DESIGN: Porsche, um clássico do design (também) fora das pistas.

Quando se pensa na marca Porsche logo nos vem à mente carros potentes e de alta tecnologia automotiva. Mas o que muita gente não sabe é a enorme linha de produtos desenvolvidos pela Porsche Design. Que é uma das marcas de luxo líder no segmento high-end de acessórios masculinos. São produtos de alto design que atrelam arte, tecnologia e luxo para homens de bom gosto (e alguns dólares no bolso). A “Porsche Design Studio” foi criada em Stuttgart em 1972 pelo Prof. Ferdinand Alexander Porsche, neto do fundador da Porsche e designer do modelo Porsche 911, que logo cedo virou um ícone do ideal do carro esportivo.

Hoje a Porsche Design Group, com sede em Bietigheim-Bissingen, é uma subsidiária de propriedade majoritária da Porsche AG. Atividades da empresa e estão focados no Studio Design Porsche em Zell am See, na Áustria. Prof. Alexander seguiu em suas criações na área e expandiu para uma vasta linha de produtos que vai de acessórios masculinos clássicos, tais como relógios, óculos de sol, uma linha de fragrâncias masculinas, malas de viagem, uma coleção de moda, telefones celulares até acessórios para o lar. Comercializados em todo o mundo sob selo “Porsche Design”. Em comum, o padrão de qualidade com uma seleção cuidadosa de materiais de alto nível e acabamento.

DÉCADAS DE DESIGN E BOM GOSTO

Ao longo das décadas a Porsche Design foi criando estilo e produtos de acordo com o mercado. Nos anos 70 foram marcados por cores vivas e formas orgânicas, a que resultaram em produtos com clareza geométrica e o uso de metal como material principal. O design foi capaz de dar expressão a essas tendências naturais de cada década e o elemento de design tornou-se moda em muitas áreas. Já no mundo acelerado dos produtos eletrônicos, onde o tempo de vida dos produtos é cada vez mais breve, a Porsche procura acompanhar as últimas tendências para garantir o sucesso de produtos como um novo modelo de celular sempre que surge com as novas tecnologias.
 

Em 1994, a divisão de merchandising da Porsche AG, ganhou o nome de “Seleção do Porsche”, que foi alterado para “Seleção Driver Design da Porsche”, em 2004. Todos esses itens são vendidos em Centros Porsche em todo o mundo, lojas de luxo e em eventos como a Copa do Carrera. E desde 2000, os produtos vêm sendo vendidos através das lojas online Porsche além de suas lojas espalhadas pelo mundo. Muitos desses produtos se tornaram clássicos que permanecem mais atuais do que nunca. Estes clássicos são uma prova clara da longevidade dos conceitos de design da Porsche Design.
 
RELÓGIO
O relógio P’6780 Diver, é o segundo modelo de mergulho da marca em 25 anos. Resistente à água até 1000 m e uma caixa composta de 3 partes, conta com um maravilhoso dial de fácil leitura mesmo no escuro. O movimento fica alojado em um cilindro de aço inoxidável. O cilindro encaixa-se em uma estrutura de titânio na qual um eixo na parte baixo permite a inclinação da caixa. A coroa, ou botão de corda, fica na posição 12 horas. Além disso, o P’6780 Diver da Porsche Design apresenta duas grandes inovações: uma junta de vedação que dispensa o uso de válvula de descompressão de hélio. A junta aumenta o poder de vedação proporcionalmente à pressão. Na descompressão, a própria junta libera as moléculas de hélio, tornando a operação automática. A outra inovação é a função de inclinação da caixa, que libera a regulagem da luneta. Após voltar a caixa à posição original, a luneta fica travada, impossibilitando a alteração da indicação do tempo de mergulho. Tudo isso num design moderno e inovador, com pulseira em borracha com fecho dobrável em aço e titânio e com extensão para mergulho.

Fotos: Divulgação
Site oficial: www.porsche-design.com
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