Para quem pensa que trabalhar com fama e celebridades é só glamour não sabe nem da metade do esforço que se faz para atingir o sucesso. Lembrando que o sucesso é momentâneo e sempre precisa se criar novas formas de atingi-lo. Ryck Leonavicius, paulista descendente de Lituânos, atua como assessor e RP desde muito jovem e hoje está prestes a dar um salto na sua carreira com a abertura do novo espaço que fará parte do incrível complexo Photo 21, que é o ponto central para produção de conteúdos. Afinal, se o foco é sucesso, lá está nosso querido Ryck em ação.

Ryck, com uma trajetória de sucesso  como RP e assessoria de comunicação, como avalia o mercado de quando você começou para hoje em dia? Minha avaliação é positiva. Muitas coisas mudaram para melhor e tem coisas que permanecem da mesma forma. Eu sou da época em que quase tudo era resolvido presencialmente, não existia whatsapp e redes sociais. Trabalhar com artistas na época que eu comecei era uma coisa muito restrita. Hoje com os avanços das mídias sociais e com o surgimento de novos influencers e artistas a cada dia, o sucesso ficou mais acessível. O que não mudou é o fascínio que o sucesso causa nas pessoas, é isso que move o nosso segmento e eu acredito que será sempre assim. 

Indo para o início de tudo… Quando e como você começou a trabalhar nessa área? Quais os artistas que você já trabalhou? Comecei no final dos anos 90 trabalhando como office Boy no escritório da Mara Maravilha, ela também foi a primeira artista assessorada por mim. Sou muito grato por essa oportunidade pois aprendi muito com ela, e foi ela que abriu portas em minha vida Em seguida eu abri a RL ASSESSORIA, já trabalhei com Aline Barros, Carla Perez  na época do É o Tchan e depois continuei assessorá-la quando partiu para carreira solo . e diversas figuras da mídia no auge de suas carreiras, hoje o casting da RL conta com nomes como Adriane Galisteu, Simony, Sophia Eldo, Lívia Andrade, Nicole Bahls, Fernanda Lacerda, Jesus Luz. Entre outras. 

Compartilha com os leitores algo de backstage que você nunca compartilhou com ninguém e que foi marcante na sua vida profissional? No backstage acontecem muitas coisas surpreendentes e algumas coisas impublicáveis (risos), mas um fato curioso que aconteceu foi com a nossa saudosa Hebe Camargo. Eu estava num dia não muito legal acompanhando uma artista que iria se apresentar em seu programa, ela ficava o tempo todo me olhando e percebeu que eu não estava bem! Num certo momento ela foi até mim e disse, sinta-se bem, fique feliz e me deu beijo na frente de todos, isso aconteceu minutos antes de entrar no palco nos bastidores Fiquei extremamente emocionado. Nunca mais esqueci isso, eu sai de lá radiante e muito feliz. 

Que dificuldades enfrentou no início que trouxeram mais superação? Todo começo é marcado por dificuldades e comigo não foi diferente. A minha maior dificuldade foi conquistar reconhecimento e credibilidade entre tantos nomes já consagrados no segmento.

Quando foi a virada de chave que você percebeu que estava no caminho certo? Foi em 2001, quando a RL Assessoria produziu o evento de lançamento da capa da revista Playboy com Carla Perez, na época ela era a artista de maior sucesso no Brasil, eu nunca tinha visto tantos famosos prestigiando um evento. 

Cursos e especializações, como foi esse seu preparo até aqui? Ou foi algo muito intuitivo? Eu direcionei meu aprendizado para as ações que realizo atualmente, fiz cursos de fotografia, que eu amo e também de design, porque eu gosto muito de criar, também fiz curso de direção criativa que me ajudou bastante em dirigir alguns vídeo clipes como da cantora Deborah Blando que foi até parar em trilha sonora de novela da Globo e distribuído em canais musicais fora do Brasil. No início da carreira era tudo muito intuitivo, eu sempre tive uma visão bem show business e espetacular sobre tudo.

Qual, digamos assim, o segredo de um bom trabalho de RP e assessoria? Não tem segredo, o que existe é determinação e confiança, acreditar no que faz e acreditar no potencial das pessoas que trabalhamos.

O que não pode faltar e quais os erros a serem evitados? O que não pode faltar é mesmo a determinação, e o que deve ser evitado é postergar as ações, principalmente nos dias de hoje, onde tudo muda a cada segundo, a todo tempo surgem novas notícias, e o que era um furo ou uma super matéria, daqui cinco minutos já não é mais. 

Você sempre trabalhou com grandes artistas como Nicole Bahls e Adriane Galisteu. Como lidar com anseios, vaidades e produtividade? Como equilibrar tudo isso? Sim, desde o início eu tive o prazer de trabalhar com grandes nomes. Na maioria das mulheres, cada uma delas tem suas peculiaridades, eu não diria vaidades, por que para alcançar o patamar que cada artista de sucesso ocupa as vezes é necessário deixar as vaidades de lado e colocar a mão na massa. Como dizem, nem tudo é glamour. Para encontrar o ponto de equilíbrio em cada trabalho que realizo o ideal é respeitar a individualidade de cada um e proporcionar o máximo bem estar, ter cuidado e carinho. 

Aliás, falando em vaidade… É um meio onde a vaidade tem que ser controlada ou pode colocar tudo a perder. Como lidar com isso sem perder o foco? Eu não considero como vaidades e sim como necessidades de cada artista, isso faz parte do meu trabalho, sempre procuro atender ao máximo as solicitações de cada cliente. Quando surge alguma demanda que não pode ser atendida, eu sei lidar muito bem, nada que uma conversa não resolva.

Como é sua rotina básica de trabalho? E onde arruma tempo para você? Não existe rotina nenhuma (risos), como eu gosto de acompanhar a maioria dos trabalhos de perto, então cada dia eu estou em um lugar diferente. Eu concílio os eventos e trabalhos com o lazer sempre que possível, mas vou confessar que essa vida artística é bem corrida.

Uma novidade é que em breve você estará abrindo um novo espaço de trabalho O que vem por aí? Conta pra nós… Sim 2022 tem sido um ano marcante para a RL Assessoria, estamos inaugurando nosso novo espaço que faz parte do incrível complexo Photo 21, que é o ponto central para produção de conteúdos. Neste espaço iremos receber nossos clientes, futuros clientes e parceiros, onde serão desenvolvidos e colocados em prática ali mesmo os nossos projetos, pois contamos com a melhor estrutura do Brasil.

Qual o maior desafio nisso tudo? O desafio maior eu acredito que é lidar com a urgência da notícia, as coisas mudam e se atualizam. O maior desafio é se manter atual e moderno, em tempos que vivemos na velocidade da luz.   

Pra você trabalho e diversão às vezes até se misturam diante da agenda de atividades. O que mais curte nesses momentos de pausa? Sim eu me divirto trabalhando, isso é fato, se deixar eu falo de trabalho 24 horas por dia e quem convive comigo que aguente, crio o tempo todo, pesquiso o tempo todo (risos). 

Quem é Ryck Leonavicius e o que deseja mais? Eu sou um cara determinado e que desconhece o impossível. Eu quero tudo aquilo que o universo tem para me oferecer. Meu maior desejo é expandir minha marca e abrir novas vertentes da RL assessoria onde possa atuar mais fortemente na moda na música e em diversos segmentos.

No casting alguém especial que você tem digamos um carinho especial? Todos são especiais, tenho uma história e gratidão com cada um que passa em minha vida, posso dizer que sou bem apegado a cada um deles. Nicole Bahls sempre me aconselha, sempre me coloca para cima, já me fez realizar grandes sonhos na minha vida, Simony conheço desde adolescente é minha amiga irmã! Adriane Galisteu já me ajudou tanto é tão amorosa, tão generosa. Eu sou um cara muito sortudo por ter tantas pessoas incríveis ao meu lado. E claro não poderia deixar de agradecer as pessoas que trabalham comigo, meus amigos e parceiros que sem eles nada seria possível.

Ryck, o que você curte fazer nas horas vagas? Eu amo ficar com meus dogs Fael e Fred, eu amo viajar e curtir a natureza, gosto de ficar com minha família que é o meu bem mais precioso. 

Frase que define você? “Conquiste seu espaço com humildade, sem passar por cima de ninguém , seja leal a todas  as pessoas, pratique o bem.”

Photo @moisespazianotto 

Styling @patyrys

Make @carlinhosalcantara

Dogs Viggo & Victoria @edgardmoralesbrito @doberman_aaaweissensee