O esporte está sempre em evolução, constantemente observamos o surgimento de novas modalidades, algumas viram febre e outras caem no esquecimento. O treinamento funcional foi um dos alicerces para o surgimento do Crossfit, esse surgiu como uma febre contagiando praticantes de todos os segmentos e perfis, se estabeleceu como modalidade de esporte e causou uma revolução no mundo fitness.

Um dos responsáveis pela disseminação treinamento funcional em Pernambuco é o nosso personagem dessa matéria. Vamos conhecer um pouco da história do Mauro Lucena e sua trajetória ligada a esse esporte que vem transformando o conceito de academias por todo o mundo.

Formado em Educação Física na UFPE em 2003 e após alguns cursos de extensão na FMU em SP, Mauro percebeu que a busca pela qualificação contínua, seria a base do seu desenvolvimento profissional. Paralelo ao início da carreira como Personal Trainer na academia R2 em Recife, garantiu duas pós-graduações no seu currículo. Na busca por conhecimento percebeu que o treinamento funcional já era algo bem consolidado fora do país e sempre estava nos trends top do mercado fitness. Em Lisboa, quando concluiu sua primeira certificação internacional em treinamento funcional, Mauro ganhou o mundo na busca por conhecimento, associou a necessidade de aprimorar o inglês e fez uma imersão de 45 dias de intercâmbio e participação em uma das melhores qualificações internacionais em treinamento funcional, realizado em San Diego na Califórnia. IDEA FIT, Uma semana de imersão com cursos, workshops e exposição com novos equipamentos e ideias a serem lançados no mercado fitness. Mauro voltou a Recife motivado trazendo muito conhecimento na bagagem e introduzindo na academia equipamentos inéditos na época.

“Lembro bem da reação de alguns alunos e colegas de profissão ao chegar na academia, ouvia sempre comentários do tipo – pronto, agora vai começar o treino do Cirque du Soleil – achava tudo isso muito engraçado, só me estimulava a continuar ainda mais a pesquisar novos cursos para minha formação”.

Mauro retornou ao evento no ano seguinte e junto a outros cursos de qualificação foi se estabelecendo como pioneiro no treinamento funcional em Recife, sempre junto a academia R2 que o apoiava nesse processo.

Mas nem sempre são flores, com a popularidade do treinamento funcional, naturalmente surgem “profissionais” que se intitulavam especialistas nessa atividade, porém nunca tinham feito um curso específico de qualificação. Rapidamente identificava-se que os princípios do treinamento funcional não estavam sendo respeitados, banalizando a modalidade. Isso gerou uma desmotivação em Mauro que opôs tanto investimento em qualificação passou a negar o termo “funcional” em suas aulas.

“Quando Crossfit começou a dar os primeiros sinais no mercado fitness, mesmo com os receios de mais uma decepção, decidi sair um pouco da rotina de personal trainer e procurei um box de crossfit recém-inaugurado. Quando fiz minha 1º aula experimental, tudo se encaixou. Tudo que havia estudado foi abordado em uma sessão de treino, não parei mais e começou uma nova paixão ou será que já era antiga?”

Mauro começou uma nova jornada, certificação no Crossfit na CFP9 no Rio de Janeiro. Quando retornou a Recife recebeu o convite para comandar um box na academia R2, onde já atuava desde o início da sua carreira. Motivado e eufórico e sempre com fome de conhecimento, Mauro não perdeu tempo e planejou cursos e certificações com os melhores e mais renomados treinadores no EUA.

“Fui o 1º pernambucano a ir ao Power Monkey Camp, todos os dias, durante uma semana, tínhamos três clínicas para desenvolver as técnicas abordadas dentro do Crossfit, como: Snatch, Clean, Kettlebell, Jump Rope, Row, Bars, Ring, Handstand, Endurance. Um verdadeiro sonho para qualquer treinador. Coloquei como meta uns quatro cursos por ano sendo dois internacionais, isso fez a diferença. O mais recente foi em Natick – Boston com um dos treinadores mais respeitados no mundo o Ben Bergeron. Foram dois dias de imersão no Crossfit New England, onde o Ben é o proprietário. Poder acompanhar os bastidores de um dos melhores boxes de Crossfit do mundo acompanhado pelo dono, explicando tudo o que foi feito para se chegar a excelência foi uma experiência surreal”.

 *Power Monkey Camp: É um acampamento de uma semana na mesma estrutura que a equipe de ginástica olímpica dos EUA se concentra para treinar para as olimpíadas.

Segundo Mauro, o Crossfit não é mais uma moda fitness. Mais que uma modalidade é uma marca patenteada que merece reconhecimento por toda organização e propósito na vida dos praticantes. O que está por trás do Crossfit é puro treinamento, atletismo, ginástica e levantamento de peso olímpico que são sua essência. A nutrição entra como fator determinante para o sucesso dessa modalidade.

“O que mais percebo no dia a dia do Box são pessoas sendo desafiadas e superando seus limites. Nosso limite é testado diariamente, ver a felicidade dos alunos a cada conquista pós treino é gratificante para mim como treinador”.

Um ponto sempre levantado pelos não praticantes de Crossfit é sobre as lesões. Assim como em qualquer esporte, quando um aluno não segue as orientações do professor e sem respeitar seus limites e estágio de técnica em que se encontra, tenta executar um determinado movimento e intensidade de peso a todo custo, provavelmente terá lesões.

“Primeiro se desenvolve a técnica, depois a consistência dessa técnica, para só então se pensar na intensidade. Quem não respeitar essa ordem irá se machucar mais cedo ou mais tarde. Hoje vejo alunos de 70 anos praticando Crossfit e tendo sensações nostálgicas de superação. Vejo pessoas sem mobilidade agachar melhor; pessoas sem condicionamento algum conseguir correr melhor. Me sinto realizado quando percebo essas mudanças na vida das pessoas e muito grato por todos os treinadores que tive a oportunidade de conviver. Isso só me certifica de que estava certo em sempre buscar conhecimento e nunca desistir, mesmo nos momentos mais difíceis”.

VÍDEO MENSCH:

Mauro Lucena é hoje Head Coach do Crossfit Better Together da Academia R2 onde começou como Professor e Personal Trainer desde o início da sua carreira. CREF: 001901-G/PE