Nosso personagem dessa matéria nasceu em Angola, mas veio para o Brasil ainda criança. Dedé Quental é personal trainer na academia R2 em Recife e atua há 24 anos na área de educação física. Com grande experiência acumulada, fruto da sua busca incessante por conhecimento, somam ao seu currículo passagem por diversas academias na Europa e nos Estados Unidos.

“Tudo começou com um sonho que se tornou realidade, desde de pequeno que sonhava em trabalhar com Musculação, aquela sensação de fazer as pessoas se sentirem bem, era e é a parte mais satisfatória desse trabalho.”

Por diversas vezes Portugal foi seu porto seguro para mundo. As dificuldades de exercer a atividade no início da carreira não foram barreiras para Dedé. Haviam poucas academias e a profissão de personal trainer era pouco compreendida e valorizada pelos praticantes de atividade física da época. Dedé estava determinado e foi começando seu trabalho com parentes e amigos. Dez anos se passaram… Com a atividade de personal mais difundida nas academias pela Europa, foi para Madrid, onde teve a oportunidade de atuar como personal por um período curto, mas que agregou bastante na sua experiência internacional.

Após um tempo do seu retorno à Portugal, mais uma vez as terras lusitanas ficaram pequenas para Dedé, que queria atuar na Inglaterra. Foi morar em Londres por um ano e conciliando com outros trabalhos conseguiu desenvolver bem a atividade de personal trainer junto a um grupo de alunos e academias, somando mais experiência a sua profissão.

Apesar da evolução das academias e da atividade de personal trainer na Europa a busca por mais conhecimento e novas experiências levou Dedé Quental para os USA. Há 3 anos Dedé aterrissou em Miami, considerado um dos polos do mundo fitness. Ao contrário da Europa a atividade de personal é bem mais valorizada, as pessoas têm o hábito de cuidar da saúde. Existem diversas academias espalhas pela cidade, praticamente todos os condomínios possuem local para prática de atividades físicas.

A cada ciclo de experiências Portugal atraia Dedé de volta, sempre com a expectativa de encontrar uma maior receptividade na área e uma evolução pelo passar do tempo, o mesmo retornava motivado a desenvolver um trabalho diferenciado como personal trainer. Em todos os locais que Dedé passou ao longo desses anos, identificou características peculiares da região quanto a prática de atividade física. Portugal, por questões culturais, mais uma vez não conseguiu segurar Dedé e toda sua vontade de atuar na terrinha. A falta de compreensão da importância do personal no acompanhamento dos praticantes de educação física e a falta de estímulo das próprias academias, foram alguns dos fatures que levaram de volta ao Brasil.

“Com exceção de Miami nos USA, ao longo dos anos que atuei fora, não vi nada parecido com o Brasil, que é uma referência na área fitness. Vi muita invenção e pouca funcionalidade. Em geral, as academias na Europa estão mais preocupadas em recrutar alunos que realmente promover bons serviços.” 

A IMPORTÂNCIA DO PERSONAL TRAINER

O personal trainer é o profissional de educação física que assessora e desenvolve um programa de treinamento para um atleta, visando um determinado objetivo. Respeitar a individualidade biológica de cada aluno com suas condições físicas e disponibilidades para os treinos, são fatores cruciais para o sucesso do treinamento.

“Entre os mais diversos objetivos de um aluno, emagrecer, sem dúvida, é um dos mais desejados. Para quem está acima do peso, começar uma atividade física e manter uma disciplina alimentar com hábitos saudáveis, exige certa determinação. O personal tem o conhecimento e estímulo necessário para assessorar na conquista desses objetivos.”

Estudos mostram que os resultados obtidos com acompanhamento de um personal são até 40% maiores que quando praticado junto a professores coletivos nas academias ou de maneira individual. Com o acompanhamento personalizado, o comprometimento e dedicação do aluno é bem maior, tem menos abstenções e os exercícios são realizados de forma mais técnica e eficiente.

Já está comprovado que a prática de atividade física regular traz diversos benefícios ao atleta além do ganho de massa muscular. Combate obesidade e sedentarismo, melhora as condições cardiovasculares e respiratórias, aumenta a densidade óssea, auxilia no controle da depressão, insônia e reduz as chances de desenvolver Alzheimer.

Antes de iniciar a prática de qualquer atividade física, procure um médico para avaliar suas condições de saúde e possíveis restrições. Praticamente todas as academias dispõem de um profissional para realizar uma avaliação que será parâmetro para os seus treinos. O acompanhamento de um personal quando possível é indicado, o mesmo irá desenvolver um programa com embasamento técnico, visando atingir seus objetivos de forma consistente, sem pôr em risco sua integridade.

Escolha um esporte ou atividade que mais se identifica, opções não irão faltar. Seja em uma academia ou ao ar livre o importante é praticar uma atividade de forma regular. Então… Levante do sofá e mova-se, a prática de esportes, mais que estético é fundamental para uma vida mais saudável.

Veja vídeo MENSCH:

PERSONAGEM Dedé Quental | CREF: 765/PE (dedequental)

TEXTO Fábio Carrilho (@fabiocarrilho.c3)

FOTOS Rafaela Carrilho (@rafaelacarrilhofotografia)

AGRADECIMENTOS Marcelo Caminha (@marcelocaminha) e Wanessa Coutinho (@wanessacoutinho)