Michele Muniz conheceu a arte de atuar muito nova, com apenas 12 anos foi para uma oficina de teatro na sua cidade Ribeirão Pires, em São Paulo. Sempre muito criativa, acredita que o estudo é uma grande ferramenta que a mantém sempre ativa. “O estudo é o que mantém a chama da criatividade, eu amo aprender, coletar o máximo de conhecimento e encontramos isso de diversas formas”, destaca. Com uma extensa carreira no teatro, Michele se destaca por ser muito conectada a projetos sociais, seja como atriz ou como diretora. Em 2020 a artista multifacetada, estreou seu canal do YouTube, com um formato inédito de entrevistas, produzido em plano sequência, sem cortes. Com o “Não Mi Corta”, nome dado ao canal, o público pode acompanhar entrevistas com grandes nomes como: Paolla Oliveira (atriz), Vampeta (ex-jogador e comentarista), Lucas Morato (cantor), Mônica Carvalho (atriz), entre vários outros nomes.

Movida por desafios e novas experiências, Michele estreia esse ano como uma das protagonistas do longa “SARALIAELEIA”, onde atuou ao lado de Dani Winits, Mônica Carvalho, Henri Castelli e muitas outras estrelas. A parceria com Mônica Carvalho vai além da atuação, já que Michele foi co-roteirista no projeto. “A Mônica encabeçou a ideia do longa, firmou a parceria com a produtora Media Bridge e a cidade de Maragogi. Daí em diante nossa sala de roteiro ficou a todo vapor e trabalhamos muitas horas debruçadas no roteiro, foram muitas reuniões, processos até chegarmos ao nosso primeiro dia de filmagem, o desafio da primeira protagonista, a alegria que é fazer um filme que só de contar já daria outro filme, risos.”, contou a paulista. 

Michele como e quando foi que você decidiu ser atriz? Quando eu conheci o teatro. Eu tinha só 12 anos, numa oficina de teatro para crianças na minha cidade em Ribeirão Pires. Sempre fui muito criativa e entendi através do teatro minha vocação, encenar, criar, me apresentar… estava tudo ali comigo e o teatro dava as nomenclaturas do que eu já amava fazer intuitivamente: brincar, jogar o jogo de ser quem não é, uma professora, um espião, um piloto de avião, uma rainha, (risos). Acreditar nisso e convencer o público. Foi uma paixão à primeira vista: a caixa teatral, palco, coxias, pernas, bambolinas, ciclorama, camarins, a plateia com as cadeiras numeradas, olhar para cima e ver a vara com as luzes postas, eu me reconheci ali, é o meu lugar, desde então decidi me dedicar completamente à profissão na preparação em ser atriz. Passei pelo curso profissionalizante do Ewerton de Castro ainda na adolescência, tive diversos mestres por lá, como Waterloo Gregório, Antônio Rogério Toscano, Eraldo Rizzo, mudei para São Paulo, cursei a faculdade de Artes do Corpo na Puc, lugar onde fui agraciada com outros tantos nomes da nossa arte, Francisco Medeiros, Miriam Rinaldi, fui afinando o instrumento até estrear profissionalmente com espetáculo “Mulheres de Rosa” dirigido pelo José Rubens Siqueira, passei pela escola de TV do Wolf Maia e na sequência fui dirigida pela Gisela Arantes em um espetáculo para crianças itinerantes. Dediquei-me à produção cultural, escritas de dramaturgias até fundar minha produtora Michele Muniz Produções.

Você também é roteirista e estará estreando em breve em dose dupla na telona (como atriz e roteirista de cinema) ao lado de Mônica  Carvalho em SARALIAELEIA, conte como está sendo isto? Depois de um tempo escrevendo para teatro, vi o desejo em trabalhar mais com audiovisual, eu já tinha feitos campanhas publicitárias, comerciais, mas eu queria mais, como mantive um trabalho autoral muito forte, decidi fazer uma especialização em Roteiro para Cinema e TV, para encabeçar meus roteiros e projetos, após a conclusão do curso eu que já conhecia a Mônica Carvalho de fazer uma peça dela, “Amor, Humor o resto é bobagem” recebi o convite para trabalharmos juntas em uma série que ela já tinha iniciado com o roteirista Marcelo Corrêa, topei na hora! (risos) Eu adoro a Mônica, sua coragem, criatividade e alegria me inspiram, nos damos super bem, uma amiga muito especial. Começamos a trabalhar de forma coletiva, em uma sala de roteiro e é sempre muito produtivo e prazeroso. Em 2020 com a pandemia, sentimos a necessidade de fazer algo para web, mais rápido, caseiro, já que praticamente não podíamos sair, então iniciamos a ideia de SARALIAELEIA, três amigas confinadas em um quarto e sala, comédia de situações, do cotidiano, temas em volta da novidade que foi a pandemia para todos. Fiz uma temporada para internet, escrevendo, produzindo, gravando e depois veio a ideia do longa-metragem.

A Mônica encabeçou a ideia do longa, firmou a parceria com a produtora Mediabridge e a cidade de Maragogi. Daí em diante nossa sala de roteiro ficou a todo vapor e trabalhamos muitas horas debruçadas no roteiro, foram muitas reuniões, processos até chegarmos ao nosso primeiro dia de filmagem, o desafio da primeira protagonista, a alegria que é fazer um filme que só de contar já daria outro filme (risos)! Muito trabalho, mas muita felicidade, imensa satisfação  em fazer exatamente aquilo que se ama fazer!

Você se surpreendeu com o convite da Mônica Carvalho, para ser produtora, roteirista e uma das protagonistas? Sou muito grata à Mônica, sempre estivemos lado a lado, trabalhamos muito juntas e sabíamos que se tratava de um filme que estaríamos também juntas no protagonismo e sei que ela defendeu isso desde a concepção até a realização. 

O fato de ser uma das protagonistas de um longa-metragem ao lado de nomes consagrados como Dani Winits, Mônica Carvalho, Henri Castelli entre outros te deixou apreensiva? Me deixou feliz demais. Um filme é a realização na carreira de uma atriz, sonhamos e desejamos muito isso! Eu sempre soube da responsabilidade que é estar ao lado de nomes já consagrados do nosso cinema nacional e com muito respeito, assumi o meu papel no projeto com a mala cheia de ferramentas dos anos que dediquei ao teatro. A linguagem cinematográfica é muito diferente, por isso foi fundamental como fui conduzida por nosso diretor Hsu Chien e toda equipe. O Hsu é um diretor brilhante, leve, talentoso, dedicado, fez do nosso set um lugar maravilhoso de estar e trabalhar, aprendi muito e sou muito grata a ele!

Você é uma atriz que gosta de estudar e de se manter em aprendizado? Você faz cursos de preparação? Oficinas, canto, dança? Conte um pouco da sua rotina. O estudo é o que mantém a chama da criatividade, eu amo aprender, coletar o máximo de conhecimento e encontramos isso de diversas formas. Para o filme fiz uma preparação e foi fundamental para entender o ambiente do set, como conduzir a personagem em seus diversos momentos na história. Já fiz dança, canto, dublagem, acredito que a força do ator está muito ligada às suas malas de conhecimento, seu repertório e sempre estou colocando mais ferramentas nas minhas malas para oferecer múltiplas possibilidades aos meus trabalhos.

Quais são os maiores desafios na carreira artística? O maior de todos é não desistir. É preciso sempre reavaliar a rota na carreira, quais são os seus reais objetivos, o que se quer fazer e traçar bem um plano de ação para conquistar. Reconhecer e validar seu próprio trabalho, entendendo que diariamente você está caminhando e se aproximando dos seus objetivos, buscar ser leve e entender a carreira artística como um ofício igual a qualquer outro, exige disciplina, comprometimento, estudo, foco, entrega e resultados.

Muitas atrizes se sentem culpadas por não darem todo o tempo aos seus filhos. Como você concilia a carreira e a maternidade? Eu não concílio, eu integro, a maternidade e profissão são integradas em casa. Eu amo ser mãe e faço todo o possível para estar sempre com minha filha. Pietra tem 7 anos e ela está muito acostumada à minha profissão, desde bebê ela me acompanha no teatro, convive com figurinos em casa, atores que trabalham comigo na minha produtora, personagens, histórias… vejo tudo isso com muita naturalidade, ela é minha parceirinha e já uma atriz mirim, fizemos uma campanha publicitária juntas de dia das mães para um shopping e fiquei muito surpresa com a desenvoltura e alegria com que ela fica diante das câmeras. Ela também participou do filme “SARALIAELEIA” em uma das cenas contracenaram juntas e  foi uma experiência única. A naturalidade com que deixei sempre  que minha profissão estivesse na minha casa trouxe esse lugar de ficar à vontade para minha filha e ela é minha maior apoiadora, quem escuta as histórias que estou desenvolvendo, opina sobre tudo e acho essa parceria maravilhosa. Ouvi esses dias uma frase e gostei muito, dizia assim: “filhos não te impedem de fazer um trabalho importante, eles são o trabalho importante”. É isso!

Além de roteirista e atriz você exerce outra profissão paralela? Em 2020 me lancei como apresentadora no YouTube, um programa de entrevistas, tive a oportunidade de conversar e conhecer melhor várias personalidades famosas que o grande público adora e amei apresentar! Tenho um novo projeto nesse sentido como apresentadora e estou muito animada, em breve vocês vão saber mais. Tenho minha produtora cultural Michele Muniz Produções e realizo diversas atividades nessa esfera, estou sempre produzindo, criando, inventando! (risos).

O que é preciso para conquistar Michelle Muniz? Amo pessoas interessadas na vida, em crescer, em fazer mais e melhor o que se propõe a fazer, que entendem seus quereres e objetivos e se unem a outras pessoas para fazer acontecer. Trabalhos coletivos constroem pontes de sucesso. Agora se a pergunta foi sobre o coração, já está super conquistado! Namoro há dois anos e meio o Danilo Baron, meu jogador caro, (risos), e estou muito feliz!

Você é uma mulher de fé? Totalmente. Sou cristã, acredito muito em Deus e em tudo que Ele faz, acredito em Jesus e estou em constante oração, agradecendo muito mais que pedindo, porque tenho sempre grandes motivos para celebrar tudo o que Deus fez e faz na minha vida.

Deixe uma mensagem aos leitores da MENSCH… Queridos leitores da MENSCH, quero deixar todo meu carinho a vocês! É uma alegria e honra estar nessa revista e poder compartilhar minha história e carreira com vocês. Sonhem. Sonhem alto e sonhos grandes! A cada dia tomem atitudes que os levem a realizar a vida que vocês desejam. Coloquem Deus à frente dos projetos e renovem a fé… não há coisas impossíveis para Deus. Muito amor e determinação!

Beijos, @michele_muniz1

Fotos Jaime Leme @jaimeleme

Beleza Mari Pereira @maripereiramakeup

Styling Marcia Dornelles @marcia_dornelles

Assessoria @MarciaDornellesComunicacão

Michele veste vestido @honoriaoficial, saída de praia @yndustore e acessórios @jilojoias