VAIDADE: Tendência masculina coque samurai + barba lenhador

A barba há muito deixou de ser moda ou tendência e virou algo que faz parte do visual do homem atual. Daí surgiram novos estilos além da barba hipster que predominou durante muito tempo. Porém, atualmente, a barba conquista os homens cada vez mais, que optam principalmente pelo estilo lenhador, bem volumosa e despojada. Outra tendência que tem surgido dentro do universo de cuidados masculino em relação ao visual é o coque estilo Samurai. Para entender melhor conversamos com o barbeiro Vinicius Monteiro, da D.O.N Barber Beer (RJ) e Sergio Werner, do Werner Coiffeur (RJ).

Lenhador ou lumberjack, em inglês, conquistou o público masculino ao redor do mundo. Leonardo DiCaprio, Jared Leto, Jake Gyllenhaal, dentre outros atores… “É um modelo que combina com todos os tipos de rosto, mas é mais indicado para homens de personalidade cool e despojada, não para os mais sérios”, ensina Vinicius. “Esta barba é volumosa e leva um formato arredondado”, diz o barbeiro, que indica ter em mãos um óleo hidratante para mantê-la limpa e viçosa. “Outro cuidado primordial é sempre secá-la com secador e evitar os fios úmidos”.

A combinação da barba lenhador com o coque samurai tem sido vista incessantemente pelas ruas e nos desfiles de moda. “Não é obrigatório ter barba para aderir ao coque samurai, nem vice versa. Porém, os dois juntos deixam o visual muito mais descolado e bonito”, afirma Sergio Werner, do Werner Coiffeur (RJ). 

Também chamado de “top knot” na versão internacional e usado em homens e mulheres, o coque pode ser adotado no topo da cabeça com o cabelo todo preso ou no meio rabo. “O coque depende muito do tipo e do comprimento do cabelo. É a textura que vai moldar o top knot. Atualmente, ele combina com situações mais descontraídas. Independentemente da ocasião, aconselho usar sempre um elástico fino e discreto de cor neutra, bem próxima da cor do cabelo e grampos também, se possível”, ensina o expert.

De acordo com Sergio, infelizmente o estilo não deve ser adotado por todos os homens, já que algumas profissões pedem um estilo mais sério e sóbrio, como advogados, engenheiros e economistas. “É comum vermos o coque e a barba lenhador em homens mais modernos e da área artística, de comunicação… Por isso, a maioria é de atores e modelos”, finaliza.