MUSA: LARY – A TRAJETÓRIA DA CANTORA E COMPOSITORA DO R&B E POP NACIONAL

Lary é uma das principais artistas em ascensão no mercado fonográfico brasileiro. Desde que iniciou sua carreira na música, ela vem mostrando seu sólido trabalho como cantora pop e compositora.

O sonho de seguir carreira musical começou quando Lary ainda era criança. Desde pequena, era apaixonada pela arte e cantava em karaokês ao lado de sua mãe. Em 2016, enquanto cursava engenharia, foi chamada para fazer uma participação especial num show e desde então percebeu que os palcos eram, de fato, o seu lugar. “Foi quando a chavinha virou e a música deixou de ser apenas um hobby pra mim, se tornando meu trabalho. Eu sempre fazia participações! Mas essa em especial me fez querer muito começar a trabalhar com música!”, conta.

Além de cantar, a artista também é uma grande compositora. Ainda que tenha começado a escrever letras para sua própria carreira, suas composições começaram a ganhar cada vez mais proporções e hoje já chega a quase 100 músicas lançadas, e conta com sucessos na voz de grandes nomes como Tília, Rebecca, 3030, Banda Fuze e BFF Girls. “Fico muito orgulhosa de ver músicas escritas por mim sendo interpretadas por outros artistas. O coração fica quentinho de saber que minha mensagem pode ser transmitida não somente pela minha voz, mas por outras também. Isso é muito mágico pra mim!”, diz.

Lary revela que todo o seu processo de composição acontece de uma maneira muito natural, sem seguir nenhum roteiro, proporcionando para cada uma das canções uma experiência única: “Costumo primeiro ouvir beats ou instrumentais para depois criar a letra com a melodia em cima. Mas tem dias que faço o contrário haha! Tem dias que escrevo primeiro para depois criar melodia, tem dias que começam pelo refrão, outros pelo início… É sempre especial escrever uma música!”.

Mesmo que tenha uma certa facilidade em transformar vivências e experiências em letras, a artista ressalta que o processo não é fácil, pois sempre requer criatividade e esforço. Porém, acaba se tornando mais leve com o tempo e a prática. “Esse processo se tornou muito fluido pra mim. Eu escrevo praticamente todos os dias da minha vida. É como uma academia, o corpo vai se acostumando e evoluindo! Nesse caso, a mente! hehe!”, revela. Todo seu trabalho é regado a muitas referências musicais, não apenas de artistas nacionais, como também internacionais. Lary conta que acompanha o trabalho de muitas mulheres incríveis que a inspiram, dentre elas Ivete Sangalo, Marisa Monte, Anitta, Ludmilla, Iza, Rihanna, Ella Mai, SZA, Dua Lipa e Doja Cat. No ano de 2022, a cantora chegou a dar uma pausa nos lançamentos musicais. A artista permaneceu alguns meses sem lançar singles por se sentir num momento mais introspectivo. A pausa fez com que ela pudesse refletir como viabilizar toda sua arte e seu trabalho, assim, já está preparada para voltar com tudo nesse ano de 2023. “Estou, junto com a minha equipe, preparando lançamentos INCRÍVEIS. Vocês vão conseguir sentir que o que vem é bem pop, misturando tudo o que já fiz, funk, trap, r&b, mas de um jeito bem diferente e único! Tô super animada pra esse ano, que já está sendo lindo!”, diz.