Giovanni “Jack” Savoretti (nascido em 10 de outubro de 1983) nascido de pai italiano e mãe meio-alemã, meio-polonesa, Savoretti cresceu em Londres e depois se mudou para Lugano, na Suíça. Quando criança, estudou na The American School In Switzerland, onde ele pegou um sotaque que ele descreve como “transatlântico de vira-lata”.

Com um tom rouco de voz, Savoretti fez sucesso com seus álbuns. Já lançou seis álbuns de estúdio até hoje: “Between the Minds” (2007), “Harder Than Easy” (2009), “Before the Storm” (2012), “Written in Scars” (2015), “Sleep No More” (2016) e “Singing to Strangers” agora em 2019.

“Eu estava escrevendo o tempo todo, era a única coisa a fazer, sentar-se sob uma árvore com um bloco de notas, [e] vá em outro lugar em sua cabeça. Eu estava nas nuvens”, comentou ele sobre sua adolescência. Quando sua mãe deu-lhe um violão e sugeriu que ele tentasse colocar algumas de suas palavras a música, ele estava “surpreso quanto mais gente ouve você quando você está cantando do que quando você lê um poema,” ele admite.

Aos 16 anos. Savoretti fez dois duetos com Shelly Poole chamado “Anyday Now” e “Hope“, que aparecem no álbum da cantora Hard Time for the Dreamer, que foi lançado em setembro de 2005. “Depois disso, eu não conseguia parar, era constante escrever, a cada dia, se tornou quase uma forma de conversa, na minha maneira de interagir com o mundo.”

Savoretti começou a se tornar bem conhecido nos Estados Unidos depois que várias de suas canções apareceram em filmes e programas de TV, incluindo a bem-sucedida série romântica de adolescentes, One Tree Hill. Apesar de seu segundo álbum, “Harder Than Easy 2009“, gravado com uma formação estelar incluindo membros da banda de Tom Waits e Counting Crows, e mixado pelo vencedor do Grammy, Jack Joseph Puig, não foi promovido do jeito que ele gostaria, sendo lançado em os EUA apenas como um download.

Em 2016, Savoretti gravou um dueto com Elisa, chamado de “Waste Your Time on Me“, no álbum da cantora, “On”. Promovido por uma aparição no The Graham Norton Show, o material se tornou o primeiro álbum número um de Savoretti em 24 de março de 2019, “Singing to Strangers”, e de lá pra cá tem sido só sucesso.

Ouça um de seus mais badalados sucessos: