Determinação, ambição na medida certa e muito talento, sem dúvida essa é a receita de sucesso do empresário de moda Romeriton Paulo. Da banca de feira no interior da Paraíba a destinos como Dubai. A trajetória de Romeriton é pura inspiração de vida. Desse seu trabalho com a moda nasceu a Closet Deluxe, que tem conquistado cada vez mais espaço e trazido novos desafios ao nosso homem da capa. “Empreender, pra mim, é criar e inovar. É enxergar oportunidade até nos problemas”, conclui ele ao longo da nossa entrevista. E pelo que pudemos ver, oportunidades não irão faltar, Romeriton está no meio do seu percurso.    

Romeriton, como foi o início da sua trajetória profissional? Como a moda surgiu pra você? Durante a faculdade de administração, comecei a vender roupas pra conseguir me manter e me apaixonei pelo universo da moda, além de perceber que eu tinha muito jeito pra lidar com as pessoas. Tranquei a faculdade, as vendas foram aumentando e um tempo depois consegui abrir minha primeira loja.

Como foi sair da Paraíba e desbravar o mercado no eixo RJ-SP? Eu sabia que SP era o maior polo de atacado do país e o grande propósito de minha vida sempre foi tornar minha marca referência no ramo do atacado. Então, assim que estruturei tudo em João Pessoa, fiz as malas e vim embora. Prometi as minhas irmãs adultas que ia trazer uma por uma pra trabalhar comigo e mudar a vida delas, e, consegui. Hoje moram todas aqui, trabalham comigo e não tem nada melhor que isso.

Você chegou a trabalhar como enfermeiro e fisioterapeuta. Mas quando descobriu que isso não era o suficiente para você, que queria ir além? Sempre quis mudar a história de minha família, sempre almejei dar melhores condições de vida para meus irmãos e sobrinhos e eu sabia que, com essas profissões, dificilmente conseguiria fazer tudo isso. Deixei a faculdade de enfermagem e de fisioterapia porque não gostei de estagiar em hospital. Logo após, comecei a faculdade de administração e vendia roupas para ne manter. Quando comecei a vender roupas vi que o meu mundo era aquele e deixei tudo.

Da barraca na feira a Dubai. Chegou a sonhar tão alto assim? Sim, a vontade de mudar a minha história de vida e dos meus, fizeram-me sonhar muito alto. Sempre acreditei em meu potencial e no potencial de minha marca. Hoje, olho pra trás e sinto orgulho de cada tijolinho construído porque, mesmo diante das dificuldades, Deus nunca me abandonou e honrou todo meu esforço.

Você é a prova viva de que vale a pena sonhar e correr atrás. Que lições você levou pra vida e o que diria a quem sonha alto como você sonhou? A primeira e mais importante grande lição é que, acreditar e confiar em Deus faz com que tudo dê certo. Muitas noites eu pedi a Ele tudo que tenho hoje e Ele me concedeu. A segunda, é a lição que, não existe sucesso sem trabalho e sem esforço. Eu diria que é possível conquistar os objetivos trabalhando duro, colocando Deus à frente de tudo e sendo ousado e corajoso.

Graças à moda você chegou a visitar grandes cidades ao redor do mundo. Como foi esse período e o que você foi aprendendo a cada nova cidade? Todo ano faço viagens internacionais pra fotografar as minhas coleções e, sempre, são viagens leves e prazerosas. Acabei me tornando amigo das influenciadoras que contrato pra viajar, então, além de trabalharmos, nós nos divertimos bastante.

E como surgiu a Closet Deluxe? O que procura trazer no DNA da marca? Na época que estava procurando um nome pra minha marca, havia três blogueiras em João Pessoa que tinham o nome closet no user do Instagram. Gostei e coloquei o Deluxe. A minha marca possui vestidos longos, fluidos e com muito volume.

O que te inspira na hora de criar? Com certeza o público alvo de minha marca –  Mulheres fortes, empoderadas, independentes e elegantes.

Que dificuldades enfrentou nessa pandemia e que soluções encontrou? Com certeza, a maior dificuldade foi o fechamento da fábrica e da loja durante o lockdown. Mas, saber que muitos funcionários precisam e dependem de mim foi o que me impulsionou a inovar, investir em mais viagens, criar looks pra nova realidade que estamos vivendo e me superar. Graças a Deus tudo tem dado certo e temos crescido cada dia mais.

Para você, empreender é… Empreender, pra mim, é criar e inovar. É enxergar oportunidade até nos problemas. Todos os dias busco fazer algo novo pra conseguir me destacar em meu segmento.

Como definiria elegância? Uma pessoa elegante é uma pessoa que encontrou  seu estilo e tem um ótimo relacionamento com ele. Independentemente da roupa que está vestindo, ela se sente bem consigo mesma e consegue transparecer isso. A verdadeira elegância vem de dentro.

Como lida com redes sociais para sua marca e para você mesmo? O quanto Romeriton Paulo também vira uma marca nisso tudo? Faço questão de controlar as redes sociais da marca, gosto de conversar com as clientes, entender o que elas buscam, pois, só assim, consigo melhorar cada vez mais. No meu Instagram mostro um pouco do meu trabalho, da rotina com a minha família e sempre posto coisas de Deus, pois é Ele que me dar forças a querer ser cada vez melhor.

Na hora de relaxar e recarregar as baterias, o que procura? Viajar e aproveitar minha família. Mesmo quando viajo a trabalho, consigo aproveitar

Qual seu maior pecado? Não resiste a que? Confesso que sou ambicioso, pois quero sempre alcançar meus objetivos, mas não passo por cima de ninguém – pelo contrário, torço pelo sucesso de todos, inclusive de meus concorrentes. O mercado tem espaço pra todos. Eu não resisto a um convite pra viajar.

Quais os próximos passos para este ano, ainda? Estou planejando duas campanhas incríveis com modelos e fotógrafos renomados. Além disso, duas viagens – Grécia e Trancoso. Sempre que faço uma viagem internacional, escolho um destino nacional depois, pra explorar as belezas de nosso país.

Para encerrar, cite um lugar que você ainda não conhece (e deseja conhecer), um novo desafio e uma peça que não pode faltar em seu guarda-roupa. Costa Amalfitana, na Itália. Um novo desafio já estou enfrentando – fazer crescer as vendas, mesmo na pandemia. No meu guarda roupa não pode falar um look preto.

Fotos @lufreee