Aquele velho calendário na parede, ou mesmo oficinas mecânicas, com mulheres nuas ou em poses sensuais que costumávamos ver tomou outro rumo desde que a Pirelli, famosa marca de pneus, tomou a frente e fez de uma idéia simples e antiga em algo relevante no mundo da fotografia sensual dos calendários. A cada ano a marca procura inovar e ousar, sempre com muita criatividade e sensualidade. Não são simples mortais do sexo feminino que tomam as páginas do calendário, são mulheres famosas e modelos das mais famosas agências no mundo. Sem falar que para a disputada tarefa, estão os fotógrafos mais requisitados do planeta. O resultado não poderia ser outro, requinte, sofisticação e beleza nas ricas folhas dos calendários Pirelli.
Ao longo dessas 38 edições do calendário, já passaram por ele fotógrafos como por Patrick Demarchelier que imortalizou a China em 2008, e mais recentemente Terry Richardson, que em 2010, retratou as belezas brasileiras Brasil. Nessa edição de 2011, “The Cal”, foi assinado pelo badalado Karl Lagerfeld, artista e badalado no mundinho fashion. Karl Lagerfeld fotografou e criou o “Mythology”, nome do calendário este ano, em seu estúdio em Paris. Nessa concepção, Karl trouxe à tona uma de suas grandes paixões, as lendas e mitos da mitologia greco-romana, que conta a origem do homem e do mundo através das aventuras de deuses e deusas, heróis e heroínas. As fotos fazem uma verdadeira viagem a história, através da linguagem universal da fotografia, “Mythology” leva-nos de volta para as raízes da civilização clássica e reaproxima o Calendário Pirelli do Velho Continente onde, há quase 140 anos foram iniciadas as atividades de uma companhia que se tornou uma multinacional que hoje opera em mais de 160 Países“.O calendário tem ainda a brasileira Isabeli Fontana, assim como já tiveram a participação de outras modelos brasileiras, como a top Gisele Bundchen, e a atriz Juliane Moore, chamada pelo estilista para encarnar Hera, mulher de Zeus e “primeira-dama” do Olimpo. “Quando pensei em Hera, quis que ela fosse Juliane. Como tenho talento para convencer pessoas, não foi difícil trazê-la para o meu lado. E o resultado, é claro, foi maravilhoso“, disse Lagerfeld.
São 36 fotos e 24 temas que variam entre divindades, heróis e mitos gregos, que compõe o Calendário 2011. A visão estética de Lagerfeld reflete nas fotos que parecem esculturas clássicas antigas, tamanha a beleza e rigor estético, imprimindo assim personalidade às imagens, e realçando a beleza dos corpos diante o grande contraste do p&b, e através do impecável uso das luzes e sombras, o que proporciona tridimensionalidade às fotos. “Atrizes e modelos encarnam os novos heróis e representam a nova idéia de beleza“, afirma Karl Lagerfeld, ao nos apresentar através de suas belas fotos um ideal imortal de beleza. Uma beleza olímpica de corpos perfeitos.






