Carnaval é tempo de festa, muita festa. E para agüentar os quatro dias de folia com muito pique, o ideal é tomar alguns cuidados especiais com a sua alimentação e hidratação. O esforço intenso exige muito da condição física dos foliões e para repor as energias perdidas precisamos de uma alimentação rica em nutrientes e de fácil digestão, é importante lembrar que geralmente nessa época, ou melhor depois das festas muita gente adoece, fica gripada ou com moleza no corpo, isso acontece porque a tendência é que nossa imunidade baixe depois de tantos exageros.

Conheça algumas dicas do Nutricionista Especialista André Luiz Lemos da ALL Nutrição Esportiva para uma boa alimentação durante e após o carnaval e um cardápio completo com 2 opções especialmente elaborado para ajudá-lo a aproveitar o carnaval sem comprometer sua saúde e te oferecer muita disposição.

DURANTE A FOLIA
● Faça refeições leves à base de carboidratos complexos e integrais (massas, pães, batata, cereais, aveia, inhame, macaxeira). Eles são absorvidos mais lentamente pelo organismo do que os carboidratos simples (açúcares), garantindo um suprimento de energia mais duradouro.

● O consumo de frituras não é aconselhado, pois elas apresentam um alto teor de gordura e podem dificultar a digestão, dando aquela sensação de peso no estômago.

● Alimentos ricos em vitaminas e minerais tais como frutas, verduras e legumes estão liberados. Eles possuem baixo valor calórico e repõem com eficiência os principais nutrientes perdidos no suor como o sódio, potássio, magnésio e cloretos.

● Durante a festa, nunca deixe de se alimentar, isso vai te deixar fraco, Uma barrinha de cereal, suco de fruta, água de coco ou picolé de frutas são boas opções e fácil de serem encontradas nos dias de momo.

● No caso de ingestão de bebidas alcoólicas, faça com moderação e nunca com o estômago vazio. Além de muito calóricas (cada grama de álcool fornece 7 Kcal), quando em excesso elas podem levar à desidratação, intercale as bebidas alcoólicas com muitos goles de água.

● Nesses dias a hidratação nunca é demais, tome água o tempo todo, pois a perda de água através da transpiração é intensa e junto com ela perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro.

DEPOIS DA FOLIA

● Beba muita água, água de coco, picolés ou sorvetes de frutas, suco de frutas e consuma 3 a 4 porções de frutas (ou 2 xícaras de salada de frutas) durante todo o dia, as frutas ajudam a repor rápido as energias perdidas durante a festa.
● Escolha sempre “Proteínas Magras” (Encontramos proteínas principalmente em alimentos de origem animal: carnes, Frango, Peixe, ovos, leite e derivados), prefira as do tipo light e cuidado na preparação, pois em muitos casos nesse momento é que a proteína “magra” ganha alto teor de gordura.
● Procure consumir em toda principal refeição os 3 principais grupos de alimentos.
1 – Reguladores (frutas, verduras e legumes): Laranja, mamão, tomate, alface, cenoura, beterraba…
2 – Energéticos (Grãos e raízes): Massas em geral, de preferência do tipo natural ou integral.
3 – Construtores (alimentos de origem animal): Frango, peixe, carnes, ovos, leites e derivados.
SEGUEM MAIS ALGUMAS DICAS BÁSICAS QUE VOCÊ PODE LEVAR NO SEU DIA-DIA PÓS-CARNAVAL:
01 – Faça um bom plano de hidratação;
02 – Mastigue bem os alimentos;
03 – Consuma alimentos variados;
04 – Não exclua grupos de alimentos;
05 – Respeite os horários das refeições;
06 – Procure um ambiente tranquilo para realizar suas refeições;
07 – Faça sempre as principais refeições e incluia lanches entre elas, num intervalo máximo de 3 horas;
08 – Não abuse das gorduras, dos açúcares e do sal;
09 – Procure ler os rótulos dos alimentos;
10 – Faça exercícios físicos regularmente;
11 – Mantenha seu peso saudável;
12 – Evite o fumo e as bebidas alcoólicas;
13 – Procure ter uma boa noite de sono.
Texto: André Luiz Lemos
Especialista em Fisiologia do Exercício
Especialista em Nutrição Esportiva
http://www.allnutricao.com/
Fotos: Divulgação, Banco de Imagem