Quando penso em um Smoothie eu logo imagino um bowl colorido e saboroso, com uma textura cremosa e rica em nutrientes. Basicamente um Smoothie contém frutas, vegetais e gelo, tem um sabor refrescante e uma consistência líquida “sedosa”, mas para mim não é bem assim! Eu vejo os Smoothies de outra forma, para mim eles podem ser uma refeição prática e super nutritiva que se encaixa perfeitamente na nossa rotina e estilo de vida entregando ao corpo tudo o que ele precisa.

Em um Smoothie podemos ir muito além de apenas frutas e vegetais. Para que ele se torne uma refeição completa, é possível turbinar as receitas com ervas, especiarias, sementes, superfoods, muitos verdes e até mesmo suplementos alimentares. Isso nos leva a uma viagem em meio a tantos sabores, texturas e nutrientes em um só bowl, obtendo diferentes sensações a cada colherada.

Entre tantas experiências gastronômicas em busca de uma refeição saudável e completa, que atenda as nossas necessidades, nada foi tão prático, rápido e prazeroso como fazer um Smoothie. Comer frutas e verduras desta forma é muito mais divertido. As diversas combinações de ingredientes nos leva a um mundo infinito de sabores inesperados, e o melhor, é muito difícil de errar a mão. Seja lá o que você estiver planejando fazer, uma refeição, um pré-treino ou uma sobremesa, seja sempre criativo, experimente novos ingredientes e novas combinações em buscando sabores e texturas fora do comum.

COMER COM OS OLHOS

O grande segredo para tudo dar certo é a apresentação. Dê a primeira colherada com os seus olhos, crie algo bonito e colorido, que te dará água na boca antes mesmo de você ter provado. Brinque com as cores, com as texturas e com as diferentes camadas que você pode criar. Faça de seu Smoothie algo cremoso, saboroso, refrescante, colorido e nutritivo.

A visão é o primeiro sentido a ser despertado na hora da refeição, ela que dará o estímulo inicial aos próximos sentidos (ou não). Um prato com visual bonito e uma apresentação feita com capricho já está com o sucesso quase garantido, ele despertará o desejo e dará água na boca de qualquer pessoa.

Quando você prepara um prato só para você, sozinho em casa, e antes de dar a primeira garfada você olha para ele e pensa: “merece até uma foto” … Nessa hora você alcançou o objetivo. Dever cumprido. Quando você é uma pessoa sensível, com olhar artístico e com fome, qualquer lanchinho pode virar uma obra de arte. Este é o meu caso! A união da minha paixão pela cozinha com minha formação em design despertou este hábito de combinar cores, brincar com contrastes, texturas, e criar formas diferentes em cada bowl.

Por isso eu faço à todos a sugestão de dedicar uns minutinhos há mais na hora de montar os bowls, mesmo que você não leve jeito tente se inspirar em uma foto e coloque um pouco de carinho além dos ingredientes. Enquanto isso vamos a minha sugestão de Smoothie nutritivo, bonito e saboroso.

Ingredientes:

– 1 de beterraba cozida e gelada

– 2 bananas congeladas

– 1 laranja descascada e sem sementes

– 1 folha de couve

– 1 colher de café de canela

– 100 ml de leite de coco

Toppings:

– coco ralada

– morangos

– blueberries

– semente de girassol

– semente de abóbora

– pitaya branca

Modo de Preparo: adicione todos os ingredientes em um liquidificador, começando pelos mais líquidos e em seguida os sólidos deixando por último os congelados. Bata por aproximadamente 50 segundos até ficar cremoso.

Dica: evite bater por muito tempo para que o Smoothie não aqueça e fique líquido. Você pode escolher os toppings de acordo com os itens que tiver na sua despensa, escolha ingredientes que irão adicionar texturas crocantes como granolas e sementes, frutas frescas ou secas que irão adicionar mais sabor e pastas de amendoim ou nuts também combinam muito bem dando mais cremosidade ao seu bowl.