As boas energias da life coach espiritual Bibba Pacheco vieram bater aqui na MENSCH e resultou numa matéria linda e altamente positiva, especialmente num momento como este que estamos vivendo. Autora de três livros best sellers, “O Poder da Alegria”, “The Power of Joy” e “Rituais de Poder”. Professora de Yoga e Meditação, educadora de Bem Estar & Saúde, com certificação pelo Chopra Center/EUA, Mestre de Reiki, Deeksha Giver pela O&O Academy/India, Life Coach da Harvard University. Produtora musical/DJ internacional, faz apresentações no mundo inteiro. Ou seja, Bibba sabe como ninguém equilibrar saúde e bem-estar com nosso lado espiritual. Convidamos você leitor a conhecer um pouco sobre essa mulher incrível, além de um gata.

Bibba, em momento de pandemia imaginamos que muitas pessoas precisavam, e ainda precisam, equilibrar a mente e encontrar uma sintonia interior. Como tem sido esse período para você e seus/suas leitores/as, coachees, alunos/as? O meu dharma, propósito de vida, é direciona-los/as à cura, à compreensão, à aceitação de si, à libertação, evolução e encontro com o seu PODER! Sou uma trabalhadora da luz a serviço da evolução da humanidade.

O meu trabalho é extremamente importante nessa transição planetária, na qual a pandemia e o distanciamento social acarretam diversos problemas – ansiedade, insônia, medo, baixa autoestima, depressão, suicídio, luto, angústia, abusos, agressões. Continuarei firme no meu propósito de dispersar a dor, para elevar a frequência energética de quem se conecta comigo, transmitindo saúde, coragem, esperança, harmonia, fé, prosperidade, felicidade, paz, amor, através da Mentoria de Life Coaching Espiritual, do curso on-line JORNADA INFINITA DE AMOR PRÓPRIO, PODER & PROSPERIDADE, dos livros O PODER DA ALEGRIA, THE POWER OF JOY e RITUAIS DE PODER, das meditações guiadas, das canalizações de guias espirituais, curas de reiki, palestras motivacionais, entrevistas na TV e apresentações musicais como DJ.

Especialmente durante a pandemia criei, com todo o meu coração, um novo método de prática chamado LIGHT YOGA: YOGA DE LUZ. Ela é acessível a todas as pessoas, idades, gêneros, crenças. É interessante divulgá-lo para que o maior número de seres se equilibrem, curem, libertem e evoluam. A yoga tem uma habilidade mágica de trazer a serenidade. Há tanta ansiedade, competição e medo no mundo que alguns já estão conscientes da importância da busca pelo equilíbrio, paz de espírito e poder pessoal. Por meio da prática você se abre e começa realmente a sentir e a se concentrar, o que o leva a uma profunda conexão com o seu divino interior e com Deus. A yoga traz liberdade.

Como você começou nessas atividades de meditação e equilíbrio? E como isso mudou sua vida? Cresci interessada pela arte em todas as suas formas: dança, literatura, fotografia, música, cinema. Naturalmente conectada com a minha intuição, sempre soube o que queria ser. Com 5 anos já me apresentava em recitais de piano clássico e dominava a teoria musical. Formei-me em Publicidade e fiz pós-graduação em Produção de TV e cinema. Morei em vários países (Austrália, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha) em busca de cultura e conhecimento. Depois continuei desbravando o mundo como produtora musical e DJ, estimulada pela música, uma das minhas razões de ser. Quando toco estou a serviço da felicidade alheia, transmitindo alegria por meio das produções melódicas. A música é uma ponte para o eterno, é a linguagem do amor. Por isso toco o que toca meu coração.

Além disso, desde a infância, os livros foram meus companheiros constantes. Pesquisar quaisquer assuntos nas enciclopédias era meu passatempo favorito. Nutrir-me de informações me trazia satisfação, segurança e felicidade. Eu sabia que quanto mais conhecimento tivesse, mais útil e independente me tornaria. Com a maturidade concluí que o conhecimento, quando colocado corretamente em prática, torna-se sabedoria. Um ser sábio é um ser livre! Li a maioria dos best-sellers de desenvolvimento pessoal da minha geração. Essa era uma forma de conexão profunda comigo mesma. Logo senti o quanto os livros de autoajuda nos desenvolvem, incitando a averiguação pelo equilíbrio pleno. O fascínio pelo crescimento intelectual me leva a buscar a compreensão dos mistérios do Universo e da energia que nos rege. Comecei olhando para fora, para o “todo”, e então percebi que estava preparada para, finalmente, olhar para dentro.

No desenvolver da minha sensibilidade, participei de cursos de controle da mente e expansão da consciência, até que me senti apta a ir além. Então, fui para Boston, cursar Psicologia na Universidade Harvard, e me tornei coach de desenvolvimento humano. Na mesma época, depois de quase vinte anos de prática de yoga, estudei arduamente para tirar o diploma de mestre de yoga e educadora de bem-estar e saúde pela Chopra Center Faculty na Califórnia.

Aos dezesseis anos realizei minha primeira prática de yoga com uma sensação de plenitude extra-humana. Naquele momento descobri uma das chaves para a longevidade. A yoga é o caminho mais curto para a cura, é uma prática disponível para a evolução de quem estiver pronto para utilizá-la com consciência. Seu verdadeiro propósito é criar uma conexão profunda de concentração, para assim desenvolver a transformação interior. Ela trabalha a disciplina e a determinação, que são habilidades fundamentais para se manter equilibrado por toda uma existência. Quando a mente está agitada, o intelecto para de funcionar e o corpo se torna incapaz. Algumas pessoas não percebem que emoções descontroladas impedem o desenvolvimento da capacidade máxima dos seres humanos.

A yoga tem uma habilidade mágica de trazer a serenidade. Há tanta ansiedade, competição e medo no mundo que alguns já estão conscientes da importância da busca pelo equilíbrio, paz de espírito e poder pessoal. Por meio da prática você se abre e começa realmente a sentir e a se concentrar, o que o leva a uma profunda conexão com o seu divino interior e com Deus. A yoga traz liberdade. É a ciência do equilíbrio entre os opostos, entre o dualismo que vivemos neste planeta. Praticar yoga é resgatar a simplicidade do ser, voltar a ser aquilo que já se é por essência. Por meio dela se desenvolve o amor próprio e, então, o amor por todos. É assim que nos tornamos um.

Qual seu maior desafio até o equilíbrio entre corpo e mente? Não vejo nada como desafio, e sim como oportunidades de cura, libertação e evolução. Sou profundamente grata por todas as experiências, acontecimentos e pessoas que cruzam o meu caminho, pois através delas, e de uma visão positiva, resiliente e corajosa, tornei-me quem sou hoje. Você não é o que aconteceu consigo, é o que optou por se tornar. Na sua versão equilibrada você adquire poder e se conecta com a sua parte mais profunda, que é sábia, segura, amorosa e cheia de alegria. A solução dos seus desafios virá de saber quem você realmente é.

Desperte para dentro de si. No seu interior o Universo renascerá e a vida ressurgirá. Ser feliz é a nossa verdadeira essência. Precisamos lembrar disso mil vezes por dia. Assim como escavamos a terra para encontrar água, podemos desvendar as camadas do nosso ser até acessarmos esse tesouro à nossa espera, o nosso PODER!

Conta pra nós como é sua rotina espiritual? Esse é o resumo do meu Sadhana (em sânscrito, disciplina espiritual) diário: Sono profundo, pratica da gratidão, compreensão, aceitação e liberação, jejum intermitente, desintoxicação (alimentar, energética e emocional), solitude, silêncio, meditação, seva/trabalho (em sânscrito serviço desinteressado, é quando colocamos o bem estar dos outros antes do nosso), estudo, prática de exercícios e yoga.

Pratico yoga há mais de duas décadas, passei por várias modalidades, como a Hatha (concentração plena na ação), Iyengar (alinhamento), Vinyasa (fluxo), Kundalini (despertar da energia cósmica), para finalmente chegar à Ashtanga. Na Ashtanga, utiliza-se uma técnica respiratória intensa que aquece o corpo de dentro para fora, permitindo a eliminação de toxinas. A repetição da mesma sequência permite o aperfeiçoamento de cada postura, aumentando os padrões de observação da mente. A cada novo dia é possível observar as reações às posturas mais fáceis e também às mais desafiadoras. Aos poucos, os mesmos arquétipos na vida diária são identificados e o mecanismo da mente se torna mais claro. Ou seja, a yoga torna os seus praticantes resistentes tanto nas posturas como na vida real.

O verdadeiro propósito da yoga é criar uma conexão profunda de concentração, para assim desenvolver a transformação interior. Se o praticante tiver paciência e constância, o corpo naturalmente começará a se abrir, permitindo que as sensações de transmutação de energia se manifestem. São necessárias disciplina, leveza e serenidade para se manter equilibrado por toda uma existência.

A yoga é um momento particular. Não há necessidade de comparar a sua capacidade com a do outro. Na yoga, a relação deve ser de você consigo mesmo, para a própria evolução. Há de ouvir atentamente o seu corpo, sem forçá-lo. Aceite as possíveis limitações físicas e mentais. Como um processo de vida, a yoga nos permite exercitar o que somos, criando possibilidades de nos tornarmos ainda melhores. A yoga é o caminho mais curto para a cura, é uma prática disponível para a evolução de quem estiver disponível para utilizá-la com consciência. Seu verdadeiro propósito é criar uma conexão profunda de concentração, para assim desenvolver a transformação interior. Ela trabalha a disciplina e a determinação, que são habilidades fundamentais para se manter equilibrado por toda uma existência.

Tudo à sua volta provém do que você cultiva no seu interior. Você é um reflexo do que transmite. Portanto, apenas você pode se curar, ninguém mais tem essa responsabilidade. A melhor ajuda que você pode prestar à humanidade é simplesmente ser capaz de manter sua energia elevada. É assim que você entra em comunhão com o fluxo divino de milagres. Por isso à importância de exercitar a fé e a espiritualidade diariamente, para desenvolver força, a coragem e poder pessoal. Tudo que escrevo, produzo e crio está em conexão direta com o PODER DIVINO. Essa ENERGIA POSITIVA é MILAGROSA! Promove cura, libertação, e evolução para quem busca a sua melhor versão.

Quais as maiores dúvidas e dificuldades dos seus alunos e seguidores? Depende. Cada ser humano tem o seu nível de consciência, a sua capacidade de concentração, vivendo particularmente a sua jornada espiritual. Por isso não há necessidade de comparações e observações desmedidas. Viver é uma habilidade a ser desenvolvida. Cada pessoa deve mergulhar na buscar pela pratica da compreensão e aceitação de si, aprendendo a arte de viver. Nas mentorias de life coaching espiritual ofereço um direcionamento profundo e completo com o objetivo de resolução de quaisquer dúvida ou dificuldade alheia.

Como funciona o trabalho de Life Coaching Espiritual? A *MENTORIA de LIFE COACHING* promove uma transformação positiva, profunda e duradoura para quem busca saúde, equilíbrio e evolução. Nela você terá acesso direto à dimensão Divina através da minha clarividência, recebendo mensagens importantes de direcionamento espiritual. Ela é fundamentada nos ensinamentos ancestrais da Yoga, Meditação, Medicina Ayurveda, Constelação Familiar, Reiki, Deeksha, Psicologia Positiva e Terapia Holística, que trata o corpo, a mente e o espírito.

Se você anda com ansiedade, preocupação, medo, insônia, tem dores, mágoas mal resolvidas, e dúvidas em relação ao futuro, encontrará cura e direcionamento nessa consulta poderosa. O atendimento fará um mapeamento do seu estado atual: como está e como pode melhorar nas principais áreas da sua vida: saúde, finanças, relacionamentos, família, profissional e espiritual. Você receberá um plano de ação para se conectar com o teu *PODER*, atraindo saúde, sucesso, prosperidade financeira, paz e amor, e toda a abundância que deseja para a sua vida. Pare de sobreviver, aprenda a viver. Invista na pessoa mais importante do mundo: você!

Realmente é verdade que temos o poder de atrair ou repelir energias positivas e negativas mesmo sem perceber? Como ter controle disso? Há um pensamento yogue que diz: “Eu observo, mas não me envolvo”. A sua paz interior depende exclusivamente disso: de deixar que as coisas aconteçam sem que você se envolva emocionalmente. Você pode ter emoção, porém nunca se tornar emotivo. Cada situação, cada desarmonia, cada pessoa que o desrespeita emanando energia negativa e agindo em dissonância com o amor, é uma oportunidade para você permanecer neutro, declinando a imposição do desajuste alheio.

A energia negativa que o outro externa é uma projeção dos seus problemas internos. Geralmente não é nada pessoal. Exercite a imposição de limites saudáveis e escolha não entrar no conflito. Afaste-se do drama, principalmente quando não é seu. Permita que o caos e a desarmonia existam, mas não se importe com isso. Você não pode mudar as pessoas, mas pode escolher não reagir negativamente à ofensa alheia. Manter uma postura harmoniosa, elegante e sem envolvimento emocional em situações conflitantes nos confere o poder de resolução.

Autora Best Seller como “O Poder da Alegria”, “The Power of Joy” e “Rituais de Poder”. Qual o segredo desse sucesso em livros? Algum novo vindo por ai? Sim! Tenho pré projetos de mais um curso on-line incrível, e outro livro! Tudo que escrevo, crio, produzo, ensino, através das diversas ferramentas de cura e desenvolvimento pessoal que ofereço têm o objetivo de gerar FELICIDADE e PROSPERIDADE a todos. Eu tenho uma fé inquebrantável no amor e estou trabalhando para o seu despertar. Juntos poderemos curar e elevar o planeta Terra para uma frequência repleta de saúde, harmonia, prosperidade, felicidade, paz e amor. Eu quero ver você brilhar, porque você é uma estrela e sei que tem o poder de iluminar muitas outras pessoas. Mas, você somente poderá realizar essa verdade quando perceber que Deus e você são um só. Deus é amor, portanto você é amor. O meu dharma, propósito de vida, trabalho espiritual, é fazer você reconhecer essa verdade.

O autoconhecimento se refere à capacitação do ser humano, requer amor-próprio e confiança. É de suma importância manter o equilíbrio nos altos e baixos da vida, atraindo sempre energias elevadas. O trabalho mais complexo e impactante está no seu cotidiano. Manter o controle das emoções é uma disciplina diária e é nesse estado que você brilhará o seu potencial máximo, resplandecendo por toda parte a sua luz. As suas boas intenções atrairão as manifestações mais elevadas, tornando possível tudo o que desejar. Como condutor de energia positiva, você realiza um serviço de valor incalculável para o seu bem e para o bem de toda a humanidade.

Você é uma mulher bonita, vistosa. Como cuida da parte externa? Onde encontra o equilíbrio entre corpo, mente e alma? Para promover esse estado durável de satisfação, é importante que você procure estabilizar a sua vida nas áreas mental, sentimental, física e espiritual. Esse equilíbrio será seguido por uma sensação de plenitude. Você aprenderá apenas a ser – sem a necessidade incessante de realizar, buscar, competir, sem precisar provar nada para ninguém. Vale a pena achar o ponto de equilíbrio e viver de forma consciente. Existir em piloto automático, pouco atento à maneira como seus atos afetam a sua vida e a dos outros, é manter-se estagnado.

Ninguém evolui sem se desligar do passado, sem permitir a entrada de energias recicladas, as quais trazem experiências positivas, pessoas compatíveis, prosperidade e evolução. Quando vivemos plenamente o novo, o passado se torna uma memória distante. Tornamo-nos desapegados do drama dualístico e finalmente nos concentramos em avançar. Nada é permanente, mudar é a lei da vida. Toda reforma interior depende exclusivamente da aplicação do próprio esforço. Uma busca espiritual sincera requer transparência e disciplina. Cada pessoa tem o seu método e, principalmente, o seu momento, então devemos ser compreensivos com nossos semelhantes. A busca da verdade não é para todos, apenas para aqueles que se sentem preparados para a evolução.

Na hora de relaxar, o que faz sua cabeça (fora a meditação)? Conexão com a natureza. Mar, montanha, deserto, areia, grama, neve, cachoeira, vento, chuva, sol, … sou muito mais “eu” em contato com a natureza. A meridiana Ayurveda parte do princípio de que o ser humano é uma miniatura da natureza, uma vez que tudo o que está presente na nela, como os cinco elementos – éter, ar, fogo, água e terra –, existe nos humanos também. Se esses elementos se mantiverem neutros tanto o Universo quanto em nós nos manteremos saudáveis em equilíbrio.

Alguma dica prática e básica para quem quer começar a meditar? Meditar é o maior investimento que você pode fazer na sua saúde, no seu crescimento e no seu bem-estar, já que o simples processo de sentar-se e ficar em silêncio durante alguns minutos tem o poder de equilibrar seu corpo físico, assim como altos e baixos no seu corpo emocional. Um dos pilares da yoga é Dhyana, que em sânscrito significa meditação. A que eu mais gosto de ensinar é a MEDITAÇÃO DE CURA E COCRIAÇÃO, a qual guia as pessoas a manifestarem os seus sonhos. Geralmente ensino essa meditação mas lives do meu instagram @bibbapacheco toda quinta-feira às 19:19hrs.

A verdadeira meditação começa e acaba na mente. Não procuremos a concentração forçada, que só nos causa ansiedade, quando meditamos direito, a verdadeira concentração aparece. Ela não surge do fato que escolhemos tais pensamentos, ou nos livramos de tais emoções, e sim porque nossa alma não busca respostas.

Quanto mais você medita, mais pode ajudar os outros e mais profundamente estará em sintonia com Deus. As pessoas egoístas permanecem espiritualmente estagnadas, mas as altruístas expandem sua consciência. Quando encontrar a sua onipresença na meditação, você encontrará Deus. Se Ele estiver satisfeito, toda a natureza trabalhará em harmonia com você. Aprenda a falar com Ele com toda sua alma.

A meditação é uma prática única e pessoal. Uma dica útil para os iniciantes é se sentar imóvel com a coluna vertebral ereta, preferivelmente sentado. Sugiro a posição de lótus pois melhora a respiração e promove a estabilidade física. Essa posição facilita o fluxo natural de energia corporal. O passo seguinte é relaxar todos os músculos, mantendo o corpo firme. Então você pode iniciar uma série de respirações profundas, inalando paz e exalando amor. A cada expiração, toda intenção de movimento deve ser eliminada. A disciplina o levará à consciência de si e à autorrealização.

Meditar fortalece o intelecto, melhora a concentração, o humor, a equanimidade. Além disso, amplia a compreensão do seu papel nesta existência e dos princípios espirituais que trazem harmonia em todos os níveis de vida na Terra. Quando você entra no estado de meditação transcendental, conecta-se com o fluxo da criação.

Bibba, para encerrar… onde está a felicidade? Dentro do silêncio do coração tranquilo, equilibrado, saudável. É nele que você se conecta com a tua versão Divina. E é através dessa conexão que você se torna a sua melhor versão: “Deus em ação”. Saúde, prosperidade, felicidade, paz e amor infinito. Contem comigo. Namaste! @BibbaPacheco 

Fotógrafo @otavio.st

Direção/Produção @rchaouiche

Cabelo @sherlockpalmieri @rafaelmattoscamargo

Maquiagem @ivoivo__ @hotmakeup.bra

Assessoria/Imprensa @rlassessoria @ryckleonavicius