Quer mais estilo e elegância na “magrela”? Acrescente aí o design italiano e você terá as bikes de madeira Alfredo, em dois modelos, a N27 Gran Turismo e a N27 Confort. Um material antigo, um design que mistura estilo mais tecnologia e um conceito voltado para o futuro. A escolha dos nomes aos modelos Alfredo, foi inspirado nas vitórias dos campeonatos mundiais que Alfredo Binda conquistou. Cada modelo é apresentado em 3 configurações possíveis, montando componentes cuidadosamente selecionados: Conforto, Gran Turismo e Desempenho. 

Estilo, performance e alma verde são o resultado de um artesanato italiano autêntico. As bicicletas de madeira Alfredo são desenhadas e produzidas em Lago Maggiore, em Cittiglio, cidade natal de Alfredo Binda, um dos maiores ciclistas de todos os tempos. Na esteira dessa tradição do ciclismo e da experiência artesanal de mais de 50 anos no trabalho da madeira, nascem bicicletas exclusivas com estrutura de madeira inteiramente feitas à mão.

TRADIÇÃO E FUTURO

O projeto das bicicletas de madeira Alfredo nasceu em 2017, durante a recuperação da villa que pertencia a Alfredo Binda, do encontro de Nicolò Cellina, arquiteto, com um passado como ciclista e carpintaria da terceira geração da família, com Michele De Benedictis, com licenciatura em comercio e proprietário do prédio em restauração em Cittiglio, berço de um dos maiores ciclistas de todos os tempos.

As bicicletas de madeira Alfredo representam a concretização da experiência adquirida ao longo dos anos na produção de bicicletas com estrutura em madeira, uma profunda paixão pela bicicleta e a procura pela elegância e funcionalidade.

Os modelos são resultado do encontro entre a tradição artesanal, uma lenda do ciclismo como inspiração e a procura da beleza e da funcionalidade. Toda a estrutura de madeira é feita inteiramente à mão, sem recurso a máquinas automáticas, respeitando na íntegra os tempos que este material milenar exige. Para se ter uma ideia, cada um dos clientes tem a oportunidade de acompanhar na escolha da essência da madeira que já traz maiores emoções.

Tudo nas bicicletas é querer ligar tradição e futuro, carpinteiros experientes há três gerações, uma paixão pela bicicleta que se transmitiu e um material milenar, a madeira, que hoje está cada vez mais pela sua natureza na vanguarda de respeito ao meio ambiente.

AS VANTAGENS DA MADEIRA

A madeira pela sua natureza suaviza as vibrações, é por isso que pedalando com a Alfredo é possível perceber um conforto único graças à capacidade dos quadros em absorver os choques. Outra característica da moldura de madeira é a sua leveza, não comparável a uma moldura de carbono, mas certamente menos pesada do que as molduras de aço tradicionais.

A moldura de madeira pode ser utilizada em todas as condições climáticas graças ao tratamento impermeabilizante transparente das superfícies de madeira. A pintura fosca, além da proteção contra os agentes atmosféricos, confere à moldura uma resistência a arranhões e atritos. Em todos os processos é utilizado tintas e colas mais adequadas e de performance, normalmente utilizadas no setor náutico.

FAZENDO ARTE SOBRE DUAS RODAS Cada quadro da Alfredo é feito inteiramente à mão, não recorrendo a máquinas CNC para não distorcer a filosofia de excelência artesanal. A madeira exige o maior respeito nas suas várias fases de processamento, por isso não se pode comprometer o orgulho da qualidade garantida aos clientes. Por isso mesmo, a produção é limitada, totalmente eco-sustentável, é marcada por tempos de espera e processamento rigorosos.