
Quem nunca desejou poder comer uma bela massa ou aquela sobremesa dos sonhos sem aquele peso na consciência de que estava exagerando ou saindo da dieta? Imagina comer isso sem culpa? Essa foi a ideia principal do chef Marcelo Massena,formado pelo French Culinary Institute de NY e com 20 anos de experiência em Nova York e Miami, para abrir a primeira loja da Sem Culpa Gastronomia (@semculpagastronomia), que fica Rua Governador Irineu Bornhausen loja r1. Largo do Machado, na zona sul do Rio de Janeiro.
O conceito da casa é oferecer alta confeitaria, sem glúten e sem lactose, além de pães, massas e pizzas de fermentação natural, que sem dúvida são um dos grandes sucessos da casa. Há também opções low sugar, low carb e proteicas no cardápio. A MENSCH visitou o Sem Culpa e conversou com o chef Marcelo para saber o segredo daquelas delícias e o sucesso em tão pouco tempo de aberta. Uma coisa de cara já percebemos, a simpatia do chef e sua empolgação de citar cada nova receita que consegue trazer para o cardápio é uma das grandes razões de tamanho sucesso do Sem Culpa.

Marcelo, quando a gastronomia surgiu na sua vida e quando você percebeu que ela poderia ser saudável e com muito sabor? Desde muito criança já cozinhava, estimulado pela minha mãe que cozinhava pratos nada triviais em casa (risos). Descobri a gastronomia saudável em Nova Iorque enquanto cursava gastronomia clássica francesa. Chegava em, após as aulas da faculdade e me questionava sobre o volume de creme, manteiga e açúcar utilizado nas receitas, então eu refazia rodos os clássicos que aprendia na escola de uma maneira mais leve, sem tanta manteiga, sem trigo e diminuindo o açúcar. Sem perceber eu estava cursando duas faculdades simultâneas: gastronomia clássica francesa na faculdade e gastronomia saudável em casa. Hoje vejo que isso foi crucial para minha bagagem gastronômica hoje.
Você passou uma longa temporada entre Nova York e Miami. O que te levou até lá e resumidamente, como foi essa experiência? Estudo e trabalho. Fui com o propósito de me tornar chef de cozinha. Foram muitas horas dentro das cozinhas mais agitadas e badaladas da cidade. Ganhei muito conhecimento ao longo dos anos e conheci lugares, pessoas, técnicas gastronômicas e ingredientes incríveis. Tudo serve de base hoje para criar.

O surgimento do Sem Culpa foi também uma necessidade particular além do desejo do público/mercado? Totalmente. O Sem Culpa surgiu da vontade de trazer essa nova gastronomia moderna, repaginada, repensada e tão gostosa ou melhor que a gastronomia clássica que estamos acostumados. Abrir a Sem Culpa foi a materialização do desejo de ajudar a fazer um mundo melhor com alimentação aprimorada nas técnicas e no sabor. Saber hoje que as pessoas podem se alimentar com alta confeitaria francesa, pratos de massas frescas e pães muito mais saudáveis e com textura e sabor incríveis que ajudam ao bem estar me enchem de alegria. Hoje a Sem Culpa e referência no ramo. Quem visita a loja vira fã e volta sempre.
Como fazer massas e doces incríveis com muito sabor e livres de glúten, açúcar em excesso? Qual o segredo do sucesso do Sem Culpa? Tudo começa na vontade e no compromisso de modificar a ultrapassada gastronomia clássica que conhecemos. Entender a química de cada ingrediente, como cada ingrediente reage a novas técnicas se torna fundamental para recriar e criar o novo. O sucesso da sem culpa é sem dúvida o resultado final das experiências que faço, é o produto na vitrine, alta gastronomia sem glúten de baixo açúcar idêntica ou ainda melhor que a de praxe. As pessoas saem da loja maravilhadas carregadas de sacola.
Qual o maior desafio na gastronomia hoje? Vejo muita coisa igual. Só muda o endereço. Torço para que os chefs sejam mais ousados e criativos, o público gosta disso.

E quais os próximos passos na gastronomia e com o Sem Culpa? Continuar desenvolvendo , ajudando as pessoas e promovendo alta gastronomia saudável sem glúten e lactose. Chegar ao máximo de mesas possível com o propósito de trazer saúde e alegria para mais e mais pessoas. Não quero nunca ver a sem culpa pronta. Quero que sempre esteja em desenvolvimento, isso significará crescimento constante e assim chegaremos a lugares inimagináveis com uma marca forte e um produto único que todos possam acessar e se deliciar sem culpa!