durante uma execução. A partir de então sua vida transforma-se num inferno.

QUARTOS SEPARADOS (1984)

Robert Avranche (Alain Delon) é o dono de uma garagem que anda frequentemente alcoolizado. Em um trem, pensando que nada de bom nunca aconteceu com ele, uma jovem mulher entra no seu compartimento e puxa assunto. Ela conta uma história e os dois acabam fazendo amor, mas ela desce na estação seguinte. O homem se apega à mulher como se fosse sua última esperança e começa a procurá-la.